Image default

Necessaire de viagem: O que e Onde levar seus itens de higiene pessoal

Tudo o que preciso para alguns dias fora de casa.

Continuando os nossos posts sobre dicas para fazer as malas, vamos aqui falar de como levar seus itens de cuidados pessoais e/ou higiene na viagem, a tal necessaire.

Pensando sobre o assunto, a primeira imagem que veio à minha cabeça data da década de 80, quando muitas pessoas viajavam com as tais frasqueiras. Para quem não sabe, era praticamente uma mala (quadradinha e menor, é verdade) onde as pessoas colocavam itens de perfumaria, remédios, um (enorme) secador de cabelo e outros apetrechos. Nossa, fiquei imaginando chegar no aeroporto hoje com um trambolho destes à tira colo. Piada na certa!

Ainda que passados muitos anos, a necessidade de colocar na bagagem alguns itens básicos de higiene pessoal ainda persiste – para o bem e asseio de todos! Certamente você precisará trazer alguns itens de casa, seja porque não abre mão de usar a marca tal ou porque não será fácil encontra-los estes itens no destino de viagem.

Antes de mais nada, gostaria deixar claro que estou falando da necessaire de viagem de homem, portanto hoje vou ficar devendo um pouco ao público feminino do blog (sim, queridas viajantes, segundo o Google aqui vocês também são maioria. Tks!). Mesmo apostando a maioria das dicas abaixo são úteis sim para vocês com algumas adaptações, deixo o convite para que usem a caixa de comentários para darem outras dicas eventualmente mais voltadas ao público feminino. Agradeço imensamente.

Tamanho da necessaire. Antes de falarmos do conteúdo, vale pensar um pouco a respeito da necessaire de viagem em si. Não adianta ser algo muito grande porque só ocupará espaço na sua mala, mas também algo muito pequeno fará com que você acabe tendo que levar os itens fora dela, perdendo-se a função de concentrar tudo em um lugar só e também prejudicando a praticidade. Veja quais itens você normalmente usa e qual o espaço necessário para transportar eles.

Gosto bastante deste modelo que dá para pendurar e é super compacto.
Além de bem dividido dentro.

Sugiro que você procure por uma que tenha vários compartimentos, para que tudo fique organizado sem ter que tirar tudo para pegar um determinado item.

Outra coisa interessante é procurar uma que tenha alguma forma de pendurar, assim pode pendurar ela no banheiro do hotel, por exemplo. 

Acho que nem precisava dizer, mas vou dizer: jamais divida a sua necessaire com alguém! Nem cônjuges. Se dividir a mala já é um caos, imagina a necessaire. Cada um na sua e ninguém bagunçando a de ninguém. Aqui em casa até o Cumbiquinho tem a dele – pequena, mas só dele!

Escolhida a necessaire, uma dica que acho a mais importante é reduzir o volume dos itens que você levará na viagem. Você pode até gostar muito de um determinado xampu ou condicionador, mas vamos combinar que levar um pote de 200 ou até quase 300ml de xampu para uma viagem de uns 30 dias é algo um pouco inteligente. 

Aqui em casa nada de pote grande na mala.

Aqui em casa a gente costuma, mesmo com os produtos de beleza da Sra. Cumbicona, transferir tudo para frascos menores e que obviamente ocupam menos espaço. Vai por mim, você vai levar mais itens com menos espaço. 

Ao colocar nestes frascos, e até mesmo nos originais, sugiro fortemente que você use o truque do saco plástico para lacrar: abra o frasco e cubra a boca dele com um pedaço de saco plástico e depois atarraxe a tampa. O saco irá funcionar como um vedante e evitará que, com a variação da pressão durante o voo, o frasco expanda e vaze o conteúdo na sua necessaire, ou pior ainda, no meio das roupas (já aconteceu conosco e não foi nada legal).

Use este truque tanto para líquidos quanto cremes, e não só para os itens que já começou a usar, mas também para os novos que vazam da mesma forma.

Mas onde conseguir estes frascos menores? Duas alternativas: ou você usa frascos vazios de shampoo, condicionador e cremes dos hotéis; ou compra frascos conforme o tamanho da sua necessidade.

Você encontra estes frascos em muitas lojas de armarinhos ou sites na internet. Recentemente comprei uns legais GearBest: com quase 100ml (acho que uns 90ml) é fabricado em silicone; tem bocal grande para fácil abastecimento; borda de silicone para evitar os vazamentos que falamos acima; bico dosador; e ainda ventosas para você grudar ele em espelhos. Recomendo!

Detalhe do frasco comprado no Gearbest. Não vaza, compacto
E ainda é fácil de reabastecer.

Por falar em volume, tenha em mente que se você não for despachar malas, seus líquidos (e cremes) não podem passar de 100ml; não pode aerossol; e devem ser acondicionados em um saco transparente para facilitar a inspeção.

Escovas e pastas de dente são dois itens essenciais, mas que podem ser facilmente reduzidos para uma necessaire minimalista. Prefira sempre um daqueles kits de viagem com escovas de dente com cabos menores e pastas idem.

Abandone o porta escovas da esquerda, prefira os melhores e mais fácies de limpar à direita.

Se não tiver ou não gostar de usar sempre aquela escova pequena, você pode até mesmo (na gambiarra) encurtar o cabo para caber na necessaire. Eu normalmente não levo aqueles porta escovas enormes que são vendidos em todos os supermercados, prefiro aqueles que cobrem apenas a ponta da escova em si, o que é bem mais prático e até mesmo higiênico porque a escova ventila mais e é fácil de lavar. Também são encontrados em qualquer armarinho por aí.

Quanto à pasta de dente, uma alternativa ao kit viagem vendido nas farmácias é levar uma que já esteja começada se for uma viagem mais curta e você estiver com pouco espaço na necessaire.

Como todo mundo quer viajar cheiroso, um desodorante e um perfume são essenciais. Para perfumes, acho sempre melhor utilizar as embalagens menores como as de 50ml. Para os desodorantes, além da opção roll on, algumas marcas oferecem a opção spray em frascos menores mas com a mesma capacidade.

Por conta da restrição de aerosol na bagagem de mão, prefiro roll on ou o bom e velho spray.

Ao menos que você seja daqueles que cultivam uma barba mais longa, ter um barbeador, espuma/gel de barbear, e pós barba é essencial.

Como acho que barba longa não combina comigo, sempre levei todo o aparato de barbear durante as viagens. Inclusive aquela latona de espuma ou gel. Mas por mais que eu tenha preferência por uma marca ou outra, uma dica legal é substituir a espuma/gel por algo bem simples e que provavelmente estará disponível gratuitamente no seu hotel: condicionador.

Cremes de barba x condicionador. Por mais que adore eles, na viagem só condicionador.

Sim, se você nunca experimentou fazer a barba usando condicionador, tente! Você nunca mais vai colocar aquela latona de espuma/gel na mala.

Aqueles barbeadores com refil infelizmente não têm capinha, então você teria em tese que levar aquele porta-lâminas grande ou deixa-la solta, o que potencializa o risco dela rasgar algo ou você perde-la (fora que não é higiênico!).

A forma mais segura e prática de transportar o barbeador é prender um daqueles clips grandes de papel como na foto abaixo. 

Modo simples de guardar o barbeador.

Escovas e pentes. Ok, pente cabe em qualquer lugar. Mas quem prefere escova, prefira aquelas com cabos dobráveis, o que diminui muito o espaço ocupado.

Além disso sempre levo também alguns outros itens essenciais: cortador de unha; tesoura pequena; pinça; uma pequena quantidade de cotonetes e algodão. 

Fora isso tudo, vale sempre olhar se nos arredores do seu hotel existe algum supermercado ou até mesmo uma farmácia. Em países como os EUA, as farmácias são tão ou mais completas que qualquer perfumaria – fora que os preços são incríveis.

Como já disse em um post anterior, não deixe de fazer uma farmácia de viagem, só não coloque os medicamentos junto com os itens de higiene, já que estes potencialmente ficarão no banheiro e medicamento com umidade não combinam. Ok?

E vocês, quais as suas dicas para uma necessaire de viagem minimalista?

Quer receber mais dicas de viagem e saber quando saem os próximos posts?

Curta nossa página no Facebook, aqui.

Siga-nos no Twitter @cumbicao.

E no Instagram – Cumbicão.

Posts relacionados
Disney Electrical Sky Parade, o novo show da Disneyland Paris
Diogo Avila
Como se locomover em Paris com transporte público
Diogo Avila
Paris num roteiro para todos os gostos
Diogo Avila

2 comentários

Anônimo 7 de abril de 2018 at 03:00

Muito bom o post! Mas não usaria o condicionador para fazer a barba (até socorre bem na falta da espuma, mas…), em alternativa aos "latões" de espuma de barbear, existem latas menores, feitas exatamente com esse propósito de serem levadas na necessaire. No Brasil é possível encontrar com facilidade latinhas da Gillette de 70g ou mesmo da marca Granado, ainda menores, de 55g.

Responda
Diogo Ávila 7 de abril de 2018 at 03:26

Gostei! Vou procurar, mas juro que nunca vi estas latas pequenas.

Responda

Deixe um comentário