2 de setembro de 2011

Dicas de New York – parte XV


THEATER DISTRICT

Após muitos anos de decadência, esta área tradicional da cidade está mais bela do que nunca. É uma das regiões mais típicas de New York, sendo bastante movimentada não só pela tradicional festa de Ano Novo, mas também nas demais épocas do ano pelos restaurantes e principalmente pelos teatros da Broadway. O primeiro teatro a se instalar ali foi em 1883.


1- Madame Tussaudsmundialmente conhecido museu de cera com filiais em vários países. Se você quiser uma amostra da exposição, você pode entrar no saguão do museu e tirar foto com algumas das estátuas abertas ao público. E sim, por mais que pareça ridículo, você acabará tirando foto ao lado de uma celebridade de carne e osso, quer dizer cera e metal. Rsss. Sinceramente, vale muito a pena se você jamais esteve em um dos museus da franquia (Londres, Amsterdã, Las Vegas, Hong Kong e outras), caso contrário o programa pode ser dispensado.
Endereço: 234 West 42nd Street, between 7th and 8th Avenues, Times Square - New York NY 10036
Horário: segunda a domingo, das 10 às 22 (last ticket sold at 10:00 pm)
$$$: entre $35 e $28, dependendo se comprado na hora ou via internet antecipadamente.

2- Rockefeller Center: é um famoso complexo com 19 edifícios comerciais, idealizado pelo magnata de mesmo nome. Uma parte do complexo, incluindo o GE Building, o edifício mais alto do complexo, foi construída nas décadas de 1930 e 1940, sendo que na década de 1960, foram construídos outros modernos edifícios, que também fazem parte do Rockefeller Center. É especialmente bonito durante o inverno e Natal por conta de sua árvore de Natal e a grande pista de patinação.
O Rockefeller Center também abriga o Radio City Music Hall e a sede da NBC,em cujo estúdio 8H é gravado o célebre Saturday Night Live.
Inicialmente o terreno era um jardim botânico pertencente à Universidade Columbia, mas foi comprado por John D. Reockefeller em 1928, que pensava em construir um teatro lá, mas desistiu por conta da crise de 29, quando então iniciou a construção dos primeiros prédios comerciais no local, empregando aproximadamente 225 mil pessoas.
O Radio City Music Hall, que faz parte do complexo foi construído apenas em 1932, é o maior cinema-teatro coberto do mundo, com 6.000 lugares! Possui o maior órgão do mundo, os maiores candelabros, um palco giratório em 3 níveis (www.radiocity.com).
Uma das atrações do local é o Top of the Rock, um observatório envidraçado entre os andares 67 e 70 com vistas 360º da cidade (diariamente das 8am às 24 - last elevator goes up at 11pm - www.topoftherocknyc.com – custa entre US$ 18 e US$ 30, sendo mais caro no por do Sol). Entrada pela West 50th St., entre 5ª e 6ª Avenidas, onde está o globo e a cachoeira de 600 cristais Swarovski.
No 50 Rockefeller Plaza, tem uma loja especializada do NYFP (www.fdnyfirezone.org), com souvenires da polícia de New York.
Endereço: 47th-50th St.

3- Diamond Row: conjunto de lojas de jóias surgida nos anos 30, quando lapidários de judeus de Antuérpia e Amsterdã chegaram aos EUA fugidos no nazismo. Vale ao menos para ver as belas vitrines, já os preços...só para quem pode muito mesmo.
Endereço: 47th St entre 5th e 6th Aves.

4- New York Yacht Club: esta construção de 1899 é a sede do New York Yacht Club, o qual foi responsável pela criação da America´s Cup. Todavia, o interior de sua sede é aberta apenas para os sócios.
Endereço: 37W 44th St.
Site oficial: www.nyyc.org

5- New York Public Library: este prédio de 1897 foi inaugurado em 1911 para ser a sede da biblioteca da cidade. Já foi cenário de vários filmes que se passaram na cidade – dentre eles o primeiro da série Sex and the City e O Dia Depois de Amanhã – lembra daquela cena de inundação de New York? São 140 km de prateleiras e 7 milhões de volumes, porém o tempo médio para a equipe local encontrar um livro é de apenas 10 minutos. Existe no local uma das vias originais da Declaração de Independência assinada por Thomas Jefferson e uma das poucas edições ainda existentes da Bíblia impressa por Gutenberg (fica no segundo andar do prédio). Só a beleza do prédio já vale uma rápida visita.
Endereço: 5th Ave c/ 42nd St.
Horário: terça a domingo das 11 às 18hs.
Site oficial: www.nypl.org

6- Intrepid Sea-Air-Space Museum: o porta aviões Intrepid que combateu na 2ª Guerra Mundial serve de palco para um interessante museu militar com vários aviões de diversas épocas, inclusive um Concorde e o submarino Growler – é possível entrar em ambos.
Particularmente, por ser amante da aviação e como boa parte dos marmanjos, adorei o programa, mas vamos ser realistas, salvo raras exceções, é um passeio mais interessante para homens e crianças, afinal de contas, um porta-aviões cheio de caças de guerra no meio de New York é bacana para quem tem testosterona – o sexo oposto justificadamente preferirá as vitrines da cidade.
Endereço: píer 86, W 46th St
Horário: não abre de segunda-feira, demais dias das 10 às 17hs.
$$$: Adult $19.50; Seniors (62+)   $15.50
Site oficial: www.intrepidmuseum.org



UPPER EAST SITE

É o bairro da alta sociedade de New York, contando ainda com várias embaixadas e museus. Perto da 80th existe uma comunidade alemã e húngara, bem como uma comunidade tcheca na 78th, com algumas lojas e restaurantes.

1- Temple Emanu-El: esta sinagoga datada de 1929 é uma das maiores do mundo, podendo acomodar a 2.500 pessoas. Detalhe à sua bela porta de bronze. Uma de suas fachadas dá para a 5th Ave.
Endereço: 1E 65th St.
Horário: domingo à sexta das 10 às 17hs.
Site oficial: www.emanuelnyc.org

2- Salomon R. Guggenheim Museum: museu que abriga um enorme acervo de arte e também tem em sua arquitetura uma grande atração. Parada obrigatória para os amantes de arte.
Endereço: 1071 5th Ave at 89th St.
Horário: domingo à quarta, sexta das 10 às 17:45, sábado das 10 às 19:45hs.
$$$: Adults $18 e Students and Seniors (65 years +) with valid ID $15
Site oficial: www.guggenheim.org

3- St. Nicolas Russian Orthodox Cathedral: igreja construída em 1902 no estilo típico russo.
Endereço: 15 E 97th St.
Horário: é preciso marcar hora

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestão ou dúvida aqui