Image default

O que um viciado em viagens assiste na TV? Programas de turismo!

O favorito! Créditos: CBS.

Não sou do tipo de pessoa que consegue passar horas assistindo televisão. Confesso que para mim é um pouco difícil ficar ali horas sentado vendo algo passivamente. Tem que ser muito interessante para prender a minha atenção. viagens TV

Já não tenho mais tempo para assistir seriados. Futebol? Só se for final de campeonato. Novela e reality shows? Tenho horror! Jornal? Apenas como dever de de informação para saber o que acontece no mundo, não como entretenimento. 

O que um viciado em viagens assiste na TV? Programas sobre viagens ué!

Desde que assisti pela primeira vez, lá pelo começo dos anos 2000, Ian Wright do Globe Trekker (apresentado também como Lonely Planet por um tempo), descobri que havia literalmente um monte de programas sobre turismo super interessantes e bem feitos.

Claro que dentro deste universo, cada programa tem um enfoque diferente. Uns mais voltados para quem procura conhecer a cultura local, outros para quem quer mais é saber das principais baladas locais, há programas para tudo quanto é gosto e estilo.

Resolvi então fazer a minha lista com alguns que mais gostei nestes últimos anos. Uns ainda estão no ar, outros aguardam novas temporadas. Vai ai a minha lista:

Primeiro o favorito: The Amazing Race. Se você gosta de viagens e não conhece, merece umas palmadas. Brincadeira! É que gosto tanto que acho que todos os viciados em viagem deveriam assistir.

Vou tentar resumir: é um reality show onde 11 duplas, que podem ser casais, amigos, irmãos, ou pais competem entre si numa gincana ao redor do mundo, passando por algo entre 10 e 12 países diferentes, chamados de pitstops.

Normalmente eles percorrem 4 continentes, literalmente numa volta ao mundo. Em cada pitstop, as duplas têm que realizar tarefas, chamadas de roadblocks e detours. A última dupla que chegar ao tapete do apresentador Phil Keoghan é eliminado.

O programa já ganhou nada menos que 7 prêmios Emmy, e percorreu praticamente todos os países do mundo em suas 28 temporadas. Como sou fã, já assisti 26 temporadas e me diverti muito com o que mostraram dos destinos e as confusões que acontecem no decorrer do programa. Um reality show de verdade!

Ah, se não bastasse a oportunidade de ter uma aventura ao redor do mundo, o que já é um prêmio e tanto, a dupla que cruzar em primeiro lugar a linha de chegada embolsa nada menos que US$ 1 milhão!!! Se você como eu ficou com vontade de participar, saiba que infelizmente uma das condições para inscrição é ser cidadão norte-americano. A Sra. Cumbicona anos atrás leu as regras!

Atualmente o programa passa apenas na rede norte-americana CBS – a única forma de assistir é baixando da internet. Aqui no canal a cabo Space, passa uma versão na América Latina; que na minha opinião não tem metade da graça, nem tanto pelos destinos, mas sim pela qualidade da produção.

De um reality show para programas com dicas de turismo mesmo.

Créditos: GNT.

No canal a cabo GNT, vale citar um que descobri faz pouco tempo: Pedro Pelo Mundo. Apresentado pelo jornalista Pedro Andrade que trabalha na Globo News, o programa passa às segundas feiras às 23 horas. O programa é super interessante porque foge daquela turistada comum, e mostra mais a cultura local, curiosidades e gastronomia; algo meio que como é a vida lá. O apresentador parece ter caído como uma luva para o programa. Uma das gratas surpresas na programação.

Dentre os canais a cabo, nenhum tem uma quantidade e qualidade de programas de turismo como o Multishow. Talvez o mais conhecido dele seja o Lugar Incomum. Com uma edição primorosa a apresentadora Didi Wagner apresenta, como o nome diz, coisas interessantes e fora do roteiro comum. O programa já passou por destinos como Tailândia, Japão, Suíça (voltamos de lá no mesmo voo que ela), Portugal e tantos outros. Recomendo!

Anota Aí. Os 10 mais: boas risadas. Créditos: Multishow.

Com pegada bem diferente dos outros, até porque a apresentadora Titi Müller tem um estilo mais divertido e debochado, o Anota Aí Os 10 mais apresenta em 30 minutos 10 dicas bem fora do normal em uma série de destinos. Hoje o programa está na sua terceira temporada no Multishow e garanto que você vai rir pacas.

Também no Multishow, o Vai Pra Onde apresentado por Bruno de Luca também é um dos que acho bem interessante. Com muita interação com os locais, o programa é filmado por ele mesmo e um câmera, no melhor estilo uma ideia na cabeça e uma câmera na mão. A pegada ali é mais o público jovem, já que no final tudo termina em baladas top.

Diferentemente de todos os outros, o Não Conta Lá Em Casa traz experiências de viagem para lugares pouco usuais, de zonas de conflito como Afeganistão à nações fechadas como Coréia do Norte, literalmente foca destinos nada turísticos. Altamente recomendável para quem quiser ter uma visão diferente do mundo.

Destino certo foi outra recente descoberta. Créditos: +Globosat

Outra descoberta recente nossa foi o Destino Certo que é apresentado por Mel Fronckowiak no +GloboSat. O programa tem como proposta mostrar o essencial de cada destino. A primeira temporada foi na Europa, já a segunda tem como foco a América do Sul. Cada episódio tem uma temática própria, como por exemplo viagens de trem, museus ou autódromos.

Como vocês viram, a maioria absoluta dos bons programas de viagem está nos canais a cabo, mas tem um que passa na Band que é bem legal e que sempre gosto de assistir antes de ir para um determinado destino: O Mundo Segundo os Brasileiros.

O grande trunfo deste programa é mostrar o destino sob o olhar de brasileiros que lá moram. Eles selecionam alguns brazucas que moram na cidade ou no país para que eles apresentem o destino. O interessante é que assistindo a estes programas você descobre coisas que nem mesmo os melhores guias ou blogueiros de viagem contam: aquelas dicas que só os nativos sabem!

Já para quem curte aventuras, o Canal Off traz algumas boas opções como o Nalu a Bordo, a versão atual do Nalu Pelo Mundo que passa no Multishow. Nesta temporada a família encara uma aventura a bordo de um pequeno veleiro. Paisagens de tirar o fôlego.

E para terminar, gostaria de citar alguns programas de culinária que acabam também tendo como temática o turismo e são bem legais.

Numa linha de culinária local. Créditos: Travel Channel.

O primeiro dois do chef Anthony Bourdain: o No Reservations onde ele mostra o que tem de mais típico em termos de comida no destino, e o The Layover, onde ele se propõe a mostrar em 24/48 horas o que ver e, principalmente, comer em uma cidade qualquer pelo mundo. Simplesmente maravilhosos, são apresentados no Travel Channel.

Já o chef francês (quase que brasileiro) Olivier Anquier apresenta no Diário do Olivier no GNT um pouco das atrações do destino, e muito da culinária local e ao final prepara na sua cozinha um prato típico. A sua mais recente temporada que mostrou Índia e Tailândia foi a mais interessante que já vi.

E vocês? Que dicas têm de programas de viagem na TV?

Quer receber mais dicas de viagem e saber quando saem os próximos posts?

Curta nossa página no Facebook, aqui.

Siga-nos no Twitter @cumbicao.

E no Instagram – Cumbicão.

Posts relacionados
Disney Electrical Sky Parade, o novo show da Disneyland Paris
Diogo Avila
Como se locomover em Paris com transporte público
Diogo Avila
Paris num roteiro para todos os gostos
Diogo Avila

1 comentário

Escolhido 30 de agosto de 2016 at 18:23

The amazing Race é um dos meus favoritos! Lembro das Temporadas que na época passavam no AXN! Nao perdia 1 episódio e sempre tive vontade de participar!

Responda

Deixe um comentário