Image default

O que e onde comer e onde comer em Nova York

Pela variedade e qualidade de locais, certamente seria possível literalmente escrever um livro sobre comer e beber em Nova York, basta pensar que é uma das maiores cidades do mundo e que como eles dizem, never sleeps.

Mas como não tenho vocação para gourmet nem para barman, vou me limitar ao que efetivamente sei a respeito de comer e beber em Nova York.

Não pretendo aqui falar sobre os restaurantes mais conceituados ou mais chiques da cidade, pois é farta a quantidade de dicas e sugestões deste tipo na rede. E mais, é algo que depende muito do estilo e gosto individual.

Gostaria apenas de deixar aqui o link do Go New York onde você poderá encontrar excelentes dicas dos restaurantes mais bacanas da cidade, inclusive uma atualização com os recém inaugurados, afinal, Nova York sempre tem novidades quando o assunto é comer e beber.

A maioria dos restaurantes de Nova York serve pão e manteiga assim que as pessoas se sentam na mesa, porém nada é cobrado por isto. Alguns trabalham com o chamado preço fixo (prix fix). Nas contas é incluído o imposto de aproximadamente 8,625%, e o serviço não é incluído na conta (the check), ficando a cargo da gorjeta que pode ser algo entre 10% e 15%.

Cartão de crédito em geral é muito bem aceito, apenas algumas lanchonetes aceitam apenas dinheiro, portanto fique atento.

comer Nova York

A maioria dos bares funciona entre 11 da manhã e meia-noite, após, apenas alguns têm permissão legal para permanecer aberto. Normalmente costuma sair mais em conta comprar um quarto ou meio galão de cerveja (1 galão = 4,5 litros).

A cidade não tem uma culinária própria, o que na verdade não é desvantagem alguma. Afinal estamos em Nova York, talvez a cidade com maior variedade de imigrantes, o que confere a oportunidade de ter um pouco da culinária do mundo inteiro.

Recomendo comer alguns itens comuns de Nova York:

·       Sanduiche de pastrami;

·       Picles – e não é aquele do McDonald´s não!!!;

·   Bagel: pão que costuma ser servido como lanche com queijo cremoso e salmão defumado –é algo típico judeu, imperdível;

·       Hot-dogs de rua;

·       Pretzel;

·       Castanhas assadas nas ruas;

·   Blintzes: crepe recheado com queijo branco adocicado e/ou frutas – comum nas délis;

·      Rugelach: é um confeito com queijo cremoso, geléia, nozes e passas – comum nas délis;

·    New York Strip Steak: é um bifão de carne com creme de espinafre e batatas fritas;

·       New York Chease Cake: dispensa maiores explicações. Rsss

comer Nova York
Desculpe pela a falta de educação, devia primeiro ter fotografado, mas é que estava tão bom…

·   Donuts: mas não aqueles comuns do Dunkin’ Donuts – nada contra, eu mesmo adoro, mas é que os, digamos genéricos que vendem nas várias barracas e carinhos de rua são muito melhores!!!

Segue abaixo uma lista de locais talvez mais fora da rota de restaurantes comuns:

1)     Magnolia Bakery: padaria com uma variedade irresistível de queijos, muffins (que ficaram famosos por causa da série “Sex and The City”) e salgados é preparada todo dia nessa padaria do Village. Endereço: Bleecker Street, 401, 212/462-2572;

2)  Carnegie Delicatessen: fica perto dos teatros, e é a delicatessen mais conhecida da cidade. Endereço: 854 7th Ave.;

3) Katz´s Deli: também muito famosa e uma das mais em conta delicatessen. Endereço: 205 E Houston St;

4)  Stage Deli: delicatessen muito freqüentada por turistas. Endereço: 834 7th Ave.;

5) Pastrami Queen: especializada em pastrami. Endereço: 1269 Lexington Ave;

6)     Pastis: para lanches. Endereço: 9 9th Ave.;

7)  Café Centro: lugar bacana para um café. Endereço: Grand Central Terminal;

8)    Elephant and Castle: é um café especializado em sopas e omeletes fora de hora. Endereço: 68 Greenwich Ave.;

9)  Jackson Hole: com mais de 28 variedades de hambúrgueres. Endereço: 232 E 64th St.;

10) Beer Bar: especializado em cervejas e hambúrgueres. Endereço: MetLife Building, 200 Park Ave.;

11)  Empire Diner: é uma verdadeira instituição da cidade, um dos mais típicos dinners que existe – são restaurantes com balcão comprido e se parecem um pouco com vagões-restaurantes de trens. Endereço: 210 10th Ave.;

12) Big Nick´s: é um bom lugar para hambúrgueres, pizza ou café da manhã em Upper West Side. Endereço: 2175 Broadway at 77th St.;

13) Joe: dizem que é o melhor café expresso da cidade. Endereço: 141 Walvery Place.

14) McSorley´s Old Ale House: é um pub irlandês aberto em 1854 que fabrica sua própria cerveja. Dizem que o pessoal lá atende meio mal humorado. Endereço: 15 East 7th St. De segunda a sábado das 11 às 1h, e domingo das 13 às 1h. www.mcsorleysnewyork.com

15) The Ear Inn: remota ao tempo de uma taverna ali existente em 1812. Era freqüentado por escritores. Endereço: 326 Spring St.;

16) Peculier Pub: com mais de 360 variedades de cervejas é uma dos mais conhecidos da cidade para cerveja. Endereço: 145 Bleecker St.;

17)   Pete´s Tavern: datado de 1864 é conhecido por sua cerveja própria, a Pete´s Ale. Endereço: 129 E 18th St.

18) Reben Luncheonette: a especialidade desta casa latina é o “morir soñando” ou morrer sonhando. Trata-se de suco de laranja feito com creme de leite, simplesmente delicioso!!! Endereço: 229 Havemeyer Street.

comer Nova York

Quem viaja ao exterior e nunca entrou em um supermercado não sabe o que está perdendo – aprendi isso com o meu pai, que adora supermercados. Sempre recomendo às pessoas fazer ao menos uma visita em um supermercado local.

É uma delícia ver aquela enorme quantidade de produtos diferentes – alguns nem dá para saber o que é de fato!!! Mas tudo bem, isso faz parte da experiência. Considero uma oportunidade de vivenciar o “way of life” das pessoas que moram ali, consumindo e experimentando o que elas comem no seu dia-a-dia, provando novos sabores e produtos.

Não te convenci? Que tal um pote de Nutella de 1kg a preço de banana??? Sim, eles tem esta iguaria em 1kg!!!

Bom, voltando aos supermercados, Nova York tem algo um pouco diferente dos demais destinos, principalmente se você ficar em Manhattan. É que são raríssimos os grandes supermercados na ilha.

Lá os lugares mais comuns para compras são as chamadas Delis, onde vende-se quase tudo, são uma mistura de banca de revistas, mini-mercados e lanchonete. Ali encontra-se um pouco de tudo e algumas Delis servem cafés-da-manhã e almoço. Este desjejum lhe custará entre 2 e 4 dólares por pessoa, sem a bebida (em algumas Delis, o café é incluso).

Algumas sugestões de supermercados diferenciados:

Whole Foods: é uma rede com 167 lojas nos EUA e Inglaterra, vendendo além do convencional, produtos naturais / orgânicos. Uma boa opção nesta loja são os pratos prontos para um jantar no flat, com opções que variam entre sushis, pastas, grelhados e etc., tudo preparado com produtos naturais e livres de conservantes. Endereços: 4 Union Square South,  10, Columbus Circle, no Time Warner e 250 7th Ave.com 25th St.). Funcionam das 9 às 22hs, todos os dias.

D´Agostino: supermercado com tudo. Endereços: 1223  Lexington Ave. com 83rd St, 532 E 20th St.,  1031 First Ave.com 56th St., 341 3rd Ave. com 25th, 528 3rd Ave. at 35th St, 315 West 23rd St. off 8th Ave. e 633 Columbus Ave. com 90 St.

Associated Supermarket: aberto 24 hs, embora pequeno, tem um pouco de tudo. Endereço: 225 W 57th St, perto do Time Warner.

Butterfield Market: estabelecido em 1915, oferece desde itens simples, até caviar e queijos de diversas procedências. Endereço: Endereço 1114 Lexington Ave. entre 77 e 78th St. Horário: de 2ª à 6ª das 7:30 às 20hs. e nos fins-de-semana até às 17hs.

Tem também o Dean & Deluca, que já mencionamos anteriormente e se dedica a itens mais que exclusivos e refinados.

Booking.com

Posts relacionados
Cebu, uma maravilhosa primeira impressão das Filipinas
Diogo Avila
Disneyland Hotel, uma experiência digna da realeza
Diogo Avila
Filipinas: praias, cachoeiras e muito mais!
Diogo Avila

Deixe um comentário