Image default

New York – Seaport e Civic Center

Seaport e Civic Center é a região portuária (mas nem por isso feia) da cidade e onde estão localizados os prédios governamentais, tais como prefeitura, tribunais, central da NYPD (New York Police Department), além de vários museus e lojas. Na Fulton St., bem próximo ao metrô de mesmo nome, tem um pequeno farol que foi construído em 1913 em memória aos náufragos do Titanic que deveria ter ancorado em New York se não acontecesse o trágico acidente.

Outra atração pela qual vale a pena passear é a Cannon´s Walk que é um conjunto de prédios dos século 19 onde atualmente estão instaladas lojas e restaurantes. Ou ainda o Schermerhorn Row (Fulton St. / South St.), que é um prédio erguido em 1811 e também serve como local de lojas e restaurantes.

Um local interessante na região é o Píer 17, com seus 3 andares de lojas (não tão bacanas assim, é verdade) e restaurantes, mas cuja visita vale pela bela vista da Ponte do Brooklin.

1- Brookling Bridge: esta ponte que, é um dos símbolos de NY, foi inaugurada em 1883 para cruzar o rio East (dizem que na sua inauguração 24 elefantes a cruzaram para mostrar que era firme), foi por muitos anos a maior ponte suspensa de aço do mundo.

Seu engenheiro alemão John A. Roebling pensou a ponte por conta do rio East ficar congelado no inverno impedindo o acesso por balsas – Roebling foi uma das 20 pessoas que faleceram na construção da ponte, sendo a sua maioria por conta do chamado “mal do mergulhador”, que é a diferença de pressão em razão da profundidade onde estão suas bases.

Até a construção da ponte Manhattan e Brookling eram duas cidades distintas.

Sua extensão total é de 1.091m, e o vão central tem 486m. Os cabos que a sustentam são formados por 278 arames com espessura menor que um lápis, que amarrados juntos são a resistência necessária. Seus pilares de granito, com altura de um prédio de três andares eram originalmente utilizados como depósitos, e atualmente abrigam exposições de arte.

Em 1885 Robert Odlum fez a proeza de saltar da ponte, morreu de hemorragia interna.

Caso o clima esteja favorável, um passeio que pode ser interessante, a depender da disposição do viajante em caminhar, é andar pela ponte. Mas atenção: pedestres devem andar à direita de quem vai para o Brooklin, ciclistas à esquerda. Se na hora que você estiver subindo a ponte, você ficar na dúvida, é só olhar para o chão; há um desenhinho de um pedestre de um lado, e de ciclista no outro – são comuns acidentes ali.

New York tem outras 4 pontes: a George Washington Bridge, a Queensboro Bridge, a Williamsburg Bridge, a Manhattan Bridge.

2- Municipal Building: erguido em 1914 é o prédio mais vistoso do Civic Center, que além de órgãos governamentais, abriga uma capela para casamentos. No topo de suas torres está a estátua Fama Cívica. Originalmente existia uma estação de trem no seu subsolo, mas que atualmente está desativada.

Endereço: 1 Centre St. Civic Center

3- City Hall e City Hall Park: a sede da prefeitura, situada no parque de mesmo nome, data de 1812 foi o local do velório de Abraham Lincoln em 1865. O parque anexo foi local de punições por açoites da cidade – foi lá que, em 1776, as tropas de George Washington ouviram a declaração de independência americana

Horário: visitas à prefeitura somente com agendamento

4- Woolworth Building: é um dos mais belos prédios da cidade. Datado de 1913, foi o mais alto da cidade por 17 anos, seu topo em forma de pirâmide com outras quatro menores ao redor pode ser vista de longe. Vale a pena visitar o saguão, ricamente decorado.

Endereço: 233 Broadway Civic Center

5- South Street Seaport: região portuária completamente restaurada, conta com lojas e restaurantes, das suas ruas de pedras tem-se ótimas vistas da ponte do Brooklin.

É um lugar bacana para passear, pois existem réplicas de antigos navios que atracavam na região e uma bela praça de alimentação. Em South Seaport há também o segredo mais bem guardado de Manhattan, um outro guichê da TKTS, onde é possível comprar ingressos com metade do preço para a Broadway, sem filas e sem a demora do guichês na Times Square.

Se você tiver tempo, volte uma noite ao South Seaport para ver a cidade iluminada, mas, repito, de dia é muito mais agradável.

Endereço: Fulton St. Civic Center. Independente de qual metrô você pegar, mesmo assim você terá de andar algumas quadras para chegar em South Seaport. As linhas que param mais perto são: 2, 3, descendo na Estação Fulton Street, Broadway/Nassau.

Horário: segunda à sexta das 10 às 19hs e domingo das 11 às 18hs.

Site oficial: https://southstreetseaportmuseum.org

6- Especialmente para os colegas juristas: para aqueles que são das áreas ligadas ao direito ou simplesmente que tiverem curiosidade, seguem abaixo as dicas dos três principais fóruns ou cortes situadas na cidade:

a) Criminal Courts Building: edifício de 1939 com torres no estilo babilônico, abriga as varas criminais da cidade. Anexo através de uma passarela que lembra a idéia da Ponte dos Suspiros de Veneza, está o centro de detenção.

Endereço: 100 Centre St.

Horário: segunda à sexta das 9 às 17hs. Mall Hours: Monday-Saturday: 10:00am-9:00pm; Sunday: 11:00am-8:00pm

b) New York Country Courthouse: tribunal erguido em 1926, serve toda a região de New York.

Endereço: 60 Centre St.

Horário: segunda à sexta das 9 às 17hs.

c) United Stares Courthouse: este prédio de 31 andares construído em 1931 é a corte federal. Tem uma passarela suspensa que o liga ao Police Plaza.

Endereço: 40 Centre St.

Horário: segunda à sexta das 9 às 17hs.

Booking.com
Posts relacionados
Disney Electrical Sky Parade, o novo show da Disneyland Paris
Diogo Avila
Como se locomover em Paris com transporte público
Diogo Avila
Paris num roteiro para todos os gostos
Diogo Avila

Deixe um comentário