Image default

Andorra: um vilarejo-chique nos Pireneus

Se um dia eu ganhasse na Megasena e precisasse me esconder do mundo, passar uma temporada num lugar chique e tranquilo pensando o que fazer com a grana, talvez escolheria Andorra.

Andorra, um destino para você e seu rico dinheirinho descansarem.

O QUE?!?!? Você não sabe onde fica Andorra??? Tudo bem, eu mesmo só sei porque como já disse sou meio que mapa-maníaco. O fato é que muita gente visita dois grandes destinos europeus sem saber que está passando perto de um dos menores países do mundo e que certamente é digno de uma visita.

Como assim? Explico, Andorra, ou para os íntimos, Principat d’Andorra na língua oficial (catalão), é um pequeno, quer dizer, um minúsculo país situado entre o sul da França e o norte da Espanha, mais ou menos na altura da Catalunha.

Como chegar. Eu particularmente aproveitei um dia livre que tive em Barcelona para fazer uma daytrip até o principado. Gastei não mais que 2h30 de estrada para percorrer a distância de 200km que separa os dois destinos.

Aliás a estrada em si já é uma atração, pois além de ser excelente, tem belíssimas paisagens no caminho.

Andorra faz divisa com a Espanha e com a França.
No caminho, vindo de Barcelona, passando pelos Pirineus.
Ao longo da estrada, alguns vilarejos como este.
E este.

No caminho, vale uma atenção especial ao túnel Cadi, que com pouco mais de 5km é um dos mais longos de toda a Europa. Interessante que no seu interior, existem além das evidentes baias de emergência, elevadores que dão acesso à superfície em caso de emergência.

A estrada até Andorra já é uma atração.
Paisagem montanhosa e muito verde por todo o caminho.

Ah, e como Andorra é muito pequeno não existe aeroporto – na verdade, estuda-se a construção de um. Trem? Também não tem. Bem, na verdade nem sistema de transporte público existe por aquelas bandas. Uma vez na cidade, encoste o carro em um dos estacionamentos públicos e percorra a cidade a pé, esta é a melhor forma de conhecer os arredores – no mapa acima indiquei um que usamos.

Assim, a única forma de chegar lá é por meio de transporte próprio, carro ou helicóptero, para quem $puder$, é claro!

Mas um dia basta? Como costumo dizer, a pergunta quanto tempo num destino sempre terá a resposta …. Depende! Em um único dia foi possível sim sentir um pouco do clima local e andar por Andorra la Vella, a capital. Agora se você quiser descansar ou aproveitar para esquiar, ai sim uns dois ou três dias serão bem aproveitados.

A maioria dos apartamentos fica nas encostas dos morros, enquanto que o centro comercial e restaurantes ficam na parte baixa da cidade.

Não existe a necessidade de visto para turismo, valendo a mesma regra dos países da União Européia.

Clima. Estive lá no final da primavera e a temperatura era quente o suficiente para andar durante ao dia de calça jeans e camiseta. Acredito que durante a noite esfrie um pouco, mas nada que seja assim “aquele” frio. No inverno a situação é absolutamente diferente. Com máximas que não passam de 10ºC e mínimas que chegam facilmente abaixo de 0ºC, Andorra é um paraíso para quem curte neve e uma boa estação de esqui.

Com pouco mais de 1.200m acima do nível do mar, as montanhas ainda têm neve em plena primavera.

Com um território com 468 km² e pouco mais de 80 mil habitantes, Andorra é muito menor que muitas cidades brasileiras, mas a qualidade de vida por lá é muito melhor. Andorra ocupa o 30º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano – Brasil … 84º (snif!). Nada mal para um lugar tão pequeno.

A estrada praticamente cruza Andorra la Vella.

Mas de onde vem tanto dinheiro? O turismo tem uma forte participação na renda local, mas dizem as más línguas que a maior fonte de renda do principado está no ramo financeiro.

Pelas ruas, o que não é loja é banco!

Embora não se aplique a este humilde blogueiro, quem tiver alguns dígitos a mais sobrando na conta pode considerar inclusive este destino turístico como uma morada permanente para o seu rico dinheirinho. Andorra é conhecido por ser um paraíso fiscal. Sacou porque é um bom destino para quem ganha na Megasena?

Praticamente não existe trânsito nas ruas de Andorra la Vella.
E praças charmosas fazem parte do layout da cidade.

Estudando um pouco sobre o país, notei que Andorra tem a maior expectativa de vida do mundo, nada menos que 83,5 anos em média. Hum… depois de uma alimentação saudável, não fumar, beber moderadamente e exercícios físicos, acho que os médicos deveriam listar baixa tributação como fator de aumento dos anos de vida da população.

Diferentemente de outros países que têm príncipes governando, Andorra é governada por duas pessoas, o Bispo de Urgel e um Líder Francês, no caso, o Presidente da França. Vai entender…. Então você senhorita livre e desimpedida, nem pense que dá para ir para Andorra procurar um príncipe solteirão para casar.

O legislativo local é formado por 28 deputados eleitos.

Outro fato curioso é que como Andorra não tem exército (peraí, isenção tributária e não tem serviço militar obrigatório??? Onde peço meu visto permanente???), eles dependem do exército espanhol e francês.

Apesar das lendas afirmem que Andorra tenha sido fundada por ninguém menos que Carlos Magno, o primeiro regente local comprovado foi o Conde de Urgel, no século IX. Até o ano de 1278 quando teve oficialmente sua independência, Andorra oscilou entre o domínio espanhol e dos franceses.

Embora seja incrível que um país com um território pequeno consiga dividi-lo em partes, Andorra tem sim uma capital, Andorra la Vella. Na prática, ao percorrer o país, você nem nota as outras cidades ao redor, que quando muito parecem mais minúsculos vilarejos à beira da estrada.

Boa parte do charme de Andorra deve-se ao fato de estar situado na região dos chamados Pirineus – a cordilheira de montanhas que divide a Espanha da França. Aliás a montanha mais alta do principado tem nada menos que 2.946 m (Coma Pedrosa). Isto faz de Andorra o segundo país mais montanhoso do continente, perdendo apenas para Suíça.

Pirineus.

Ainda que seja possível ouvir com certa frequência o espanhol, francês e até português nas ruas, a língua oficial do país é o catalão. E enquanto a Catalunha continuar fazendo parte da Espanha (espero que para sempre), Andorra será oficialmente o único país a ter o catalão como língua oficial.

Placas em catalão.

Mas que moeda levar? Bom eu arriscaria te dizer que num paraíso fiscal qualquer moeda é bem vinda – brincadeira. Na verdade, embora Andorra não faça parte da União Européia, eles adotaram o euro como moeda oficial.

E o que tem para fazer em Andorra?

Se eu lhe dissesse que Andorra tem centenas atrações imperdíveis e dúzias de museus, você poderia já ir ai do outro lado preenchendo a minha guia de internação no hospício – mas em Andorra, por favor!!!

Mesmo sem grandes atrações se comparados com seus vizinhos – salvo engano os dois países europeus que mais recebem turistas, Andorra vale sim a pena ser visitado.

Considero que a principal atração seja mesmo caminhar pelas ruas sentido o clima de vilarejo-chique-na-montanha e respirar um ar puríssimo.

E por falar em caminhar, no detalhe o estiloso sinal de pedestres.

Após deixar o carro num estacionamento situado na parte baixa da cidade, recomendo um passeio pela parte alta. Pegue o elevador gratuito que liga a parte baixa à Placa Del Poble, que é a porta de entrada para a área mais movimentada da cidade, inclusive às lojas.

Placa Del Poble.
Tem até coreto na praça!
É uma das áreas de lazer da cidade.

Esta praça construída no topo de um edifício situado na encosta de um morro é o principal ponto de encontro da cidade, com direito à playground e até coreto.

De lá tem-se boas vistas da parte baixa da cidade.

Dali, siga para a Igreja de Sant Esteve, uma pequena e charmosa igreja do século XII.

Torre da Igreja de Sant Esteve.
Fachada da Igreja de Sant Esteve.
Interior simples e belo da Igreja de Sant Esteve.

Não deixe de dar uma espiada nas estreitas ruas que ficam ao redor da igreja. Com construções antigas, algumas ainda em pedra, e pequenas praças, o lugar é muito charmoso.

Ruas estreitas e com pavimento de pedras. 
E muitas construções em pedra dão o tom da região.
Fiquei imaginando a idade destes prédios.
As ruas são tão estreitas que não há espaço para carros.

Um pouco mais a diante você encontrará a Casa de la Vall, um edifício do século VXI que serve de sede ao governo local.

Casa de la Vall e a bandeira de Andorra.
Entrada da Casa de la Vall.
O detalhe arquitetônico da Casa de la Vall.
Jardins ao redor da Casa de la Vall.

São possíveis visitas guiadas gratuitas de maio a outubro de terça a sábado, das 10h00 às 14h00 e das 15h00 às 18h00. Domingos e feriados das 10h00 às 14h00. De novembro a abril nos mesmos dias e horários, salvo aos sábados, quando permanece fechada.

Mesmo que você não tenha uma conta bancária adornada com vários dígitos, você também pode usufruir do fato de Andorra ser um paraíso fiscal.

Isto porque a isenção de impostos para diversos tipos de produtos faz Andorra uma excelente opção para quem, como a grande maioria das pessoas, não perde a oportunidade de fazer compras isentas de imposto.

Joalherias assim, na rua e de portas abertas!
Típica rua de comércio em Andorra la Vella.
Repare que não existe guia dividindo a rua das largas calçadas.

Com isto, Andorra tem os melhores preços da Europa para perfumes e eletrônicos. Nada que se compare aos preços made in USA, mas ainda assim é muito melhor que qualquer free shopping de aeroporto.

Mas não pense que dá para sair comprando tudo a torto e a direito, existem regras rígidas em relação à cota de compra.

Segundo a aduana local, as regras são as seguintes:

a. Bebidas alcoólicas: 1,5 litros de bebidas com teor alcoólico acima de 22º; ou 3 litros de bebidas e licores com menos de 22º ou os vinhos espumantes, ou 5 litros de vinho;

b. Cigarro: 300 cigarros ou 150 charutos (de menos de 3g cada) ou 75 charutos (de mais de 3g cada) ou 400g de tabaco para cachimbo;

c. Perfumes: 375ml;

d. Outros produtos industriais: até 900 euros / pessoa (adultos) e até 450 euros / pessoa (menores de 15 anos).

Chegando na fronteira, tem aduana.

E nem pense em esconder a muamba no carro. Você não está na Ponte da Amizade, mas sim numa fronteira com regras europeias onde o único jeitinho é pagar o imposto. Eu mesmo fui parado pela fiscalização espanhola na volta, e para total decepção do fiscal, que fez questão de vasculhar o carro, eu não tinha nada além de uns 2 perfumes e uma máquina fotográfica. Aposto que o catalão viu brasileiro e pensou: é hoje que eu pego um daqueles sacoleiros brasileiros!

As lojas mais interessantes estão na Avinguda Meritxell, incluindo o Shopping Pyrénées que embora de fora possa parecer pequeno, estende-se por trás dos prédios – uma excelente opção para compras.

Uma das entradas do Shopping Pyrénées.

Para perfumes sugiro a Perfumeria Júlia que tem uma loja enorme na Avinguda del Príncep Benlloch, bem no centro, e trabalha com as principais marcas – fico devendo a foto da loja!

Lojas de perfumes…
De eletrônicos e de artigos esportivos são a maioria.

É possível ter uma boa idéia da quantidade e do tipo de loja que existe em Andorra pelo site oficial de turismo, que tem um excelente diretório com as lojas da região.

Ainda com relação à isenção de impostos, note que o combustível em Andorra é significativamente mais em conta que nos seus vizinhos Espanha e França. Então, pouco importa para que país você vá em seguida, aproveite para encher o tanque antes de se despedir de Andorra.

Já de volta à parte baixa, dê olhada no Rio Valira que cruza a cidade. A Pont de Paris, embora bela e moderna, destoa um pouco do restante das construções da cidade e do clima de vilarejo na montanha.

Rio Valira.
Pont de Paris.

Um dos lugares que infelizmente não pude curtir foi o Caldea, um SPA termal chiquérrimo em formato de igreja de vidro.

Olhando assim não dá para jurar que é uma igreja?

Se por fora o lugar já é lindo, espere para ver as fotos oficiais do interior do SPA aqui. A entrada, custa €34,50, e os tratamentos podem ser comprados à parte ou num pacote mais completo. Vide site oficial para maiores detalhes.

A alta temporada de Andorra acontece durante o inverno, pois é neste período que os europeus lotam os hotéis do principado para curtir as pistas de ski da região. Plenamente justificável, um lugar tão charmoso quanto este deve mesmo ser um belo destino para férias de inverno.

Assim, seja para uma parada mais longa numa jornada entre a Espanha e a França, seja para um bate-e-volta chique, sugiro Andorra. Vale a pena!

Então, já sabem, se eu voltar para Andorra é porque acertei os 6 números mágicos. Adéu! (tchau em catalão).

Booking.com

Posts relacionados
Cebu, uma maravilhosa primeira impressão das Filipinas
Diogo Avila
Como ir do Aeroporto Charles de Gaulle para Paris (e vice-versa)
Diogo Avila
Disneyland Hotel, uma experiência digna da realeza
Diogo Avila

55 comentários

luiz carlos ruiz 1 de novembro de 2016 at 21:06

Só pra dizer que é/foi muito util visitar seu site. Pretendo ir de Barcelona pra lá, de ônibus. O que voce acha???

Responda
luiz carlos ruiz 1 de novembro de 2016 at 21:04

Diogo estou planejando minha viagem pra Europa pro ano que vem. Ali por abril. No roteiro que fiz já havia incluido uma estada de 3 dias em Andorra. Vendo suas informações descobri que posso ir diretamente a Barcelona e de lá visitar Andorra. Foi muito util. Pretendo ir de ônibus. é possivel, né???

Responda
Diogo Ávila 2 de novembro de 2016 at 16:40

Obrigado Luiz
Acho que dá para ir sim. Eu fui de carro. Só busque uma empresa antes para ter certeza. Abraço.

Responda
Anônimo 20 de outubro de 2016 at 01:28

Olá Diogo! Tem táxis em Andorra? Se não tem transporte público nem Uber, essa é a única salvação. Quero passar lá no inverno e ir nas estações de ski. Existem serviços de transporte que levam as pessoas nas estações de ski? Obrigado!

Responda
Diogo Ávila 20 de outubro de 2016 at 19:26

Boa tarde. Tem sim!
Abraço.

Responda
Joao S 23 de julho de 2016 at 22:00

excelente, meu sonho é visitar andorra, e se possível, ficar por lá hehe

Responda
Mário Ivan Araújo Bezerra 25 de março de 2016 at 00:49

OK, Diogo, muito obrigado.

Responda
Mário Ivan Araújo Bezerra 24 de março de 2016 at 21:05

Prezado amigo, pretendo passar dois dias em Barcelona em setembro de 2016.Quero, naturalmente, conhecer Andorra. Pergunto-lhe, então, se é fácil conseguir, em Barcelona, uma VAN com capacidade para 7 passageiros, com motorista/guia, que possa nos levar até lá e voltar no mesmo dia? Você saberia dar alguma orientação a respeito?

Responda
Diogo Ávila 25 de março de 2016 at 00:28

Mário,
Encontrar um carro com tal característica é fácil, a própria RentalCars (vide banner) tem carros ou vans para 7 lugares.
Agora motorista particular só mesmo numa agência de turismo local. Fico te devendo este detalhe.
Abraço.

Responda
Unknown 28 de outubro de 2015 at 00:29

Oi, Diogo! Obrigada por compartilhar essas informações tão preciosas! Estou indo com minha família para a Espanha em dezembro, e lá nos juntaremos a uma família de amigos (são quatro crianças ao todo) para passarmos quatro dias em Andorra. Estou com um pouco de receio de alugarmos um carro para fazermos a viagem, pois a estrada estará com neve e nenhum de nós tem costume em dirigir nessas condições. Pensei em irmos de trem. Vc acha que lá é imprescindível ter carro? Desde já agradeço a atenção! Elina.

Responda
Diogo Ávila 28 de outubro de 2015 at 19:19

Elina, obrigado!
Olha, uma vez lá de fato acho que o carro será dispensável. A cidade em si pode ser percorrida a pé.
E a estrada até lá é bem sinuosa mesmo.
Boa Viagem!!!

Responda
Jessica Garcia 21 de outubro de 2015 at 13:49

Olá Diogo, tudo bem?

Pelo o que eu vi você só passou um dia lá, mas você achou um lugar interessante para se morar?

Também sou advogada e estou tentando encontrar um trabalho em Andorra, mas gostaria de saber a opinião de alguns brasileiros sobre morar lá. Não conheço ninguém que foi para Andorra, então por mais que você só tenha passado um dia lá, vai ser a maior referência possível até o momento. rsrs

Obrigada,
Jessica Garcia

Responda
Diogo Ávila 21 de outubro de 2015 at 19:26

Putz Jessica, se passando alguns dias é difícil responder à sua pergunta, imagine com um dia??? Kkkkk
Olha, o que posso lhe dizer é que o lugar me pareceu bastante desenvolvido e tranquilo.
Agora para morar é outra coisa. Sugiro você tentar algum contato com o governo local para saber as regras de imigração primeiro.
Abraço.

Responda
Anônimo 15 de outubro de 2015 at 21:44

Olá Diogo,
Irei para Andorra agora em dezembro e gostaria de saber se você indica um hotel ou região ideal para hospedagem.
Muito legal seu blog, parabéns!!

Responda
Diogo Ávila 15 de outubro de 2015 at 23:35

Oi, obrigado. Como fiz um bate e volta, não tenho nenhum hotel para indicar. Boa viagem!!!

Responda
Anônimo 21 de julho de 2015 at 14:19

Você recomendaria bate e volta ou dormir uma noite? Tenho 10 dias apenas e estou indecisa. Obrigada por responder ! Thaís

Responda
Anônimo 20 de julho de 2015 at 23:40

Olá, boa noite!! estou pesquisando sobre Andorra, cai no seu blog!! todo lugar que vejo sempre mostram belissimas paisagens naturais. Dá para ir até esses locais em um dia? É perto do centrinho? pretendo ir no começo de dezembro. Thais (thaisnucci@gmail.com)

Responda
Diogo Ávila 21 de julho de 2015 at 01:01

Oi Thais,
Olha, o principado é bastante pequeno, o centro é algo para conhecer em uma manhã ou tarde, sobrando bastante tempo para percorrer os arredores.

Responda
Alexandre Davila 27 de maio de 2015 at 02:25

Boa Noite Diogo
Gostaria de saber ser vç conhece alguem que faz serviço de transfer de Barcelona para Andorra?
Alexandre

Responda
Diogo Ávila 27 de maio de 2015 at 09:30

Olá Alexandre,
Infelizmente não conheço.
Abraço.

Responda
Ana Carla Carvalho 27 de maio de 2015 at 12:45

Se servir onibus, tem os que saem do aeroporto de Barcelona para Andora. Da uma olhada nesse site: http://www.andorrabybus.com

Responda
Ana Carla Carvalho 22 de março de 2015 at 20:38

Muito obrigada, tava preocupada! Na verdade minha viagem é para Tunísia no sábado, por Madri, mas to preocupada das coisas se complicarem por lá e to deixando um segundo roteiro já engatilhado. Ah, vá pra lá sim, uma das viagens mais legais que já fiz, sou doida para voltar de motorhome (fui de carro), não deixe de incluir pelo menos uma noite na Bósnia e de colocar a Eslovenia no roteiro também (fui em outra viagem e me apaixonei), qualquer dúvida me manda email 🙂
PS: desculpa ter errado seu nome, só percebi agora, rsrs

Responda
Diogo Ávila 22 de março de 2015 at 21:25

Ana, relaxa. Kkkk
Putz Tunísia parece bem interessante. Mas agora sei não. Quando fui para o Oriente Médio, estava com Egito no roteiro, mas a revolução bagunçou meu roteiro e tive que colocar mais dias num outro destino e deixar o Egito para depois – uma pena porque é um sonho antigo.
Eu vou sim para estes lados da Europa em breve. Era para ser este ano, mas uma oportunidade diferente surgiu e resolvemos deixar para a próxima.
Boa Viagem!!!

Responda
Ana Carla Carvalho 27 de maio de 2015 at 12:44

Oi, voltando só para agradecer a atenção, acabei indo para Andorra mesmo e adorei, assim como você, não tive nenhum problema na fronteira, nem fui parada. Só deixar um alerta para quem for de carro, evitem ir à noite, como eu fiz, a ida ficou muito mais tensa e cansativa que a volta, de dia. Ah, nem tinha lido sua resposta anterior, hehe… Dei sorte no Egito, já fui depois da primavera árabe, mas no dia que eu estava no aeroporto esperando meu voo de volta a coisa voltou a ficar tensa e as revoltas recomeçaram. Definitivamente não é a época de conhecer essa região, uma pena

Responda
Diogo Ávila 27 de maio de 2015 at 12:51

Oi Ana,
Agradeço por dividir a dica quanto à volta conosco.
Ah o Egito… Tá dificil! Uma pena mesmo.
Abraço

Responda
Ana Carla Carvalho 22 de março de 2015 at 16:08

Oi Diego, tudo bem? Você sabe dizer se para ir de carro da Espanha para Andorra é preciso informar na locadora ou algum seguro especial? Pergunto pois ano passado fui para Bósnia e Montenegro, com um carro que aluguei na Croácia e tive que pagar um seguro para isso, que foi conferido na fronteira. Aconteceu o mesmo com você em Andorra? No mais, adorei o post, ajudou muito meus planos! Obrigada

Responda
Diogo Ávila 22 de março de 2015 at 19:03

Oi Ana,
Não me questionaram nada, nem na locadora, nem na fronteira. Apenas me pararam para conferir se não tínhamos muitas compras.
Aliás adorei a sua informação, pois estava pensando em ir para estes países no próximo ano.
Valeu!

Responda
Ana Lúcia 26 de fevereiro de 2015 at 15:12

Obrigada Diogo. Vou tentar de novo.

Responda
Ana Lúcia 20 de fevereiro de 2015 at 21:27

Oi Diogo,
Vi que você foi de Barcelona para Andorra de carro, e nós também estamos pensando em fazer isso, mas não encontramos locadoras que permitisse a entrega do carro em Andorra ou mesmo em Toulouse, que será nosso destino seguinte. Você conhece alguma locadora que possa nos indicar? Desde já te agradeço.
Ana Lúcia

Responda
Diogo Ávila 21 de fevereiro de 2015 at 05:40

Ana.
Bem estranha esta restrição…
Eles poderiam aceitar isto tranquilamente. Você tentou na AVIS, Hertz, EuroCar e outras locadoras conhecidas?
Abraco.

Responda
Ana Lúcia 14 de fevereiro de 2015 at 22:49

Oi Diogo,
Adorei o seu blog. Anotei tudo. Eu e meu marido estamos indo para Andorra no dia 8 de maio, vindo de Barcelona e depois indo para Toulouse. Vamos ficar por lá 4 dias e pretendemos conhecer as regiões ao redor de Andorra.Já li tanto a respeito que já "quase" conheço tudo e as fotos que você postou só aumentou nossa vontade de ir prá lá. Morar??? Ôôô quem sabe…

Responda
Diogo Ávila 25 de novembro de 2014 at 22:00

Infelizmente não tenho esta informação!
Valeu!

Responda
Johnnie Lustoza 25 de novembro de 2014 at 20:29

Infelizmente eu não tive a oportunidade de visitar Andorra. Felizmente estou me preparando para um mochilão pela Europa ano que vem e pretendo colocar Andorra no meu roteiro. Você sabe alguma dica de pubs interessantes, com cervejas artesanais, ou mesmo se existem cervejarias artesanais por lá? Obrigado e parabéns pelo post.

Responda
Cynthia Bailly 31 de outubro de 2014 at 02:15

Parabéns pelo blog ! Dicas super legais! Vamos para barcelona em janeiro , inverno, vc tem informação sobre as condicões de estrada para ir para lá ? Não temos hábito de dirigir com neve …
mais uma vez obrigada,pelas suas informações .

Responda
Diogo Ávila 31 de outubro de 2014 at 22:08

Cynthia,
Obrigado!
Como fui no verão, não tive esta experiência, mas sugiro que você dê uma olhada no site oficial de Andorra, muito provavelmente eles têm algo lá.
Eu dirigi apenas uma vez na neve. Na prática, é só ter mais cuidado que o normal e ir muito, mas muito mais devagar.
Boa Viagem!!!!

Responda
Anônimo 7 de setembro de 2014 at 19:24

Diogo, adorei as dicas. Estive 2 vezes em Barcelona mas me desloquei para o sul em direção a Granada. Depois das suas fotos e comentários não deixarei de ir a Andorra. Obrigada.

Responda
Diogo Ávila 8 de setembro de 2014 at 17:15

Obrigado.
Vá sim que é muito bacana!!!

Responda
rejane ferreira 13 de maio de 2014 at 19:04

Estivemos em Andorra no mês passado( eu e meu marido) e adoramos….pretendemos voltar um dia, é um lugar mágico e a viagem de carro deste Barcelona não tem preço.Passamos uma noite no Hotel Pyrénées, 4 estrelas por 55 euros.Fizemos compras no shopping E.Leclerc que tem preços maravilhosos.

Responda
SOL 2 de abril de 2014 at 18:32

Olá, Adorei tudo que você postou aqui, que fotos lindas!!!!!….Em setembro estarei em Barcelona e pretendo dar uma esticada até Andorra, para conhecer e fazer umas comprinhas…rss. Qual o clima lá em setembro? Você acha que dá ir num dia e voltar em outro? Conhece algumas lojas com novidades em eletrônico? meu marido adora essas novidades….rssss. Se tiver algum hotel central, bom e barato, por favor, me indique também.Obrigada

Responda
Diogo Ávila 2 de abril de 2014 at 20:34

Olá.
Acredito que em setembro a temperatura seja bem agradável, mais quente até que a que tive quando fui para lá.
Olha, acho que passar uma noite seja o mínimo ideal.
Putz nome de lojas eu não tenho, mas garanto que os preços são os melhores da Europa. Não chega a ser tão bom quanto nos EUA, mas é muito melhor que na Espanha e no Brasil (claro!).
Como só passei o dia, não tenho informações de hotéis.
Boa Viagem!!!

Responda
SOL 24 de abril de 2014 at 20:57

Valeuuu!!! Diogo, obrigada

Responda
Anônimo 19 de março de 2014 at 16:49

Olá, Diogo…enviei msg mas ela sumiu….Vou tentar novamente….Parabéns pela sua facilidade em se expressar…Esse ano nossa viagem de férias passa por Andorra, se tivesse visto seu site antes teria pego mais dias..são somente dois. Você conhece alguma agencia que fornça serviço de transporte compartilhado em Barcelona? Chegaremos de navio dia 09/05 e temos só dois dias reservados em Andorra…queríamos o transporte mais rápido mas de taxi comum fica muito caro…Estamos beirando os 70 mas ainda nos aventuramos…um pouco. Moramos em Ubatuba, vamos para SP depois para Santos e desembarcamos em Barcelona…ufa
Se tiver algumas dicas, por favor, serão muito bem vindas. Abçs Elia

Responda
Diogo Ávila 19 de março de 2014 at 18:07

Oi Elia,
Andorra é um lugar muito bacana mesmo, ainda bem que você conseguiu alguns dias lá.
Bem infelizmente não conheço nenhuma empresa que forneça este serviço.
A saída seria mesmo alugar um carro. A estrada é excelente e bem tranquila. E vocês têm a vantagem de fazer um cronograma próprio. Vale investir.
Abraço e uma excelente viagem para vocês!

Responda
Anônimo 24 de julho de 2013 at 14:12

Estou indo a Andorra mês que vem saindo de Barcelona.
Obrigado pelas fotos, pois não precisarei me preocupar com elas.
As suas dizem tudo.
Abçs
Roger

Responda
Diogo Ávila 24 de julho de 2013 at 20:24

Roger, Obrigado.
Uma colega de trabalho voltou de lá semana passada e adorou.
Como ela estava com crianças foi a um parque chamado Naturlandia. Parece muito bacana mesmo.
Boa Viagem!

Responda
Irene Dantas 14 de junho de 2013 at 23:30

Olá. Parabéns pelo site. Amei as dicas. Vou pra Barcelona e Paris mas vou dar uma pausa de 2 dias em Andorra. Suas dicas me ajudaram muuuuito. Gostaria de saber apenas se sabe me informar que horas fecha o comércio lá aos sábados.

Responda
Diogo Ávila 16 de junho de 2013 at 00:37

Olá Irene,
Infelizmente não tenho esta informação, mas você poderá obtê-la no link mencionado no post.
Boa Viagem!

Responda
Juliana cs 20 de maio de 2013 at 02:02

Demais!!!
Parabéns!!!
Adorei as dicas 🙂

Responda
Diogo Ávila 20 de maio de 2013 at 02:08

Juliana Muito obrigado! Espero ter ajudado.
Se desejar, siga-nos no Twitter @cumbicao e curta a nossa página no Facebook (www.facebook.com/cumbicao).

Responda
Anônimo 17 de maio de 2013 at 13:58

Muito legal seu site, dicas valiosas para quem gosta de viajar, parabéns!!!!!

Responda
Diogo Ávila 17 de maio de 2013 at 21:17

Muito obrigado! Espero ter ajudado.
Se desejar, siga-nos no Twitter @cumbicao e curta a nossa página no Facebook (www.facebook.com/cumbicao).

Responda
Rogerio Doretto 2 de abril de 2013 at 17:41

Olá Diogo, como vai?
Meu tio acaba de retornar de lá, gostou muito pq foi para esquiar, o que confesso não ter nem um pingo de vontade, mas disse que para compras foi muito bom. Ele me trouxe acessórios de vestuário para utilizar como motocicletas e fiquei abismado com a diferença de preço em relação aos USA. Em Andorra saiu pouco mais da metade do preço de lojas americanas, que possuem preços tabelados, se comparar com o Brasil então, afff… gastei 1/3 do valor que gastaria aqui.
Estou pensando em ir para conhecer e aproveitar para trazer mais alguns ítens.
Seu post ajudou bte.
Muito obrigado.
[]s

Responda
Diogo Ávila 2 de abril de 2013 at 20:37

Rogério,
Primeiramente muito obrigado por sua visita e comentários.
Embora goste de moto, prefiro ver os outros andarem do que andar… De fato, existem muitas lojas lá especializadas, o que é uma surpresa para um lugar tão pequeno.
Fiquei surpreso em saber dos preços.
Se você puder, faça uma viagem para lá de moto. A estrada tem um visual fantástico e acredito que seja um daqueles passeios de moto memoráveis.
Só fique esperto com a alfândega local!
Ah, e fique à vontade para contar a sua experiência para nós!!!
Abraço.

Responda
Anônimo 20 de março de 2013 at 19:31

Oi!!

Estou viajando dia 09 de abril p Barcelona e gostaríamos de fazer este passeio para Andorra.Mas,será que dá p esquiar ainda nesta época? vc sabe de algum roteiro para trilhas tb?? obrigada!
cybelle

Responda
Diogo Ávila 20 de março de 2013 at 20:36

Olá,
Adoraria poder te ajudar, mas tive oportunidade de passar por Andorra no verão…
Sugiro que você consulte diretamente o Departamento de Turismo do Principado: http://www.andorra.ad/en-US/About_Andorra/Pages/informacio_practica.aspx
Quanto às trilhas, pelo curto tempo que passei lá não fiz este tipo de passeio.
Boa Viagem!
Ah, e fique à vontade para compartilhar conosco a sua experiência de Andorra.

Responda

Deixe um comentário