Image default

Como requerer visto de turismo para Dubai

Assim como alguns outros destinos de viagem, Dubai exige a emissão de visto aos brasileiros que pretendem visitá-lo. Até ai sem grandes novidades. Diferença fica por conta do procedimento, que é bem diferente daquele que estamos acostumados, ou seja, ir até o consulado, entregar os documentos exigidos e eventualmente ter uma breve entrevista.

UPDATE: a exigência de visto prévio para os Emirados Árabes caiu

Confira ai como solicitar.

Para quem vai para Dubai à lazer, podem ser aplicados, a princípio dois tipos de visto, um de turismo propriamente dito e outro de trânsito, que pode ser utilizado por quem passará um curto período no emirado.

Ambos podem ser obtidos diretamente junto à Emirates (apenas se você voar por ela) ou junto a um dos “sponsors” indicados aqui. Caso você esteja voando de Emirates, basta requerer o visto diretamente no site deles. Para tanto são necessários os seguintes documentos:

• Bilhete aéreo chegando e saindo de Dubai com passagem da Emirates;

• Passaporte com validade por pelo menos 6 meses da data da entrada no país;

• Reserva de hotel;

• Cartão de crédito internacional para que eles possam efetuar uma espécie de bloqueio/garantia durante a sua estadia. Este valor é liberado quando do seu retorno ao Brasil.

Ah, não adianta já ir solicitando muito antes da viagem não, o pedido deve ser processado em até 60 dias do embarque. A Emirates tem um canal próprio para dúvidas a respeito de tal visto: visasao@emirates.com

O custo do visto de turismo é de US$ 75, mas vale conferir o valor atualizado no site da Emirates.

O procedimento pode parecer simples, mas é um pouco chato, pois o sistema às vezes trava e o tamanho dos arquivos a serem digitalizados é um empecilho. Gastei fácil umas duas horas para completar o procedimento para duas pessoas. Em compensação, o prazo de entrega foi a jato. Em menos de 12 horas estávamos com o visto no e-mail. Maravilha!

Como é tudo processado eletronicamente, como o da Austrália, o visto deve ser impresso e apresentado junto com o passaporte no check-in.

O outro tipo de visto, embora chamado de trânsito, pode atender alguns dos viajantes.

Se você for permanecer entre 8h e 96h em Dubai e estiver em conexão, ou seja, seu bilhete aéreo é Brasil-Dubai-Destino X (e volta da mesma forma), você poderá aplicar-se para um visto temporário ou de conexão que custa US$ 55.

Fique atento apenas que neste caso também é necessário ter passaporte com validade de no mínimo 6 meses da data da chegada; ao tempo de permanência; e ao fato de que o seu destino de viagem em ambas as pernadas de voo, como dito não pode ser Dubai, mas sim outro país qualquer.

Quem for ficar menos que 8 horas em conexão não precisa de visto, mas evidentemente também não pode sair do aeroporto. Ok?

Embora exista sim um programa de emissão ao desembarcar no aeroporto de Dubai, na data deste post, o Brasil não figurava na lista de países participantes. Vale sempre conferir para atualizações.

Já com a passagem emitida, e procurando informações a respeito do visto em alguns fóruns de discussão, e no próprio Lonely Planet, é que fui me dar conta de que talvez os Emirados Árabes pudessem criar algum problema com o fato de termos nos nossos passaportes, carimbos recentes da imigração de Israel.

Li alguns relatos mais antigos de problemas sérios ou pequenos contratempos na imigração de Dubai por conta disso; e nenhuma posição confiável e atualizada a respeito do tema.

Para quem não sabe, alguns países simplesmente recusam visitantes, mesmo de outras nacionalidades, que tenham passado por Israel.

Buscando uma resposta conclusiva para a questão do israeli stamp, topei com esta informação disponível no embaixada dos emirados nos EUA que colocou um fim à dúvida e demonstrou para Dubai isto não é problema algum (bacana!).

E ai? Planejando viajar para Dubai?

Em breve publicaremos uma série de posts sobre este destino. Aguarde!


Quer receber mais dicas de viagem e saber quando saem os próximos posts?

Curta nossa página no Facebook, aqui.

Siga-nos no Twitter @cumbicao.

E no Instagram – Cumbicão

Booking.com
Posts relacionados
Cebu, uma maravilhosa primeira impressão das Filipinas
Diogo Avila
Disneyland Hotel, uma experiência digna da realeza
Diogo Avila
Viagem às Filipinas: roteiro e dicas
Diogo Avila

3 comentários

carol 20 de outubro de 2014 at 12:01

Gente, bloqueio no cartão de quanto?

Responda
Diogo Ávila 20 de outubro de 2014 at 19:07

Oi Carol,
De acordo com as regras dos Emirados, o depósito é de AED 2.000 (vide: http://www.emirates.com/ae/english/plan_book/essential_information/visa_passport_information/prearranged_uae_visas.aspx)
Att.

Responda
Caroline Klovan 21 de outubro de 2014 at 16:19

Muito obrigada Diego!
Parabéns pelo blog!

Responda

Deixe um comentário