Image default

Conhecendo as praias de Penha – Santa Catarina

Se você está indo para o Beto Carrero World e tem ao menos um dia de viagem sobrando, uma ideia bem legal é separar um deles para passear pelas praias de Penha. Se você gosta de praia, irá adorar as belas praias da região.

Além de curtir belas praias, você dá aquela relaxada entre um dia e outro de parque.

Quando a gente fala em praias de Santa Catarina, praticamente todo mundo lembra rapidamente daquelas situadas em Bombinhas e Camboriú. São tantas que dá para passar fácil uma par de semanas só curtindo as praias de lá.

A cor do mar em Santa Catarina é maravilhosa.

Porém quem vai ao Beto Carrero em um feriado, quando o fluxo de turistas tanto locais quanto de fora é maior; acaba entrando em uma enorme fria que é tentar ir de Penha para estas praias mais conhecidas justamente no momento em que as estradas estão mais congestionadas.

Ao marcar esta viagem, logo olhei no mapa e já vi que em tesecom apenas uma hora ou um pouco mais, daria para ir de Penha para qualquer uma destas praias mais famosas. Acontece que a realidade é beeeem diferente.

No verão e em especial em feriados (fomos no Carnaval), o caos se instala nas estradas da região. Só para você ter uma ideia, eu planejava ir até Camboriú que fica apenas 40Km de Penha, o que pelo Google Maps daria só 40 minutos de carro. Saiba mais sobre o clima de Santa Catarina.

Mas praticamente todos com quem conversei, inclusive o dono da pousada em que estávamos, disse que o trânsito estava na base de 3hs. para ir e o mesmo tanto para voltar. Sair de férias para pegar trânsito assim não dá!

A saída foi aproveitar para conhecer as praias de Penha. E não me decepcionei.

Ok, a badalação pode não ser a mesma. Mas dependendo do seu estilo, isto pode até mesmo ser uma vantagem, já que são bem mais tranquilas e ideais para quem viaja com crianças.

Como estávamos perto do parque, um pouco acima do aeroporto, comecei pela praia de Praia do Poá.

Praia do Poá
Praia do Poá

É uma praia bem longa que se confunde com outras duas (Praia Grande e Praia da Armação), pois são uma continuação natural. É uma praia com bastante vegetação nativa, uma agradável característica de outras praias da região.

Uma praia que acabei dispensando pelo fato de ser muito cheia de barcos de pesca e pouco agradável para um banho de mar foi a praia do Trapiche. Penso que ela é mais adequada para apreciar o pôr do Sol em um final de tarde do que para curtir o mar de verdade.

Dali seguimos direto para uma das praias que segundo os locais é a mais bela da cidade, a Praia da Bacia da Vovó e sua vizinha, Praia da Saudade. Estas duas sim, são realmente belas.

A Praia da Saudades é um pouco mais longa e tem mais ondas, porém é bem típico ali aquele visual de mar azulado e areia fina.

Praia da Saudades
Praia da Saudades.

A Praia da Bacia da Vovó é uma praia super pequena e simplesmente deliciosa. Na minha opinião a melhor da região – e também a mais concorrida.

Em formato de ferradura, tem ondas tranquilas sendo bem legal para quem viaja com crianças. Para quem está sem guarda-sol, dá para aproveitar a sombra que as árvores ali fazem.

Praia Bacia da Vovó
Com poucas ondas, é perfeita para crianças.
Ela tem formato de ferradura e é bem pequena

No final da tarde, fomos conferir a Praia da Fortaleza, que é a com maior extensão de areia.

Praia da Fortaleza.
Super vazia!!!

Tem um pouco mais de ondas, mas mesmo assim, naquele dia o mar estava super tranquilo.

Como você pode notar, nenhuma destas praias têm calçadões ou prédios altos nos arredores, o que garante não só um visual mais natural como também propicia que tenhamos muita mata nativa nos arredores.

Algo que chamou a atenção nestas praias é o fato de que não existem quiosques ou bares perto para dar um suporte.

Isso pode ser ruim se você não se programar. Mas não há nada que uma geladeira de isopor e itens como bebida e lanches comprados nos supermercados da região que não resolva.

Nestas três praias que visitamos, se você chegar cedo, consegue estacionar perto e na rua sem melhores problemas. Chegando um pouco mais tarde, aí a única opção são mesmo os estacionamentos na região, que cobram entre R$ 10 e R$ 20 para o dia todo.

Então já sabe, se o trânsito na região travar, não é por falta de boas opções que você vai deixar de curtir uma praia em Penha.

Booking.com
Posts relacionados
Disney Electrical Sky Parade, o novo show da Disneyland Paris
Diogo Avila
Como se locomover em Paris com transporte público
Diogo Avila
Paris num roteiro para todos os gostos
Diogo Avila

2 comentários

Nara 24 de julho de 2019 at 06:21

Bom Dia,

Gostaria de saber:Maio é um bom mês para conhecer as praias de Penha?Faz sol?
Atenciosamente :

Nara

Responda
Diogo Avila 24 de julho de 2019 at 17:16

Oi Nara,
Hummm acho que maio já vai estar meio frio por aquelas bandas…
Prefira o verão ou primavera.
Boa viagem!

Responda

Deixe um comentário