Image default

Como é voar com a Air New Zealand

Pelo logo de origem maori, até que fica difícil identificar a empresa. 

Como já mencionado quanto falamos da Qantas, sempre tive curiosidade em voar com empresas aéreas não tão conhecidas, ao menos em território verde e amarelo. Neste post vamos mostrar como é voar com a Air New Zealand.

Talvez parte deste fascínio seja porque entendo que a empresa aérea traz, não só no seu menu, mas também no trato e qualidade do serviço, um pouco da cultura e dos hábitos do seu país de origem. É uma questão de identidade nacional.

Acho que por isso sou um pouco saudosista quanto à Varig e até mesmo a TAM nos tempos do Cte. Rolim.

Air Bus A320.

Assim, sempre vi o voo como uma prévia do que iria ver ao desembarcar, simplesmente curtindo observar o comportamento das pessoas ao redor e da própria tripulação, até mesmo para ajudar a passar as intermináveis horas de voo

Bom, por conta de tudo isso, sempre tive vontade de voar com a Air New Zealand, vontade esta que aumentou com a notícia de que eles tinham ganhado o prêmio de melhor empresa aérea do ano de 2012 segundo a imprensa especializada. Opa, mas o ano nem terminou?!?! Pois é, vai entender…

Jato da Air New Zealand no aeroporto de Christchurch.

Bom, a verdade é que parte deste reconhecimento decorre principalmente das preocupações dos kiwis (como são conhecidos os neo-zelandeses) com a questão ambiental.

A minha experiência surgiu a partir da necessidade de ir de Sydney (Austrália) para Christchuch (Nova Zelândia – sim, aquela cidade praticamente devastada pelo terremoto de 2011).

A rota voada.

Apesar de ter comprado o ticket pela Pacif Blue, o braço low cost da Air New Zealand, os vôos NZ 888 (ida) e NZ887 (volta) seriam operados pela mítica empresa kiwi. 

Embora o preço de aproximadamente AUD 780.30 (com taxas e tudo mais para dois adultos) possa parecer alto demais para o nosso conceito de low cost e um vôo de aproximadamente 3 horas, é um valor até que baixo para os padrões de vida dos australianos e neo-zelandeses.

O check-in em Sydney impressionou não só pela simpatia dos atendentes (todos neo-zelandeses), mas também pela eficiência. Explico: como eles não permitem que as pessoas entrem na fila muito antes do horário de partida (justamente como eu e muita gente faz – Rsss), a fila fica pequena e rápida.

Pequenos excessos de bagagem também são bem tolerados, pois eles consideram o fato de você estar vindo do outro lado do mundo. Mas eu disse pequenos; algo como 1 ou 2 kg!!! Nada de querer passar com uma bigorna na mala!

Tive apenas um breve contratempo por conta da diferença entre o nome da reserva e o do passaporte, algo comum para quem tem nome cumprido. Mas nada que a gentileza e o bom humor neo-zelandês não pudesse resolver ali na hora.

Como era de se esperar, o embarque foi no horário e rápido. 

Ambos os vôos foram operados em um A320.

A320

Já dentro do avião, como dá para notar pelas fotos abaixo, chamou a atenção foi o fato dos assentos e acabamentos serem pretos. Sim pretos, algo bastante incomum para um avião.

Isto sim que é All Blacks até o fim!
Bonito, mas reduz a impressão de espaço.

Apesar de ter gostado bastante do design, confesso que é algo estranho e talvez até mesmo um contra-senso, pois a cor preta reduz a impressão de espaço, fazendo o assento parecer ainda menor do que realmente é. 

Um fato interessante é que durante a visita à Nova Zelândia vi no céu um avião preto, o que chamou muito a atenção por ser totalmente fora dos padrões.

Pesquisando, descobri que a Air New Zealand pintou alguns de seus aviões de preto justamente para comemorar a conquista da Copa do Mundo de Rugbi pelos All Blacks, a seleção nacional.

Créditos Wikipedia/Air New Zealand

Ficou simplesmente lindo!

Eu sei que não está certo, mas como 99,9999% das pessoas eu não presto atenção aos avisos de segurança. Todavia, o da Air New Zealand acabou chamando a atenção pela criatividade.

Vale a pena assistir para notar como é o senso de humor escrachado dos kiwis:

Gosto duvidoso? Ah que é isso. Convenhamos, cumpre com a missão de chamar a atenção dos passageiros, e até tirar uns sorrisinhos pelo avião.

Um detalhe interessante é que além de vários craques da seleção de rúgbi, aparece, na primeira fila e depois fazendo umas coreografias loucas, o Phil Keoghan, kiwi de nascença e apresentador do The Amazing Race, um reality show altamente recomendável para quem gosta de viagem, atualmente com “apenas” 20 temporadas.

O entretenimento à bordo seque o padrão das grandes empresas, telas individuais, com conexão USB e controle remoto/telefone. Nada de mais.

I´m back in black! Tem trilha sonora melhor para chegar na Austrália num avião dos All Blacks?

Na volta, no pequeno, mas eficiente aeroporto de Christchuch, me deparei com a obrigação (já que não havia outra possibilidade) de fazer um check-in totalmente self-service, algo que eu ainda não tinha experimentado – já li que Dubai tem este sistema.

A coisa funciona assim: você vai a um totem, faz o seu check-in no computador (como o da TAM, por exemplo); a máquina imprime seu boarding-pass; você se dirige para uma outra área ali ao lado, na qual você pesa a sua mala (existe sim uma fiscal apenas para conferência, então nada de colocar aquela bigorna que você deixou de lado); cola a etiqueta da mala; e empurra a infeliz para a esteira. Pronto.

Totem para check-in eletrônico e coleta do bilhete de bordo e etiqueta da mala.
Hora de dizer até logo para as malas…

Prático né? É tudo tão rápido que você fica com a impressão de que está faltando algo.

Fila? ZERO! Coisa de primeiro mundo.

Resultado: nada de filas.
E olha que tinha bastante gente no aeroporto.

Pontos negativos? Sim, vocês devem estar sentindo falta de fotos de comida e tudo mais, como tivemos na Qantas e outras tantas empresa aéreas. 

Pois é. Algo que eu não esperava e me decepcionou foi o fato de não terem servido absolutamente nada à bordo, e pior, não terem avisado que seria imposta uma dieta coletiva. Caso contrário eu compraria um fish´n chips para viagem. Rsss

Mas tudo bem. O que ficou mesmo foi a pontualidade e principalmente a simpatia do pessoal da empresa.

Nota 10 para a pontualidade.

Na volta, não estranhe se os atendentes lhe perguntarem por onde você passeou e se gostou. Eles gostam mesmo de conversar com os “gringos” que visitam aquele remoto e isolado pedaço de terra. Isto faz com que, mesmo sem ter ainda ido embora, já tenha vontade de voltar.

Balanço geral? Sim, a Air New Zealand agradou bastante, mas sejamos sinceros, mais pela eficiência do serviço de transporte (algo mais do que obrigatório) e pela simpatia das pessoas que lá trabalham, do que pelo serviço de bordo. Opa, que serviço de bordo? Você disse que não serviram nada… Serviram água uai!!!

Hora de relaxar e curtir o voo, com direito à vista do Mount Cook e um “rio” de nuvens abaixo.

 

Booking.com
Posts relacionados
Como se locomover em Paris com transporte público
Diogo Avila
Paris num roteiro para todos os gostos
Diogo Avila
Cebu, uma maravilhosa primeira impressão das Filipinas
Diogo Avila

1 comentário

SBGR SPOTTING 14 de abril de 2012 at 03:04

Lindo Você é demais!!!
Gostei muito das aeronaves pintadas em preto!!!

Responda

Deixe um comentário