Image default

Ho Chi Minh: O que fazer na antiga Saigon

Ho Chi Minh: a cidade e a figura histórica.

Não tem como, experimente dizer por ai que vai para Ho Chi Minh. Pouquíssimas pessoas vão entender. Agora se você falar que vai para Saigon, quase todo mundo reconhecerá o destino. Até mesmo por conta da Guerra do Vietnã, muita gente passou a identificar facilmente as duas cidades que eram as capitais dos dois Vietnãs, ao norte comunista e influenciado pela antiga URSS e o sul capitalista influenciado pelos EUA – e respectivamente Hanói e Saigon.

Com o fim da guerra, uma das primeiras coisas que o regime comunista do norte fez foi rebatizar Saigon como Ho Chi Minh, em homenagem ao herói nacional. O incrível é que mesmo tendo a guerra terminado mais de 40 anos atrás (1975), muitos vietnamitas ainda a chamam de Saigon. Eu particularmente acho mais charmoso!

Como vocês viram dos posts anteriores, a nossa viagem para o Vietnã também incluiu outros destinos asiáticos (Maldivas, Laos e Camboja), e infelizmente não teríamos como conhecer tantos destinos no Vietnã como gostaríamos.

Muito diferente da nossa última parada nesta viagem.

Depois de muito pensar quais destinos visitar no Vietnã, acabamos optando por Ho Chi Minh ao invés de Hanói por considerar que ela teria um interessante toque francês em sua arquitetura e alguns costumes (dizem que é mais cosmopolita também).

Situada no extremo sul do país, foi capturada pelos franceses e permaneceu sob o domínio dos europeus até os anos 40 e guarda ainda muito do aspecto colonial francês do período de dominação européia. Aliás, uma curiosidade: os primeiros europeus a colonizar o Vietnã não foram os franceses, mas sim os portugueses.

Já Hanói, dizem que tem uma influência mais voltada o estilo chinês, com muitos edifícios quadradões tipicamente comunistas.

Mas há algo em que ambas as cidades se parecem sim: São grandes metrópoles.

Do alto é que se tem a certeza tratar-se de uma metrópole.
Mas pelas ruas ainda se vê muito do Vietnã tradicional.

Basta notar que Ho Chi Minh é habitada por quase 8 milhões de pessoas! Como outras cidades grandes, Ho Chi Minh tem de tudo. De hotéis estrelados à hostel para mochileiros; de grandes shoppings aos inconfundíveis mercados e street marketsasiáticos; de restaurantes do Michelin à incrível street food.

Esta grande quantidade de gente fica clara no trânsito da cidade. Coalhado de motocicletas, milhares delas para ser mais exato, é algo que beira o caos como já disse anteriormente. São nada menos que 7 milhões de motos, quase que uma para cada habitante!!! Dai porque, para o turista, é uma missão e tanto.

Motos por todos os lados (e às vezes até nas calçadas!) e carregando de tudo.

Locomover-se pela cidade e onde ficar

Antes de tratarmos das atrações, vale comentar que mesmo sendo uma cidade grande, dado o fato das atrações estarem concentradas em uma região relativamente pequena no centro, dá para conhecer bem a cidade em 2 dias, ou 3 se quiser ir sem pressa nenhuma.

A cidade está dividida em distritos que são numerados de 1 a 19 (lembrando Paris), e é justamente no Distrito 1 e arredores que estão praticamente todas as atrações. Por aí vocês já viram que pegar um hotel fora desta região central somente será uma boa escolha se for um super hotel por um preço excelente. Talvez o dia que Ho Chi Minh tiver finalmente inaugurado seu sistema de metrô esta situação mude (obras em andamento).

De-para o aeroporto. Hoje, sem um sistema de metrô, o trajeto de-para o aeroporto acaba dependendo exclusivamente de táxis. Eu particularmente não curto muito a ideia de chegar em um destino de viagem como o Sudeste Asiático e pegar táxi no aeroporto – tenho a impressão de que sempre serei enganado pelo taxista. Dai porque a minha sugestão é que você contrate diretamente com o seu hotel um transfer. Vai por mim, fica baratinho e é super confiável. A viagem do aeroporto para o centro custa uns 190.000d, algo como R$ 25, e a viagem demora uns 30 minutos.

Para locomover-se pela cidade, vá de táxi.

Pela cidade, táxi é a melhor opção para quem viaja em família, pois são bem baratos. Até tem gente que arrisca alugar uma moto, mas pelo que li a respeito; além do risco inerente do trânsito local, as regras quanto à carteira de habilitação não são nada claras. Ônibus? Tem sim, mas achei muito confuso, já que não há indicação clara das linhas.

Optando pelo táxi, prefira aqueles que são de empresas, já que são mais confiáveis e você não precisa ficar brigando com o taxista para ligar o taxímetro. Uma das empresas mais conhecidas e respeitadas é a Vinasu.

Pensando em ficar mais perto da região central, escolhemos ficar no E Central Hotel Bui Vien, um hotel super bem localizado cujo review vocês conferem aqui.

Hotel simples mas bem central.

Andando pelas ruas de Ho Chi Minh, a primeira coisa que chama a atenção é o ritmo frenético das pessoas e principalmente das milhares de scooters que passam de um lado para o outro, como em um formigueiro.

As ruas normalmente têm nome de heróis nacionais, não que você precise saber quem eles são, mas que tem que ter muito herói para tanta rua tem! Fora que normalmente as palavras Pho, Duong e Dai Lo que são comumente apresentadas acabam abreviadas por P, Ð e ÐL. Fiquei na dúvida se facilitou ou piorou!

Os nomes não são nada fáceis.

O que tem para fazer em Ho Chi Minh?

Algo que também chama a atenção pelas ruas de Ho Chi Minh é uma estranha sensação de estar em um lugar longe de casa, mas que por causa da arquitetura claramente europeia-francesa, parece ser bastante familiar para nós ocidentais.

Aliás uma pausa para uma pequena curiosidade histórica: antigamente toda a cidade era a capital da Cochinchina. Pronto se alguém alguma vez quis me mandar para a Cochinchina, conseguiu! Kkkkk

Um dos lugares onde esta atmosfera francesa está mais presente é no Distrito 3, pois ali está a maior parte dos edifícios da época de colonização.

Já que o assunto é colonização francesa, vamos começar o nosso passeio pela Notre Dame Cathedral. Sim, lá também tem uma!

Olhar uma grande igreja católica no coração de uma metrópole do Sudeste Asiático é algo que parece não ornar e nos leva a pensar “onde estou mesmo?”.

Catedral de Notre Dame, tão ocidental que poderia ser de alguma cidade brasileira.
Detalhes da torre.

Construída entre 1877 e 1883, esta é a principal igreja católica de Ho Chi Minh. Fica na Ð Han Thuyen, bem no centro da cidade, mas existe também uma entrada voltada para o Reunification Palace. Infelizmente na época da nossa viagem ela estava fechada para reformas.

Ao lado da catedral aproveite para apreciar uma série de edifícios interessantes.

Um dos melhores exemplos da arquitetura do período colonial francês é o Central Post Office (Bưu điện Trung tâm Sài Gòn). Construído em 1891, o foi desenhado por ninguém menos que Gustave Eiffel – sim, o mesmo da famosa torre. Não deixe de conferir o seu belo interior.

Central Post Office.
Não deixe de conhecer por dentro.
Central Post Office em Ho Chi Minh.
Sim, ainda tem gente que manda carta!!!
As antigas cabines telefônicas.

Seguindo esta mesma linha, confira a Opera House(cruzamento da Ð Dong Khoi com ÐL Le Loi). Datada de 1897, esta casa de ópera ainda recebe muitos espetáculos – confira a lista no site oficial – é um dos edifícios mais belos da chamada belle époque.

Opera House.

Antigamente um hotel (Hôtel de Ville) e atualmente People’s Committee Building, é um dos edifícios mais importantes de Ho Chi Minh. Hoje ele funciona como prefeitura da cidade, mas dá apenas para vê-lo por fora, já que o interior tem acesso limitado. Fica na ÐL Nguyen Hue.

People’s Committee Building.
Diante dele, jardins.
E o calçadão da Nguyen Hue.

Aproveitando que você está na região, visite a rua ÐL Nguyen Hue que recentemente foi transformada em um calçadão e onde foi colocada uma estátua de Ho Chi Minh para comemorar o seu 125º aniversário. Se possível, estique a caminhada até as margens do Rio Saigon.

Se estiver viajando com crianças e no verão, prepare-se paga gastar um bom tempo na fonte existente perto da estátua de Ho Chi Minh. Confira só a alegria da pessoa:

Aquela hora do “vou ou não vou”.
Já que tá na água.
Abraça o jato!

Se quiser uma vela vista de Ho Chi Minh de cima, vá ao Bitexco Financial Tower(2 ƉHai Trieu; entrada 200,000/130,000d; diariamente das 0h30 às 21h30). De longe dá para reconhecer este edifício que representa o lado moderno e comercial da cidade. Do alto dos 68 andares ou 262m deste edifício desenhado por Carlos Zapata se tem as melhores vistas da cidade.

Além do observatório no 50º andar, é possível visitar o Bitexco, e apreciar a sua vista, a partir do Café EON51 no 52º andar e tomar um drink. Você não paga a entrada e ainda bebe algo.

Bitexco, o edifício mais moderno de Ho Chi Minh.

Para refrescar a cabeça do calor de Ho Chi Minh, recomendo uma parada na Pasteur Street Brewing Company, uma cervejaria local. Diariamente das 11h00 às 22h45. Para quem gosta de cerveja, é “a atração de Ho Chi Minh”!!!

Na rua, a indicação é esta placa bem discreta. Passei duas vezes na porta e não achei a entrada.
Pasteur Street Brewing.
Delícia!!!!

Quem quiser saber mais sobre a cultura e história local deve ir ao History Museum que tem artefatos que vão desde itens do site arqueológico de Angkor Wat (que fica no Camboja) à uma múmia local de 1869. O museu fica no interior do Jardim Botânico, a entrada custa 15,000d; e ele abre de terça a domingo das 8h00 às 11h00 e das 13h30 às 17h00.

Para conhecer um pouco mais da história da cidade, visite o HCMC Museum(65 Ð Ly Tu Trong; entrada 15,000d; diariamente das 8h00 às 17h00) que fica em um belo edifício datado de 1885. Não o confunda com o Ho Chi Minh Museum (1 Ð Nguyen Tat Thanh, District 4; entrada 10,000d; de segunda a domingo das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h00) também conhecida como Dragon House e que conta a história do herói nacional Ho Chi Minh.

Museu HCMC.

Se quiser ver um museu diferente na cidade, vá ao Museum of Traditional Vietnamese Medicine (41 ƉHoang Du Khuong; entrada 50,000/25,000d; diariamente das 8h30 às 17h30). Lá além de um lindo edifício, vocês encontram uma excelente mostra a respeito da medicina local, altamente influenciada pela medicina chinesa.

Um dos edifícios históricos mais belos de Ho Chi Minh é o Reunification Palaceou Independence Palace (Ð Nam Ky Khoi Nghia; entrada adulto/criança 30,000/5000d; diariamente das 7h300 às 11h00 e das 13h00 às 16h00). O edifício já serviu de sede do governo francês nos tempos do colonialismo e sede do governo do então Vietnã do Sul – ele chegou a ser bombardeado em 1962 durante uma tentativa de assinar o dirigente local.

Reunification Palace.

Se tem um tipo de atração que nos fascina são os mercados. Mesmo sendo uns mais turísticos do que outros, penso que é ali que você realmente conhece um lugar, vê como são as pessoas que ali vivem, quais são seus hábitos, e é claro, compra algo realmente local.

Em Ho Chi Minh o mercado mais famoso e interessante é o Ben Thanh Market (57a ÐL Thap Muoi). Situado na região de Cholon é o maior mercado da cidade.

Ben Thanh Market.

Construído pelos franceses em 1880, ali vende-se de tudo e é uma das paradas obrigatórias em um passeio por Ho Chi Minh. Procurando por souvenires? Frutas? Bancas de comida? Tudo isso tem no Ben Thanh Market.

Não fou falar que é bonito, é sim meio zuado e a parte externa até um tanto quanto suja. Mas vamos combinar? Você está indo lá passear e ver o diferente, não ficar ali para sempre. Aproveite!

Lá dentro é meio muvucado, mas é bem legal.
Souvenires.
Imagina chegar em casa com isso?

Com muitas bancas com souvenires, acho que é o lugar mais adequado para comprar lembrancinhas. Devo ressaltar que praticamente nada ali é “made in China” ou tranqueira. Fiquei positivamente surpreso com a quantidade de itens que são locais e que você não encontra fora dali.

Preciso dizer que pechinchar é essencial? Lembre-se, você está na Ásia e nada custa de verdade o primeiro preço que lhe dão. Vai por mim, ofereça metade (sempre sorrindo) e suba o preço lentamente; se a sua oferta não for aceita agradeça e vire as costas, se o vendedor aceitar abaixar, certamente virá astrás de você.

Banca de doces.
Frutas parem de mentira.
Tem umas bancas de comida.
Vários tipos de café.
Refrigeração para que???
Tem umas coisas beeeem estranhas!!!

Se você como nós gosta de ver ir nestes mercados para ver comidas diferentes e tal, sugiro ir antes das 13hs pois depois deste horário as bancas de gêneros alimentícios fecham e sobram apenas as bancas de souvenires. Mesmo durante a noite, o mercado é agitado, pois do lado de fora os vendedores instalam suas “lojas” de souvenires.

Ho Chi Minh tem muitos templos interessantes.

Como íamos para Hoi An, tema de um outro post e onde acho que os templos são mais interessantes, acabei deixando para ver apenas um templo hindu em Ho Chi Minh – mas abaixo comento outros que li serem interessantes, ok?

Nós optamos por conhecer o Mariamman Hindu Temple (45 Ð Truong Dinh; diariamente das 7h30 às 19h30) – se você nunca viu um templo hindu é uma boa oportunidade. A comunidade hindu no Vietnã é pequena, mas seu templos são lindos, como é o caso deste dedicado à deusa Mariamman. Fica nos arredores do Ben Thanh Market.

Mariamman Hindu Temple.

Deixo então uma listinha de templos interessantes:

– Phuoc Hai Temple Jade Emperor Pagoda: em meio à névoa de incenso e muitas estátuas talhadas na madeira, este templo taoísta de 1909 é um dos mais belos de Ho Chi Minh. Fica na 73 Ð Mai Thi Luu e abre diariamente das 7h00 às 16h00.

– Thien Hau Pagoda (710 Ð Nguyen Trai) é um templo taoísta do século XIX com direito àqueles incensos em forma de espiral. Ele é dedicado à deusa Thien Hau que protege os navegantes.

– Khanh Van Nam Vien (269/2 Ð Nguyen Thi Nho) mais um templo tatoísta, mas bem mais recente (1939 – 1942) tem como destaque suas estátuas coloridas e uma clínica de medicina que faz atendimentos aos necessitados.

– Quan Am Pagoda (12 Ð Lao Tu) este templo budista é um dos mais interessantes e belos da região de Cholon pela sua decoração colorida e cheia de detalhes. Também data do século XIX.

Claro que existem muitos outros, mas se você for visitar todos, separe uma semana em Ho Chi Minh!

No meio do caos das ruas de Ho Chi Minh, um oásis de calmaria: o Tao Dan Park (Ð Nguyen Thi Minh Khai) é o principal parque da cidade. É um daqueles típicos parques orientais, com muitas plantas e idosos que levam seus pássaros em gaiolas para confraternizar.

Templo dentro do Tao Dan Park.

Algo bastante tradicional no Vietnã são os shows de marionetes na água (Water Puppets). Apesar de serem bem comuns no norte do país, quem quiser apreciar um em Ho Chi Minh pode ir ao Golden Dragon Water Puppet Theatre (55b Ð Nguyen Thi Minh Khai; entrada US$7.50). Os shows divertem bem as crianças e com duração de 50 minutos, acontecem às 17h00; 18h30; e 19h45.

Teatro de marionetes.

Ho Chi Minh, como não poderia ser diferente, também tem a sua Chinatown. Situada nos arredores da Ð Hai Thuong Lan Ong, ela já foi maior no passado quando a quantidade de imigrantes chineses era bem maior que nos dias de hoje – muitos retornaram à China depois de abertura ao capitalismo lá. Depois de ver até Chinatown em Cuba, resolvi passar a vez! Kkkkk.

Difícil imaginar um lugar em Ho Chi Minh que não tenha aquela cara de caos (o que é legal por fazer parte da cultura local), mas há sim uma área que poderíamos dizer que se assemelha bastante à um bairro planejado: o Distrito 7 e mais especificamente a área de Ho Ban Nguyet que é um calçadão cheio de lojas e restaurantes ao redor de um canal. Vale conferir para ver um outro lado de ho Chi Minh.

O Vietnã pode não ter a mesma fama que a Tailândia ou Bali no quesito massagem, mas ali também são comuns os Spas que oferecem este tipo de servico. Como são várias opções, sugiro dar uma olhada neste site que traz uma lista de Spas já com preços e reviews. Os valores giram em torno de R$ 70 para 1 hora de massagem – justo pela qualidade dos Spas.

Tem muito lugar nas ruas que oferecem massagem, mas sugiro que você escolha bem.

Quem procura por uma vida noturna irá encontrar boas opções em Ho Chi Minh. Um dos lugares mais populares e que sugiro que você visite ao menos uma noite é a rua Bui Vien. Uma espécie de Khao San Road vietnamita é um bar ao lado do outro e muitos restaurantes. Aqui diferentemente da famosa rua de Bangkok, você encontra não só turistas e mochileiros, mas também muitos locais.

Bui Vien, o lugar mais interessante da noite de Ho Chi Minh.
Depois de uma hora, os pedestres tomam conta da rua.
Tem um bar do lado do outro.
Uns são portinhas com mesas (às vezes só bancos na calçada/rua).
Tem street food também. Vai um pé de galinha ai?
As luzes do inferninho já esquentando.

Os restaurantes por ali são bem interessantes, mas também existem opções de street food para os mais valentes.

Mesmo sem ter vindo para o Vietnã sem pensar em compras, a gente sempre dá uma olhada em umas lojinhas…

Um dos principais shoppings de Ho Chi Minh é o Vincom Center (70-72 Le Than Ton & 45a Ly Tu Trong; das 9h00 às 22h00) com duas torres tem muitas lojas de luxo e uma boa praça de alimentação. Outra opção é o Saigon Centre (65 ÐL Le Loi).

Parkson.
Saigon Centre.

Procurando por uma loja de departamentos? Vá à Diamond Department Store (34 Ð Le Duan; das 10h00 às 21h30) ou à Parkson Plaza (41-45 Ð Le Thanh Ton). Outra boa opção é o Takashimaya Vietnam, a filial vietnamita da famosa “depato” japonesa que fica no Saigon Centre.

No próximo post vamos conhecer um pouco da história da Guerra do Vietnã no War Remnants Museum.

Booking.com

Posts relacionados
Cebu, uma maravilhosa primeira impressão das Filipinas
Diogo Avila
Disneyland Hotel, uma experiência digna da realeza
Diogo Avila
Viagem às Filipinas: roteiro e dicas
Diogo Avila

5 comentários

Tiago Albuquerque 30 de outubro de 2018 at 16:44

Boa tarde,

Estou a programar uma viagem ao sudoeste asiático para o ano que vem (Tailândia, Vietname, Laos e Cambodja).

Tenho lido bastante e vi que a época de monções nesses países é entre Maio e Outubro.

Eu só tenho possibilidade de ir no mês de Junho, gostava de saber o que dizem em relação a esse mês, é tranquilo ainda para visitar esses países ou já é arriscado devido às monções?

Todas as dicas são bem vindas! 😀

Obrigado

Responda
Diogo Avila 30 de outubro de 2018 at 22:45

Oi Tiago,
Olha, sou super suspeito pois apesar de tudo o que se fala, nas 3x que viajei para a região, todas foram entre julho e setembro, ou seja, também nos meses das monções e na prática tive umas pancadas de chuvas em no máximo duas tardes em 20 dias.
Então acho que hoje, com o clima louco como está, nem mesmo estas condições são tão regras assim.
Boa Viagem e Abraço.

Responda
Oigres 4 de maio de 2018 at 13:40

Já estou curtindo, antes de ser ao vivo logo logo….

Responda
Natalie Soares 23 de abril de 2018 at 12:07

Oi, Diogo. Tudo bem? 🙂

Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

Até mais,
Bóia – Natalie

Responda
Diogo Ávila 23 de abril de 2018 at 19:57

Oba!!! Obrigado. Abraço.

Responda

Deixe um comentário