Image default

Novas regras para inspeção de bagagem em Dubai

Se você está com viagem marcada para Dubai, deve ter uma atenção especial ao fazer as suas malas pois recentemente foi implementado um protocolo de inspeção visual da bagagem despachada. Caso faça uso daquelas smart bags, também deve atentar às regras próprias para viajar portando este tipo de mala.

Indo para Dubai? Confira as novas regras para bagagens.

No começo deste ano, a Emirates e a administração do Aeroporto de Dubai soltaram um comunicado que pode ter passado desapercebido para alguns passageiros, mas que deveria ser de conhecimento de todos para evitar problemas ao embarcar com as suas malas.

Além da alteração no peso das malas que se pode levar viajando de classe econômica entre Dubai e o Brasil (e vice-versa) que já falei no nosso último review da Emirates, novas regras foram implementadas.

Atendendo a novos protocolos de segurança, a autoridade aeroportuária de Dubai irá, a exemplo do que já acontece desde longa data nos EUA, realizar a inspeção visual de bagagem despachada. Não que a inspeção anteriormente realizada não fosse rígida não – quem já teve oportunidade de assistir ao programa Aeroporto Dubai no NatGeo sabe do que estou falando.

Ocorre que agora eles irão separar algumas malas mais suspeitas que serão abertas por agentes da autoridade aeroportuária de Dubai na presença de um funcionário da Emirates. E eventuais itens proibidos serão manualmente removidos; a mala fechada novamente; e encaminhada para a aeronave.

Como você saberá se a sua mala for aberta? Eles informam que a exemplo do que a TSA faz nos EUA, será colocada uma carta noticiando o fato e fornecendo maiores explicações sobre o procedimento.

Assim como nos EUA, você pode receber uma cartinha assim ao voltar de Dubai.

A primeira pergunta que talvez você esteja se fazendo é se dá para confiar. Olha nada é 100% seguro e ninguém fica confortável ao ter a sua mala aberta sem a sua presença. Aos passageiros, resta confiar nas autoridades locais e seguir as regras que são impostas para a nossa segurança maior.

Diante deste novo cenário, faço algumas recomendações: não coloque itens de valor na mala que será despachada (meio óbvio sim, mas tem gente que não segue esta regrinha básica); como não sabemos se frascos com líquidos acima de 100ml, e portanto permitidos para despacho, são ou não o foco, sugiro deixa-los em uma área segregada da mala para facilitar o trabalho dos fiscais e evitar que seja necessário revirar a mala; use uma combinação de cadeados da TSA para possibilitar a abertura da mala e aqueles sempre úteis lacres da SealBag pois assim logo na esteira do aeroporto de destino e sem precisar abrir a mala já descobre de ela foi aberta e pode ver se tudo está ok antes mesmo de sai da área de desembarque (depois não adianta reclamar).

Como não confio nos cadeados tipo TSA.
Sempre coloco também um lacre da SealBag.

Seguindo algumas diretrizes da IATA, eles também resolveram regulamentar a questão das tais smart bags. Para quem não sabe são aquelas malas com contam com algumas funcionalidades a mais, como power bank (para carregar gadgets de viagem, celulares e etc), e eventualmente algumas outras funcionalidades como balança embutida; rastreador integrado; e outras tantas inovações que dependem de energia para funcionar.

As smart bags são permitidas como bagagem de mão desde que, além de dentro das regras de tamanho/peso, também atendam ao seguinte: se a bateria for removível; e estar desligada.

Se a bateria não for removível, a mala inteligente não poderá ser transportada em um voo da Emirates.

Como bagagem despachada, ela somente poderá ser transportada se a bateria for removida e transportada na cabine.

Se você tem smart bag ou quer comprar uma, fique atento às regras para viajar com ela.

Disto concluímos que se a bateria não for removível, você não poderá viajar com a mala nem como bagagem de mão, nem despachada. Embora acredite que seja pouco factível que algum fabricante trabalhe com baterias não removíveis, se você estiver pensando em comprar uma smart bag, sugiro que procure uma que atenda a tais requisitos pois muito provavelmente estas regras serão (se já não
o foram) adotadas por outras empresas/países.

Não sei como fica neste contexto a questão dos rastreadores de malas despachadas, já que neste caso há um aparelho ligado funcionando dentro da mala durante o voo. Vamos aguardar para ver como as regras irão se adaptar ao desenvolvimento e popularização destes gadgets.

Booking.com

Posts relacionados
Disney Electrical Sky Parade, o novo show da Disneyland Paris
Diogo Avila
Como se locomover em Paris com transporte público
Diogo Avila
Paris num roteiro para todos os gostos
Diogo Avila

2 comentários

Iva marry 16 de março de 2020 at 12:42

Dicas incríveis, bem esclarecidas, fáceis de entender …muito bom ter alguém para tirar nossas dúvidas…muito obrigada pela gentileza

Responda
Diogo Avila 16 de março de 2020 at 17:44

Poxa, Iva obrigado! Ganhei meu dia.
A missão do Cumbicão é essa!
Excelentes viagens para ti.

Responda

Deixe um comentário