Image default

Visto Americano: o que você precisa saber


Já que as últimas postagens foram sobre a Big Apple, é necessário fazer um breve comentário sobre um item essencial àqueles que pretendem não só visitar a cidade, mas também outros destinos nos EUA – o visto americano.

Nos últimos tempos a imprensa em geral tem noticiado o aumento significativo de turistas que fazem viagens internacionais, e dentre os destinos mais visitados, certamente estão os EUA.

O número de turistas brasileiros é tão considerável (felizmente), que poucos meses atrás surgiu o boato de que o governo americano estaria cogitando abolir a exigência de visto aos brasileiros. Particularmente não acredito nesta hipótese a curto prazo.

Especialistas no assunto creditaram esta tendência ao fato de que atualmente são cada vez mais raros os casos de indeferimento.

Embora concorde com tal fato, penso que existe um claro interesse comercial (e não por isso condenável) por trás de tal fato, afinal não é de hoje que a economia americana inspira cuidados, e é sabido que os turistas brasileiros, especialmente aqueles que se destinam aos EUA, têm como grande “passa-tempo” fazer compras consideráveis.

Porém, todos estes fatos não nos permitem ter, em hipótese alguma, a certeza de obtenção do visto. E mais, embora você tenha o visto deferido no Consulado Americano, é regra, logo na imigração a abordagem de todos os recém-desembarcados para serem entrevistados, com muita educação, diga-se de passagem, pelos oficiais da emigração, que se desconfiarem de algo podem mandar o passageiro de volta ao Brasil. Pessoalmente já vi um casal que estava no meu vôo ter a sua entrada recusada.

Claro que não existe receita para a obtenção do visto, se me pedissem uma recomendação, eu diria que a melhor (e única!!!) opção é ser sincero e ter em mãos todos os documentos que comprovem o seu vínculo permanente com o Brasil – documentos de propriedade de bens imóveis (ou contrato de locação); carro; carteira e contrato de trabalho ou outro comprovante de que exerce uma profissão / atividade profissional; extrato bancário; e etc.

Diante deste assunto aproveito para compartilhar a notícia de que o Consulado Americano em São Paulo vai implementar postos de atendimento rápido a dúvidas e procedimentos iniciais como coleta das digitais. Vale conferir na íntegra a reportagem da Folha de São Paulo a respeito.

Sugiro ainda a visita ao link oficial (e penso ser o único confiável) que tratam da obtenção de vistos para os EUA: Embaixada USA

Posts relacionados
Memórias de viagem: quais as suas mais preciosas?
Diogo Avila
Certificado de vacinação Covid-19, como obter
Diogo Avila
Vacilos e perrengues de viagem: como evitá-los
Diogo Avila

Deixe um comentário