Image default

Compras e shoppings em Dubai. Ou seria Do Buy?

Dubai Mall.

Com souks e muitos shoppings – alguns de proporções colossais – e preços competitivos, Dubai vem surgindo nos últimos anos como um destino de compras a ser considerado.

Seja uma simples lembrancinha sejam artigos de alto luxo em lojas exclusivas, algo absolutamente comum na cidade, é possível encontrar de tudo em Dubai.

É justamente por isto que muitos fazem o infame trocadilho “Do-Buy”.

Ainda que os preços não sejam tão convidativos quanto aqueles praticados nos EUA, sempre dá para encontrar algo a preços melhores que no Brasil. Como sempre… 

Muita gente comenta que Dubai é um destino de compras. Embora eu concorde com este rótulo, entendo que depende muito de que tipo de produto você procura e da sua voracidade como consumidor.

Quando digo que Dubai pode ser um destino de compras, não estou aqui sugerindo que você saia do Brasil para comprar algo lá!

Marcas conhecidas.
Chiques
Exclusivas
E até aquelas famosas que duvidaria ver em Dubai são facilmente encontradas nos shoppings.

Agora se você já estiver por lá… é outra história. 

Semelhantemente com o que se vê em outros países de tradições árabes a pechincha é algo
muito comum. Nos souks é claro, não pense você que vai ser possível pechincha na loja da Ferrari. Ok?

Não se acanhe. Não deixe de pechinchar. Já disse isto aqui em outras oportunidades, os vendedores esperam que você o faça, faz parte da tradição. Não raras vezes vi, em outros destinos, os vendedores sendo menos atenciosos com quem não pechincha.

Embora não seja comum pechinchar em lojas de shopping, particularmente consegui barganhar um descontão num tripé da Manfrotto numa loja da Canon. Mas isto é raro e deve ser feito com bom senso.

É possível encontrar boas ofertas de eletrônicos nas várias lojas locais.

Dubai não segue o padrão comum em alguns outros países de possibilitar o reembolso do VAT.

Nas ruas, em geral, as lojas abrem diariamente das 9h00 às 13h00 e das 16h00 às 21h00, mas em algumas áreas mais turísticas, o funcionamento é ininterrupto. Os shoppings vão de por volta das 8 ou 10h00 às 0h00. Apesar da sexta-feira ser o dia de descanso islâmico, a maior parte das lojas funcionam.

Nos shoppings, existem restaurantes conhecidos e de qualidade, e na praça de alimentação, redes mundiais dividem espaço com o fast food local.

Rainforest Cafe.
Cheesecake Factory no Dubai Mall.
Bacana é ver nomes conhecidos escritos em árabe.
Mas também vale a pena experimentar as redes locais.

Se você gosta de perambular por shoppings, termine e leitura deste post e corra para o site da Emirates para comprar a sua passagem. A cidade tem uma quantidade de shoppings como poucas, shoppings de um tamanho tão grande como nenhuma outra cidade.

A lista de shoppings é grande, mas nós acabamos optando por visitar o Marina Mall, já que estávamos por lá mesmo e os outros dois mais famosos, o The Dubai Mall e o Mall of Emirates, respectivamente o maior e o segundo maior de Dubai.

Marina Mall.
Lá o supermercado Waitrose
Vende bons lanches prontos.
E frutas prontas para comer. Perfeito para um café da manhã na rua ou um almoço rápido.

Se você tiver tempo ou paciência para visitar apenas dois shoppings, vá nestes. Se tiver que optar por um só, vá ao The Dubai Mall.

Se sobrar tempo e pernas, ai sim parta para os demais, como por exemplo o Marina Mall ou o Wafi (na Sheikh Rashid Road) que tem 300 lojas e traz como “diferencial” a sua decoração com temática egípcia. Funciona de sábado à quarta das 10h00 às 22h00, e de quinta à sexta-feira até as 0h00.

Agora se o seu apetite de compras for maior ainda, visite o Dubai Outlet Mall (na Al Ain Road – E66.), que fica a aproximadamente 25km da cidade. Pelo site fica claro que não há nada de luxo, mas os preços parecem compensar em relação àqueles praticados na cidade. Funciona diariamente de sábado à quarta-feira das 10h00 às 22h00 e quinta e sexta-feira das 10h00 às 0h00.

Com âncoras como Virgin Megastore, Marks & Spencer, o Mall of Emirates é o segundo maior shopping da cidade com “só” 560 lojas.

Mall of Emirates.

Algo que vocês vão notar é que as lojas não são o único motivo para visitá-los. Aliás para o meu interesse (sou pouco consumista), te digo que elas são o menor.

Mas como assim? Dubai trata seus shoppings como sendo grandes centros de entretenimento, onde existem atrações bem pouco usuais para um shopping center comum.

Um dos exemplos disto está no fato de que a principal atração do Mall of Emirates é o Ski Dubai, uma enorme pista de ski-indoor. Pois é! Esquiar em pleno deserto é possível. Coisas de Dubai!

Aliás esta foi uma das primeiras super atrações da cidade.

Os preço dos ingressos variam de acordo com as atividades pretendidas lá. Existe desde o ingresso que simplesmente dá acesso ao parque, até aquele em que são ministradas aulas de ski ou snowboarding. Mesmo que você não queira esquiar, tem duas atrações que devem render uma boa diversão, o trenó e a boia. No primeiro você desce por algo bem semelhante àquelas pistas usadas nas olimpíadas de inverno e no segundo você desce pela pista de ski usando uma boia.

Com temperaturas por volta dos -4ºC, é necessário usar uma roupa adequada. Sem problemas, ela está inclusa no preço.

É… estas roupas não combinam com neve.
Layout do local.
Ski Dubai.
Ski Dubai.

O Ski Dubai abre de domingo à quarta-feira das 10h00 às 23h00 e de terça-feira a sábado até as 0h00. Os preços variam conforme as atividades, mas o pacote mais básico que dá direito a acessar o parque, por exemplo, custa AED 140. Para o valor dos outros passes, sugiro consultar o site oficial.

O Mall of Emirates fica na 4th Interchange – Sheikh Zayed Road. Usar a Estação do metrô Mall of the Emirates. Funciona de domingo à quarta-feira das 10h00 às 22h00 e de terça-feira a sábado até as 0h00.

O Carrefour que tem lá funciona diariamente das 10h00 às 0h00 e você encontra produtos muito parecidos com o que se vê nos supermercados brasileiros.

Bem, quase tudo. Porque especiarias assim só lá mesmo.

Mas o se você tiver tempo de visitar apenas um shopping, a minha sugestão é o The Dubai Mall.

A grandiosidade do complexo não se limita ao Burj Khalifa, ali está também o The Dubai Mall, o maior shopping do mundo com 1200 lojas. Ah, e é qualquer lojinha não, estamos falando de lojas no melhor estilo Dubai. O complexo como um todo, custou US$ 20 bilhões de dólares!!!

Ainda que visto de cima do Burj Kalifa, ele é enorme.
Achar uma loja pode ser uma verdadeira Missão Impossível.
Não é à toa que tem um serviço regular de táxi dentro do shopping. #CoisasdeDubai

Com 1200 lojas duvido que você não vá achar o que procura. Pagar é outra estória.

Como lojas ancora, ele oferece Galeries Lafayette, Bloomingdale’s e Marks & Spencer.

Algumas lojas chamaram muito a minha atenção.

A primeira delas foi uma loja da Canon, pois nunca tinha visto uma da minha marca favorita de máquinas fotográficas (a Nikon tem várias por ai). Tem literalmente tudo que a Canon fabrica e os preços são bem atrativos – mas ainda assim um pouco acima daquele praticado nos EUA. Achamos uma bela promoção e faturei um tripé da Manfrotto como primeiro presente de dia dos pais. #QueBeleza!

Perfeito para quem gosta de fotografia.

Gostei muito também de uma grande loja de esportes chamada Go Sport, pois a qualidade e variedade de produtos para tudo quanto é esporte era enorme. Pena que não deu tempo de ficar olhando tudo.

Olhem o que achei nesta Go Sport!!! Ah se coubesse na mala… Cumbiquinho ia aprender desde pequeno.

Quem procura por livros, principalmente guias de viagem, vai adorar a Kinokuniya, uma enorme unidade da rede de livrarias japonesa que existe lá. Vale conferir.

Kinokuniya.

Lá também existe uma enorme Virgin MegaStore com muita coisa interessante.

Procurando por brinquedos? A Toy Store tem muita coisa bacana.
Uma loja bem legal é a da rede japonesa Muji.
Ela vende de tudo um pouco e é conhecida por seus produtos não terem nada escrito, como se fosse sem marca.
Vale conferir o departamento de apetrechos de viagem.

As lojas de alto luxo se concentram numa parte chamada Fashion Avenue onde se vê de Prada, Gucci e etc. Mesmo que você como eu não se interesse por moda, vale a pena conferir pela beleza das lojas.

Na área chamada The Souk, é possível encontrar uma grande quantidade de joalherias, por exemplo.

Fashion Avenue.
Decoração típica no Souk.

A menos que você tenha o dia inteiro para ficar zanzando por lá, por conta da quantidade de lojas, recomendo pesquisar antes quais vocês pretendem ver.

Como se não bastassem as lojas, que por si só já valem a visita, o shopping tem uma série de outras atrações.

A primeira delas e talvez a mais interessante seja o Dubai Aquarium & Underwater Zoo.

Dubai Aquarium & Underwater Zoo.
Realmente grande.
Olha só o tamanho da Garoupa!!!
Dá até para mergulhar.
Devidamente certificado pelo Guinness como o maior painel de acrílico do mundo com mais de 32m de comprimento.

Trata-se de um dos maiores tanques do mundo, porque chamar isto de aquário é pouco. São 51m x 20m x 11m, e uma área de vista de 32,8m x 8,3m a maior do mundo!!! Ficar ali parado é um misto de admiração e espanto. O “vidro” que na verdade é acrílico, tem só 750mm de espessura e 245 toneladas de peso. 

Imagino que vocês, assim como eu tenham pensado: ai se isto quebra… Bom, em 25 de fevereiro de 2010, o aquário teve um vazamento que levou muitas lojas a fechar temporariamente e resultou na evacuação de parte do shopping, mas tudo voltou ao normal no dia seguinte. Imagina estar ali olhando o tubarão e de repente notar uma trinca. Pânico!

São mais de 33mil animais, divididos em 85 espécies, sendo 400 destes tubarões e arraias. Para quem quiser “chegar mais perto”, dá para mergulhar com eles.

Tem até sereias.
Acho que esta foto dá uma ideia do tamanho do painel.

Fora isto há uma passarela (menor que a do Aquário de Sydney), na qual você é que está dentro do aquário.

O ingresso para o aquário custa a partir de AED 70 e dá direito ao Aquarium Tunnel e ao Underwater Zoo – para outros tipos de tíquetes, veja o site oficial.

Gosta de patinar? No Dubai Mall existe uma pista de patinação tão grande que serve até mesmo para partidas de hóquei. Duas horas de patinação no Dubai Ice Rink saem por AED 60.

Dubai Mall.

Se a sua praia é jogos eletrônicos, vá ao Sega Republic. Apesar do nome remeter diretamente aos videogames, trata-se de um parque de diversões indoor. Existem vários tipos de passes, confira aqui a lista completa.

O Dubai Mall fica na Doha Street, mas o melhor ponto de referência é o Burj Khalifa, então é relativamente fácil de achar. A estação de metrô mais perto é a Burj Khalifa Station, então não tem erro pois é sair da plataforma de embarque e caminhar por uma passarela (com ar condicionado!) que termina dentro do shopping.

A estação literalmente termina no shopping.

As lojas funcionam de domingo à quarta-feira das 10h00 às 22h00, de quinta-feira a sábado das 10h00 às 0h00. O aquário funciona de domingo à quarta-feira das 10h00 às 22h00 e de quinta-feira a sábado das 10h00 às 0h00. O SEGA Republic abre as portas de domingo à quarta-feira das 10h00 às 23h00 e de quinta-feira a sábado das 10h00 às 1h00

E para terminar, como se não bastasse ter o mais alto prédio do mundo e o maior shopping do mundo, os emires resolveram fazer na área externa do shopping a maior fonte dançante do mundo, a Dubai Fountain. Sorry Bellagio!

De cima do Burj Kalifa é que se tem a melhor vista do lago e é de lá que se nota a complexidade do sistema que aciona os jatos.
Não é Veneza!
Rola até uma splash zone.
Aproveite para admirar o Burj Kalifa.
E curtir um show na fonte durante a noite.

Guardadas as devidas proporções, trata-se de um show parecido com o do famoso hotel de Las Vegas. Porém em escala muito maior. Jatos d’ água com até 45m de altura e luzes coreografadas com músicas de tudo quanto é estilo. A fonte funciona diariamente a cada meia hora a partir das 18h00. A última apresentação acontece às 22h00 de domingo à quarta-feira; às 23h00 de quinta-feira a sábado.

Confira ai um vídeo dela em ação:

Excelente fim para um cheio de atividades em Dubai e de uma inesquecível viagem pela Ásia.

Galera, embora ainda faltem dois posts, um flight review e um hotel review para ser mais exato, considero que este seja o nosso último post de uma série de ao todo 49 posts (caramba!) de uma viagem programada com carinho e curtida ao extremo. Talvez uma das mais bacanas que já fizemos. Mas fiquem ligados porque a Ásia é um lugar que sempre está no nosso radar.

Foi um enorme prazer compartilhar as dicas e experiências dela com vocês.

Obrigado!

Quer receber mais dicas de viagem e saber quando saem os próximos posts?

Curta nossa página no Facebook, aqui.

Siga-nos no Twitter @cumbicao.

E no Instagram – Cumbicão.

Booking.com
Posts relacionados
Disney Electrical Sky Parade, o novo show da Disneyland Paris
Diogo Avila
Como se locomover em Paris com transporte público
Diogo Avila
Paris num roteiro para todos os gostos
Diogo Avila

Deixe um comentário