Image default

Trabee Pocket: Excelente app para controle de gastos em viagem.

Trabee Pocket

Trabee Pocket.

Que, atire o primeiro passaporte quem nunca utilizou o celular em viagens. Vamos hoje conhecer um super app para o seu celular que vai te ajudar no controle dos gastos de viagem, o Trabee Pocket.

Atualmente é relativamente difícil encontrar alguém que consiga viajar se utilizar um smartphone. Seja para buscar a localização de uma atração, ver a cotação do câmbio, comprar ingresso de um show, saber se amanhã chove ou sai sol, conferir o status do voo, ou simplesmente tirar uma foto e compartilhar nas redes sociais; o telefone é sem dúvidas a ferramenta número um dos turistas.

Quem nunca ao menos ouviu falar de gente que viaja sem telefone (para não ter problemas com a Receita Federal na volta) e corre até a loja da Apple já com tremedeira de abstinência?

Hoje, celular em viagem não é luxo nem comodidade, é facilidade!

Neste mar de funcionalidades, a quantidade de aplicativos ou simplesmente apps é enorme. Tem aplicativo para praticamente tudo. Bastam alguns minutos vagueando pela Google Play ou pela Apple Store para lotarmos com facilidade os nossos telefones com aplicativos. Muitos úteis sim, outros nem tanto.

Aqui em casa, como ainda não encontramos a semente da árvore de dinheiro, sempre que a gente viaja, sai de casa com um orçamento pré-definido.

E como não gosto de chegar de viagem e descobrir que gastei mais do que devia, tenho por hábito anotar o quanto a gente gasta. Em tudo! Nos mínimos detalhes. Chatice? Não! Consumo consciente mesmo. Fora que isto me permite depois reportar aqui no blog o quanto custaram os principais itens, como alimentação, hospedagem, transporte e por ai vai.

No começo, anotava os gastos num caderno pequeno o suficiente para caber no bolso. Com os smartphones, passei a fazer tabelas no excel. Mas isto não era nada prático, e resolvi voltar para o papel, num retrocesso impensável para quem como eu adora tecnologia.

Mas e os apps? Confesso que não haviam me convencido. Eram pouco práticos, confusos e não permitiam exportar os dados, prejudicando a minha ideia de guarda-los em plataformas mais seguras e intercambiáveis que o celular, o qual se perde, estraga, ou você troca e os dados já eram.

Mas preparando uma nova viagem, a qual envolverá moedas diferentes, resolvi refazer as minhas pesquisas de apps e fomos convidados* a testar o Trabee Pocket.

Atendendo tanto às plataformas Android quanto Apple, fiquei muito bem impressionado com as funções e facilidade de uso do programa.

O programa tem uma interface bem intuitiva e extremante fácil de utilizar.

Tudo começa com o cadastro da viagem. Basta dar um nome para ela e em seguida colocar o período da viagem e o principal destino, caso vá ficar em mais de um lugar.

O próximo passo é adicionar um budget, um orçamento para sua viagem. Ele pode ser tanto em reais quanto em qualquer outra moeda. Esta etapa é opcional, mas como o objetivo do programa é controlar os gastos de forma que você saiba o quanto tem restando no bolso, vale preencher.

Trabee Pocket

Isto feito, vem a inserção das moedas nas quais você pretende realizar gastos. Há moedas de tudo quanto é lugar. Você seleciona a moeda e já pode deixar ligada a função de sincronismo automático da taxa de câmbio. Muito útil!!!

É uma pena que as moedas não estejam em ordem alfabética, sendo um pouco demorado procurar em meio a tantas. Fica aqui uma sugestão de melhoria: ordenar as moedas de uma forma mais clara.

Trabee Pocket
Tem moeda de tudo quanto é canto

Uma dica para facilitar a sua vida: mesmo que você não tenha nenhum budget para uma determinada moeda e pretenda fazer gastos com ela, coloque zero. Isto fará com que ela apareça na lista de moedas para lançamento dos gastos.

Pronto, com a sua viagem criada, basta clicar nela e abrir a tela principal. Para adicionar uma nova despesa, é só arrastar para baixo para ter acesso à página de lançamento dos gastos.

Trabee PocketTrabee Pocket

Ali vocês têm a moeda na qual a despesa deverá ser lançada. Se você quiser alterar a moeda na qual a despesa é lançada, basta clicar no botão. Ele irá circular entre as moedas que você selecionou lá no começo, lembra?

Bem que poderiam ter um sistema que define isto conforme a sua localização. Talvez por GPS? Fica a dica aos desenvolvedores.

Logo abaixo há um seletor para que você decida qual foi a forma de pagamento: dinheiro ou cartão de crédito.

Quando você coloca o valor, ele já é mostrado em reais conforme a taxa de câmbio do dia.

Mais abaixo, uma série de categorias para que fique mais fácil o lançamento e a consulta posteriormente. O bacana é que estas categorias são totalmente personalizáveis – excelente função!!!

Trabee PocketTrabee Pocket

Se desejar, dá para fazer uma breve nota de texto e até mesmo tirar uma foto do recibo. Mais
completo que isso, impossível.

Clique em save e pronto. 

Na tela principal, você pode consultar só o orçamento diário e também o orçamento total até o
momento. 

O programa oferece ainda a possibilidade de consulta dos relatórios completos. Ele divide os gastos conforme as categorias e segundo a forma de pagamento.

E por fim, o Trabee Pocket permite que os dados sejam exportados tanto no formato .pdf quanto para Excel.

Trabee Pocket
Despesas do dia.
Trabee Pocket
Gráficos separados por categoria.
Trabee Pocket
E opção de exportar.

Melhor que isto impossível!

Ufa! Depois de tantos anos finalmente irei aposentar de vez o papel e caneta e minhas as confusas tabelas de Excel.

E vocês? Já experimentaram o Trabee Pocket? Como fazem o controle de seus gastos?

* Seguindo a política do blog, as opiniões acima refletem o teste efetivamente realizado e a nossa satisfação diante de resultados concretos. O Cumbicão não publica resenhas e reviews de produtos e/ou serviços sem antes testá-los, bem como reserva-se o direito de transmitir aos seus leitores as suas impressões a respeito de tais produtos e/ou serviços de forma transparente e independente.

 

Quer receber mais dicas de viagem e saber quando saem os próximos posts?

Curta nossa página no Facebook, aqui.

Siga-nos no Twitter @cumbicao.

E no Instagram – Cumbicão.

Posts relacionados
Wise: cartão e conta em moeda estrangeira
Diogo Avila
Memórias de viagem: quais as suas mais preciosas?
Diogo Avila
Conta familiar de milhas: como ganhar rapidamente milhas aéreas
Diogo Avila

1 comentário

Anônimo 11 de outubro de 2015 at 16:24

genial esse app! muito bom o post e o blog por inteiro, esta de parabens

Responda

Deixe um comentário