4 de dezembro de 2014

Dicas da Suíça - Glacier Express: a melhor viagem de trem da Suíça


Converse com alguém por alguns minutos sobre viagem (eita assunto que rende!) e você notará que todo mundo tem alguma experiência de viagem que considera única ou imperdível num determinado destino.


Seja um voo de balão na Capadócia, ou um pulo de bungy jump na Nova Zelândia, todo mundo tem uma experiência de viagem inesquecível ou que gostaria de realizar, as nossas intermináveis wish lists.

Quase unanimidade entre todos aqueles que visitam a Suíça, GlacierExpress detém o título de viagem de trem mais lenta e mais bela viagem cênica mundo.

Percorrendo em aproximadamente 8 horas o trecho de St. Moritz à Zermatt o Glacier Express cruza as mais belas paisagens alpinas da Suíça.

Em operação desde 1930, o Glacier Express percorre os 291 km entre Davos/St. Moritz e Zermatt (também no sentido inverso) em 8 horas. Não disse que era a viagem de trem mais lenta do mundo? Numa conta rápida a média horária é de uns 36km/h.

O trem passa por nada menos que 291 pontes (uma por km percorrido!) e 91 túneis.
O roteiro do Glacier Express.
Uma das várias pontes.
O Glacier Express é relativamente curto, são apenas 6 vagões, sendo que um deles funciona como cozinha e bar panorâmico.

Mesmo que você esteja sentado do lado oposto à uma determinada paisagem, as grandes janelas panorâmicas possibilitam que você consiga apreciar a vista pouco importando de que lado sente. Particularmente não notei um lado melhor que o outro.

As poltronas são confortáveis e há muito espaço para as pernas. Afinal nada mais essencial numa viagem tão demorada. Quem desejar esticar ainda mais as pernas, pode aproveitar as paradas que ele faz no caminho - mas seja breve, pois ele não fica mais que 5 minutos na estação.

E por falar em espaço, como ele têm uma quantidade mais limitada de poltronas, há espaço suficiente para as malas.
Poltronas confortáveis e um tremendo janelão, pena que não é anti-reflexivo.
O vagão é super espaçoso.
Ideal também para quem viaja com crianças!!!
Durante o percurso, eles fornecem um fone de ouvido pois durante a viagem eles não só contam alguns fatos curiosos a respeito da Suíça e da região percorrida, como alertam, no momento certo, para uma determinada paisagem. Bem legal!

No trajeto, que tem como seu ponto mais alto o Oberalp Pass (2033m) e mais baixo a cidade de Chur (585m), é possível avistar o Piz Bernina (4049m) e o Dom, a mais alta montanha integralmente em solo suíço com 4545m, já que o Matterhorn na verdade está na Itália.
Reparem na variação de altitude durante o percurso.
O passeio no Glacier Express é gratuito para quem tem o Swiss Pass e existem descontos para outros tipos de passes conforme abaixo:

Discount
Season ticket type
Ticket without discount
none
1/1
Half Fare Card, Railcard
1/2 price
1/2
The General Abonnement
free
others
1-day Travelpass with Half fare Card
free
others
Junior or Grandchild Travelcard, Family Card STS
(children between 6 and 16 years when accompanied 
by a parent or grandparent with a valid ticket)
free
Junior Card
Children -6 years
free
children -6 years
Children 6-16 years
1/2 price
children 6-16 years
Swiss Transfer Ticket
none
1/1
Swiss Transfer Ticket, Transfer Days
free
others
Swiss Half Fare Card
1/2 price
1/2
Swiss Card
1/2 price
1/2
Swiss Card, Transfer Days
free
others
Swiss Pass, Swiss Flexi Pass, Swiss
Youth Pass, Swiss Saver Pass
free
others
Eurailpass
(Please buy this ticket on the station or in the train)
25%
others

Para quem não tiver o SwissPass, a passagem custa CHF 145 para o trecho mais longo que é de St. Moritz à Interlaken. Para consultar o preço atualizado ou de/para outros partidas/destinos, confira aqui.
Glacier Express, uma das grandes vantagens do Swiss Pass.
Independentemente da existência de desconto ou não, a reserva é obrigatória para todos os passageiros abaixo de 6 anos de idade, e custa CHF 33 por passageiro.

Ela deve ser feita diretamente na página de reservas. E como é algo bastante concorrido, eles só abrem as datas para reservas 90 dias antes. Portanto, sugiro que vocês anotem ai na agenda para não perder a data e a oportunidade de reserva!

O procedimento é bastante simples, você escolhe as datas e insere os dados dos passageiros. A seguir ele abre uma página para que você escolha se deseja uma refeição à bordo para ser servida diretamente na sua mesa. O sistema não permite que você escolha os assentos, os quais são automaticamente atribuídos. Aqui um mapa dos assentos.
Bar.
E almoço com vista. Ou melhor com vistas!!!
O pagamento só pode ser feito via cartão de crédito, VISA e MasterCard apenas. Minutos depois você recebe o comprovante de sua reserva no seu e-mail. Moleza.

Ai é só relaxar e curtir a paisagem pelas janelas de uma das mais famosas viagens de trem que existe!!!

Confira ai:




Oberalppass.






Quer receber mais dicas de viagem e saber quando saem os próximos posts?
Curta nossa página no Facebook, aqui.
Siga-nos no Twitter @cumbicao.
E no Instagram – Cumbicão.

Booking.com

19 comentários :

  1. Oi, Diogo. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Boia – Natalie

    ResponderExcluir
  2. Demais ne? Lindissimas as fotos! Parabens pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liana, a Suíça é linda mesmo.
      Ah, num dos meus posts iniciais fiz um link para o seu blog.
      Bjs.

      Excluir
  3. Diogo, que mês você fez essa viagem?

    ResponderExcluir
  4. Olá Diogo! Vc poderia me dizer como funciona o embarque com malas no Glacier Express? Posso levar minhas malas, ou há serviço para despachar a bagagem( Fast Baggage)? Obrigada. Carolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina,
      Olha não me lembro de ter um serviço de despacho. Entrei no vagão com as nossas bagagens como em qualquer outro trem (top) europeu. Tem bom espaço para malas.

      Excluir
    2. Muito obrigada pela resposta, Diogo. Seu blog é sensacional! Estou colhendo algumas dicas da Suíça.

      Excluir
  5. Diogo, pode me informar se o Glacier Express funciona no periodo de final de outubro e em novembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cyro, boa noite.
      Me parece que entre 23 outubro e 11 dezembro ele não opera. Ao menos é o que consta do time-table oficial.
      Abraço.

      Excluir
  6. oi, Diogo. Vou para lá em janeiro e quero comprar o swiss pass em Lugano no primeiro dia. Portanto, quero fazer só a reserva pelo site, mas não consigo! o preço aparece só o total, incluindo o bilhete de trem. Podes me ajudar e me falar como você fez só a reserva? obrigada

    ResponderExcluir
  7. Aline, fiz a reserva direto com eles informando que tinha o SwissPass. Deve ter mudado algo no sistema. Sugiro enviar um email para eles. Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Boa noite Diogo! Acabei de fazer a compra para o Glacier, recebi um e-mail, mas não tem nenhuma especificação dos lugares, etc. É necessário ir a bilheteria para retirar as passagens? Obrigada! Maíra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando compramos já saíram todas as informações ao final.

      Excluir
  9. Olá! Diogo, bom dia!
    Ontem fiz a reserva de dois lugares no Glacier e efetuei o pagamento incluindo as refeições. Recebi um e-mail confirmando a compra e com um número de "ordem", mas nenhuma informação das passagens, como dia, hora, assentos, etc. Ao consulta o site da empresa, consta a informação que não há nenhuma "ordem" no meu registro. Eu devo retirar as passagens na bilheteria com esse número de ordem informado? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maíra, quando comprei saia já tudo pelo site: bilhete, lugares, logo não precisava fazer nada além de apresentar ao bilheteiro. Talvez tenha mudado. Agora o fato de não aparecer nada no seu registro assusta. Acho que vale enviar um email para eles. Abraço.

      Excluir
  10. Olá Diogo! Pirei qdo vi seu blog! Estamos com viagem marcada para a Suíça de 14 a 28 de março. Programamos ficar em Zurique de 14 a 17,em Interlaken de 17 a 20, em Montreaux de 20 a 23 e em Zermatt de 23 a 26,voltando pra Zurique de 26 a 28 qdo seguiremos a viagem.Preferimos não passar em Lugano por ter que dar uma volta enorme,assim como não programamos Saint Moritz pelo mesmo motivo,achamos que 8 horas de trem era demais da conta! Mas depois que vi tudo aqui pirei em querer pelo menos viajar com a Glacier Express para curtir esse trem e esse visual todo!!! O que vc me aconselha, Diogo? Acha que vale a pena eu ir mesmo que seja pra parar antes de Saint Moritz... Agradeço desde já pela atenção, adorei seu post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Janine.
      Ai estas perguntas de tempo x itinerário são sempre complicadas porque dependem do interesse, pique de viagem e etc.
      Acho que as horas no Glacier Express passam voando diante de tantas paisagens elas. Não deixaria de ir não.
      Boa viagem. Abraço.

      Excluir

Deixe seu comentário, sugestão ou dúvida aqui