11 de setembro de 2011

Dicas de New York – O que comer e beber em NY.

Um pouco sobre Comer e Beber em New York

Pela variedade e qualidade de locais, certamente seria possível literalmente escrever um livro sobre comer e beber em New York, basta pensar que é uma das maiores cidades do mundo e que como eles dizem, never sleeps.
Mas como não tenho vocação para gourmet nem para barman, vou me limitar ao que efetivamente sei a respeito e experimentei na Big Apple.
Não pretendo aqui falar sobre os restaurantes mais conceituados ou mais chics da cidade, pois é farta a quantidade de dicas e sugestões deste tipo na rede. E mais, é algo que depende muito do estilo e gosto individual.
Gostaria apenas de deixar aqui o link do Go New York onde você poderá encontrar excelentes dicas dos restaurantes mais bacanas da cidade, inclusive uma atualização com os recém inaugurados, afinal, New York sempre tem novidades.
A maioria dos restaurantes de New York serve pão e manteiga assim que as pessoas se sentam na mesa, porém nada é cobrado por isto. Alguns trabalham com o chamado preço fixo (prix fix). Nas contas é incluído o imposto de aproximadamente 8,625%, e o serviço não é incluído na conta (the check), ficando a cargo da gorjeta que pode ser algo entre 10% e 15%.
Cartão de crédito em geral é muito bem aceito, apenas algumas lanchonetes aceitam apenas dinheiro, portanto fique atento.
A maioria dos bares funciona entre 11 da manhã e meia-noite, após, apenas alguns têm permissão legal para permanecer aberto. Normalmente costuma sair mais em conta comprar um quarto ou meio galão de cerveja (1 galão = 4,5 litros).
A cidade não tem uma culinária própria, o que na verdade não é desvantagem alguma. Afinal estamos em New York, talvez a cidade com maior variedade de imigrantes, o que confere a oportunidade de ter um pouco da culinária do mundo inteiro.
Recomendo experimentar alguns itens comuns na cidade:

·       Sanduiche de pastrami;
·       Picles – e não é aquele do McDonald´s não!!!;
·       Bagel: pão que costuma ser servido como lanche com queijo cremoso e salmão defumado –é algo típico judeu, imperdível;
·       Hot-dogs de rua;
·       Pretzel;
·       Castanhas assadas nas ruas;
·   Blintzes: crepe recheado com queijo branco adocicado e/ou frutas – comum nas délis;
·      Rugelach: é um confeito com queijo cremoso, geléia, nozes e passas – comum nas délis;
·    New York Strip Steak: é um bifão de carne com creme de espinafre e batatas fritas;
·       New York Chease Cake: dispensa maiores explicações. Rsss
Desculpe pela a falta de educação, devia primeiro ter fotografado, mas é que estava tão bom...
·       Donuts: mas não aqueles comuns do Dunkin' Donuts – nada contra, eu mesmo adoro, mas é que os, digamos genéricos que vendem nas várias barracas e carinhos de rua são muito melhores!!!

Segue abaixo uma lista de locais talvez mais fora da rota de restaurantes comuns:

1)     Magnolia Bakery: padaria com uma variedade irresistível de queijos, muffins (que ficaram famosos por causa da série "Sex and The City") e salgados é preparada todo dia nessa padaria do Village. Endereço: Bleecker Street, 401, 212/462-2572;
2)  Carnegie Delicatessen: fica perto dos teatros, e é a delicatessen mais conhecida da cidade. Endereço: 854 7th Ave.;
3) Katz´s Deli: também muito famosa e uma das mais em conta delicatessen. Endereço: 205 E Houston St;
4)  Stage Deli: delicatessen muito freqüentada por turistas. Endereço: 834 7th Ave.;
5) Pastrami Queen: especializada em pastrami. Endereço: 1269 Lexington Ave;
6)     Pastis: para lanches. Endereço: 9 9th Ave.;
7)  Café Centro: lugar bacana para um café. Endereço: Grand Central Terminal;
8)    Elephant and Castle: é um café especializado em sopas e omeletes fora de hora. Endereço: 68 Greenwich Ave.;
9)  Jackson Hole: com mais de 28 variedades de hambúrgueres. Endereço: 232 E 64th St.;
10) Beer Bar: especializado em cervejas e hambúrgueres. Endereço: MetLife Building, 200 Park Ave.;
11)  Empire Diner: é uma verdadeira instituição da cidade, um dos mais típicos dinners que existe - são restaurantes com balcão comprido e se parecem um pouco com vagões-restaurantes de trens. Endereço: 210 10th Ave.;
12) Big Nick´s: é um bom lugar para hambúrgueres, pizza ou café da manhã em Upper West Side. Endereço: 2175 Broadway at 77th St.;
13) Joe: dizem que é o melhor café expresso da cidade. Endereço: 141 Walvery Place.
14) McSorley´s Old Ale House: é um pub irlandês aberto em 1854 que fabrica sua própria cerveja. Dizem que o pessoal lá atende meio mal humorado. Endereço: 15 East 7th St. De segunda a sábado das 11 às 1h, e domingo das 13 às 1h. www.mcsorleysnewyork.com
15) The Ear Inn: remota ao tempo de uma taverna ali existente em 1812. Era freqüentado por escritores. Endereço: 326 Spring St.;
16) Peculier Pub: com mais de 360 variedades de cervejas é uma dos mais conhecidos da cidade para cerveja. Endereço: 145 Bleecker St.;
17)   Pete´s Tavern: datado de 1864 é conhecido por sua cerveja própria, a Pete´s Ale. Endereço: 129 E 18th St.
18) Reben Luncheonette: a especialidade desta casa latina é o “morir soñando” ou morrer sonhando. Trata-se de suco de laranja feito com creme de leite, simplesmente delicioso!!! Endereço: 229 Havemeyer Street.

Quem viaja ao exterior e nunca entrou em um supermercado não sabe o que está perdendo – aprendi isso com o meu pai, que adora supermercados. Sempre recomendo às pessoas fazer ao menos uma visita em um supermercado local.
É uma delícia ver aquela enorme quantidade de produtos diferentes – alguns nem dá para saber o que é de fato!!! Mas tudo bem, isso faz parte da experiência. Considero uma oportunidade de vivenciar o “way of life” das pessoas que moram ali, consumindo e experimentando o que elas comem no seu dia-a-dia, provando novos sabores e produtos.
Não te convenci? Que tal um pote de Nutella de 1kg a preço de banana??? Sim, eles tem esta iguaria em 1kg!!!
Bom, voltando aos supermercados, New York tem algo um pouco diferente dos demais destinos, principalmente se você ficar em Manhattan. É que são raríssimos os grandes supermercados na ilha.
Lá os lugares mais comuns para compras são as chamadas Delis, onde vende-se quase tudo, são uma mistura de banca de revistas, mini-mercados e lanchonete. Ali encontra-se um pouco de tudo e algumas Delis servem cafés-da-manhã e almoço. Este desjejum lhe custará entre 2 e 4 dólares por pessoa, sem a bebida (em algumas Delis, o café é incluso).
Algumas sugestões de supermercados diferenciados:

Whole Foods: é uma rede com 167 lojas nos EUA e Inglaterra, vendendo além do convencional, produtos naturais / orgânicos. Uma boa opção nesta loja são os pratos prontos para um jantar no flat, com opções que variam entre sushis, pastas, grelhados e etc., tudo preparado com produtos naturais e livres de conservantes. Endereços: 4 Union Square South,  10, Columbus Circle, no Time Warner e 250 7th Ave.com 25th St.). Funcionam das 9 às 22hs, todos os dias.
D´Agostino: supermercado com tudo. Endereços: 1223  Lexington Ave. com 83rd St, 532 E 20th St.,  1031 First Ave.com 56th St., 341 3rd Ave. com 25th, 528 3rd Ave. at 35th St, 315 West 23rd St. off 8th Ave. e 633 Columbus Ave. com 90 St.
Associated Supermarket: aberto 24 hs, embora pequeno, tem um pouco de tudo. Endereço: 225 W 57th St, perto do Time Warner.
Butterfield Market: estabelecido em 1915, oferece desde itens simples, até caviar e queijos de diversas procedências. Endereço: Endereço 1114 Lexington Ave. entre 77 e 78th St. Horário: de 2ª à 6ª das 7:30 às 20hs. e nos fins-de-semana até às 17hs.
Tem também o Dean & Deluca, que já mencionamos anteriormente e se dedica a itens mais que exclusivos e refinados.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestão ou dúvida aqui