Image default

Conhecendo Kotor e Budva, os dois principais destinos de turismo em Montenegro

Depois de conversarmos sobre Montenegro como um todo, é hora de verificarmos as principais atrações dos dois destinos obrigatórios na sua viagem ao país: Budva e Kotor.

Com você notará abaixo, as duas cidades têm identidades bem diferentes, enquanto uma é mais histórica, a outra é mais “de praia”.

Qual das duas visitar? Ambas, já que distam não mais que uns 30 minutos de carro – 23 km para ser mais exato.

Dai já vem a primeira pergunta: em qual delas ficar? Bem, com uma distância assim tão pequena de uma para a outra, fica claro que você transitará muito facilmente entre elas, logo, na prática do dia-a-dia da viagem, isso fará pouca ou nenhuma diferença.

Então vai muito do que mais lhe agrada: uma cidade mais histórica ou um destino mais de praia.

Budva
Budva foi a nossa base para conhecer a região.

Nós optamos por Budva por conta das praias pela seguinte razão: em Kotor, a parte mais interessante é o centro histórico, que como você verá abaixo é relativamente pequeno, e você pode conhecer em um período do dia, ou dia inteiro dependendo do seu ritmo.

Já para percorrer as praias de Budva, como as praias ficam mais dispersas, ficar em Kotor, implicaria em uma quantidade maior de tempo indo de um lado para o outro, o que não é interessante para quem está com um itinerário de viagem mais apertado.

Está sem carro? Sem problemas, de uma cidade para a outra, tem ônibus ao custo de uns 4 Euros a cada ½ hora.

Vamos então à cada uma das cidades.

Kotor

Situada em uma estreita faixa de terra em formato de ferradura, espremida entre montanhas que mais parecem um fiorde e as águas do mar Adriático está a baía e a cidade de Kotor.

A beleza da geografia local é tamanha que a baía de Kotor figura como Patrimônio Histórico da Humanidade desde 1979.

A baía tem uns 28km de diâmetro, e mais de 100km de costas; tudo isto circundado por duas formações rochosas: o Orjen ao Oeste e o Lovćen à leste que chegam até 1000m de altura.

A baía é tão fechada que sua parte mais estreita tem apenas 340m de extensão. Olhando assim bem que lembrou os Fiordes da NoruegaMilford Sound na Nova Zelândia, mas diferentemente destes dois lugares, a formação ali é de cânions e não de fiorde.

Espremida entre a baía de Kotor e o Mt Lovcen, a cidade de Kotor – principalmente a Old Town ou Stari Grad – é relativamente pequena. Em meio período, ou menos, você percorre esta pequena cidade com 1 mil habitantes.

Kotor
Kotor
Kotor
DCIM100GOPROGOPR8512.

A Kotor recebe uma grande quantidade de visitantes vindas de cruzeiros. É inclusive estranho ver aqueles enormes cruzeiros passando pela na pequena baía e seus canais.

Diferentemente de Dubrovnik, e outras do tipo, infelizmente ela não está tão bem preservada. Espero que com o incremento do turismo local as autoridades de Montenegro passem a se preocupar mais com a conservação.

O programa mais legal lá é simplesmente perder-se pelas estreitas vielas e apreciar as antiguíssimas construções da cidade velha.

Kotor é uma cidade bem antiga. Seus primeiros registros, ainda como um assentamento romano datam de 168 A.C. Mas andando pela cidade dificilmente vocês verão alguma construção anterior ao grande terremoto de 1667 que destruiu 2/3 dos prédios da época.

E como as construções foram sendo feitas aos poucos e nos espaços vazios (e sem critério, é verdade), há no layout da cidade uma interessante e charmosa desordem.

No centro da cidade vale conferir a Catedral de Kotor (Cathedral of Saint Tryphon) onde estão os restos mortais do padroeiro da cidade. Construída no século XII e reconstruída várias vezes em razão de alguns terremotos que aconteceram na região, é a igreja mais bela e imponente da cidade.

Cathedral of Saint Tryphon
Catedral de Saint Tryphon

O lado ruim é que eles cobram uma entrada no valor de €2.50 (absurdo igreja cobrar!!!). Ela abre diariamente das 8h00 às 17h00.

Visite também a igreja ortodoxa de St Nicolas.

Igreja de St Nicolas
Igreja de St Nicolas

Encontrar um lugar legal para comer lá é relativamente fácil, existem muitos restaurantes dentro das muralhas da cidade. Nós escolhemos o Dekameron, que serve massas e pratos com frutos do mar com um custo bem razoável.

A cidade é toda circundada por muralhas que datam do século IX e, como Kotor está literalmente encostada numa montanha, as muralhas sobem montanha acima. Quem quiser subir as muralhas, prepare-se são 1350 degraus até o topo dos 260m. A entrada pode ser feita tanto pela praça Trg os Salata quanto nos arredores do River Gate.

Muralhas de Kotor
Muralhas de Kotor.

Não sei vocês, mas eu simplesmente adoro vistas panorâmicas. Em Kotor, a melhor vista da cidade e da baía é obtida a partir do Monte Lovcen (1.749m) – monte negro na língua local.

Vista do Monte Lovcen
A vista de Kotor a partir do Monte Lovcen é fantástica.

Para chegar lá basta seguir pela estrada que vai de Kotor até Cetinje.

Mas tem um “detalhe”…

O caminho é para lá de sinuoso, tanto que o complexo de 23 curvas em cotovelo chama-se Kotor Serpentine. E em alguns trechos você notará que só passa um carro. Dá um tremendo frio na barriga!

Mas a vista de lá de cima compensa.

Budva

Ok, você certamente não será o primeiro, muito menos o último a descobrir Budva, mas depois de conhecer alguns destinos de praia bem concorridos na Europa como as ilhas na Grécia e a costa da Croácia, descobrir que ainda existem lugares que não são tão concorridos é uma alegria.

Budva Old Town
Concentre seu tempo na Old Town que é a parte mais interessante da cidade.

O turismo, assim como outras atividades vira e mexe tem aqueles destinos que inicialmente são considerados exclusivos (no sentido de pouco conhecidos) e que após algum tempo viram moda entre um certo público.

Particularmente acho que na maioria dos casos isto é tudo fruto de marketing, afinal, salvo um ou outro destino que é totalmente reformulado, ele sempre esteve lá e só faltava um pouco de holofote!

Passados alguns anos, ou estes destinos se tornam clássicos nos roteiros, como os dois destinos europeus acima citados, ou viram micos decadentes – aqui deixo de explicar.

O fato é que Budva (pronuncia-se Budua), uma pequena e charmosa cidade na baía de Kotor tem se firmado como um típico destino de verão na Europa. Dos quase 4,5 milhões de turistas que Montenegro recebe ao ano, 44% visitam Budva em busca de sua história, praias e vida noturna. Na cidade são apenas 14mil habitantes.

Menos concorrido, e consequentemente mais barato, que outros como Grécia, Croácia ou Ibiza, aos poucos Budva vem conquistando os europeus e inclusive turistas de fora da Europa.

Eu sei que pode parecer um certo exagero, mas alguns consideram ela uma versão mais simples e menos concorrida que Dubrovnik, eis que além de praias com as mesmas águas cristalinas do Adriático, têm também uma parte mais antiga da cidade que é muralhada.

Eu achei exagero, já que a cidade croata tem muito mais em termos de construções históricas.

A cidade é relativamente pequena e indícios arqueológicos dão conta que a área é ocupada desde o século V antes de Cristo, quando era então ocupada pelos gregos. Depois disto passou pelo Império Bizantino até ser tomada pelos venezianos, como praticamente toda a costa do Adriático; e ser anexada ao Império Otomano.

Além das evidentes praias que falarei mais abaixo, Budva tem uma bela e preservada porção mais antiga conhecida como Old Town ou Stari Grad no idioma local.

Toda a área da Old Town está cercada por uma muralha com torres que datam da Idade Média e conferem um charme especial à cidade. A muralha tem um desenho irregular e a área interna é cortada por uma série de estreitas vielas e pequenas praças – preciso dizer que caminhar por ali é uma delícia? Aliás, nesta área da cidade não circulam veículos.

Hoje, a entrada principal da cidade é pelo principal portão: Porta di Terra Ferma. Dali se tem acesso à rua principal, Njegoševa.

Ruas de Budva
Deixe-se perder pelas ruas da Old Town de Budva
Old Town de Budva
Budva

Construída em 840 às margens de um rochedo que mais tarde foi reforçado pelas muralhas da cidade velha, a igreja de Santa Maria in Punta é uma das mais belas da cidade. Embora ela tenha sido construída pelos beneditinos, anos depois passou para os franciscanos, e hoje recebe exibições de arte e concertos musicais.

Outra importante igreja da cidade, e talvez a mais bela delas é a Holy Trinity. Esta igreja ortodoxa foi a primeira de Budva e sua construção durou de 1797 a 1804.

Ainda na Old Town, vale conferir a igreja de St. Ivan que data do século XVII.

Mas e as praias?

Bem, aqui vale uma explicação mais detalhada.

Bem ao lado de Budva (do tipo que dá para ir caminhando em relação ao centro da cidade) até existem algumas praias nos seus arredores, mas acho que se você comparar com aquelas mais distantes verá que talvez nem compense perder seu tempo por ali.

Deixo as fotos falarem por si.

Praia em Budva
Acho que até vale caminhar por ali, agora curtir a praia… Sei não (Greco Beach).

Nos arredores de Budva você encontra a Mogren, que é a mais conhecida delas, e também a Old Town Beach, Pizana e Greco Beach. Eu, comparando com as mais distantes, não gostei de nenhuma delas.

Aliás quando as vi no primeiro dia rolou até aquele sentimento de decepção do tipo: “mas é só isso?”

Por sorte as melhores praias estavam por vir no nosso passeio pelos arredores da cidade.

Com pouco tempo na cidade, resolvi apostar em 3 praias, mas que na verdade acabaram sendo apenas duas.

Partindo de Kotor, antes de chegar em Budva, você encontra duas praias que ficam lado a lado Jaz e Poseidon.

Poseidon Beach
Poseidon Beach vazia no dia seguinte

Infelizmente me programei para ir até elas em um dia de final de semana em pleno verão em um lugar cheio de russos. Quando digo cheio, é lotado ao ponto de fecharem o estacionamento da praia e você não conseguir entrar. Caos total.

Resultado, vi a praia de longe naquele dia e novamente no dia de ir embora, ai já vazia, mas sem tempo para ir mais perto.

Uma pena.

Diante deste cenário, resolvemos seguir para uma praia que me disseram que seria mais tranquila e que realmente compensou: Drobni Pijesak, que fica uns poucos minutos ao sul de Budva.

Especialmente frequentada por famílias, é uma praia pequena e bem mais tranquila. Outra vantagem é que conta com um restaurante / bar para suporte e estacionamento. Perfeita!

Agora a praia mais famosa da região toda é a de Sveti Stefan. Situada a não mais que 5 km de Budva, ela recebeu. Nome de um vilarejo que está localizado em uma porção de terra que avança mar a dentro e liga-se ao continente por uma estreita faixa de terra. Praticamente uma fortificação no meio do mar.

Sveti Stefan
Sveti Stefan

Não é à toa que virou um cartão postal de Montenegro.

O interessante é que como trata-se de um vilarejo privado, sim, isto mesmo; você não tem como visita-lo. Mas como assim??? Sim, hoje, as construções do século XV servem como um resort de luxo.

Mas quer saber? Sveti Stefan é um daqueles lugares que é mais interessante apreciar de longe do que de perto!

Sveti Stefan
Mas um pouco só mais distante você consegue um espaço tranquilo.

Uma curiosidade: se olhando esta ilhota com um hotel você se lembrou também do Burj al Arab, de Dubai– que também fica numa “ilha” assim – saiba que esta a ilhota montenegrina é propriedade de quem??? Da rede de hotéis que administra justamente o Burj al Arab!!! Agora já sei de onde veio a inspiração.

E ai? Gostou de Montenegro? Que dicas você tem para compartilhar? No próximo post da série dos Bálcãs, vamos à Bósnia-Herzegovina conferir um destino completamente diferente na região.

Booking.com
Posts relacionados
Como se locomover em Paris com transporte público
Diogo Avila
Paris num roteiro para todos os gostos
Diogo Avila
Cebu, uma maravilhosa primeira impressão das Filipinas
Diogo Avila

Deixe um comentário