Onde Comer

O que e Onde Comer em Luang Prabang, no Laos

Depois de passarmos pela culinária de vários países asiáticos, chegou a vez de sabermos o que sai de uma cozinha no Laos. Mais do que onde comer no Laos, a grande dúvida é o que comer neste país encantador.

Se de um lado bateu um certo frio na barriga por jamais ter sequer ouvido falar de um prato laosiano, fiquei mais tranquilo ao notar que ela segue a tendência de outros países vizinhos (especialmente da Tailândia) com algumas adaptações ao gosto local. Com isso aos poucos fui vendo que comer no Laos não seria um bicho de sete cabeças.

Você é daqueles que só de ouvir falar em comida asiática já pensa em pimenta, tenho uma boa notícia: a comida lá é bem menos apimentada que em outros países da região.

Mas se você for mais sensível ao ingrediente, lembre-se de sempre perguntar se é muito apimentado e pedir para o seu prato vir sem ou com pouca pimenta.

A maioria dos restaurantes fica na Th Sakkarin, bem no centro de Luang Prabang.

Parte disso talvez seja a influência francesa que advém de longo período de colonização.

A base de quase todos os pratos, como não poderia ser diferente é o arroz, que pode ser servido de tudo quanto é forma, inclusive no tipicamente asiático macarrão noodles (fĕrno no idioma local).

Arroz é a base da alimentação local.

Um dos pratos mais típicos é o Láhp, uma espécie de salada feita com carne moída (pode ser de vaca, pato, frango ou porco) misturada a um molho de peixe, suco de limão, folhas de menta, chalota, arroz e pimenta. Igualmente típico é o đąm màhk hung, uma salada feita com papaia verde, alho, suco de limão, tomate, açúcar de palma e caranguejo ou camarão desidratado com pimenta, para variar.

Tem também algumas coisas esquisitas como o kai bâan, uma espécie de alga do Mekong frita e servida com sementes de gergelim e às vezes com uma espécie de geleia meio doce, meio picante.

Onde comer no Laos (Luang Prabang)?

Para quem quer comer comida típica do Laos em Luang Prabang pode ir ao Coconut Garden, um restaurante super conhecido que fica na avenida principal da cidade, a Th Sisavangvong e funciona das 8h00 às 23h00. Dos restaurantes típicos, me pareceu o que tem o melhor custo benefício e um ambiente bem gostoso.

Noodles no Coconut Garden de Luang Prabang.

À noite no piso inferior rola um show folclórico bem interessante.

Outras opções são o Tangor (Th Sisavangvong); Tamarind (Th Kingkitsarat) que é um pouco mais chique; o Tamnak Lao (Th Sakkarin) que oferece cursos da culinária local; e o Rosella Fusion (Th Kingkitsarat) que tem a vantagem de ficar às margens do Mekong.

Para comer um bom noodles típico do Laos, vá ao Xieng Thong (Th Sakkarin a partir das 6h30). Não perca!

Particularmente eu não tive como provar muitos dos pratos típicos da cozinha do Laos, tendo que relegar este feito para a Sra. Cumbicona que o aceitou sorrindo de orelha a orelha.

A principal fonte de proteína é o peixe que vem dos rios locais. Reparem só no “sistema” para espantar as moscas: duas hastes com papel ou plástico que giram com um motorzinho.

Como não posso comer peixe de água doce por conta de alergia, muitos dos pratos acabei passando batido. Muito da proteína que eles comem vem dos abundantes rios da região.

Andando pelas ruas de Luang Prabang você notará uma enorme quantidade de barracas, especialmente no Night Market onde eles vendem todo tipo de street food. Tem de peixe grelhado inteiro até sorvete feito na chapa de metal.

Street food em Luang Prabang.
Noodles e rolinhos de vegetais.
Barraca de sucos naturais no street market de Luang Prabang.

Se você é formiga como eu e adora um doce, não pode deixar de experimentar as panquecas de coco, que são bolinhos recheados com um creme.

Panquecas de coco ou coconut pancake em banca nas ruas de Luang Prabang

Um item que chamou bastante a atenção são os sucos e as barracas de frutas. Tem muita coisa gostosa e eles ainda fazem tudo no estilo froozen.

Isso é um senhor coco!
Se quiser tentar, lá eles também tem o durian, aquela fruta fedida.

Esta restrição com peixes de água doce pode ter me privado de alguns itens, mas não pensem que passei fome não! Me dei super bem com a influência francesa da culinária local.

Como falei, da mesma forma que outros países da região, o Laos foi colonizado pela França por anos e isso trouxe reflexos que hoje você vê na arquitetura e na cozinha local.

É muito, mas muito comum ver pelas ruas restaurantes e padarias que vendem comida que poderia estar em qualquer rua de Paris, por exemplo.

Nesta linha as opções em Luang Prabang são generosas. Uma boa opção é o Le Banneton (na Th Sakkarin; das 6h30 às 18h00). Quer um restaurante mesmo? Vá ao L’Elephant Restaurant que é um dos mais tradicionais da cidade (Ban Wat Nong).

Outra opção para sentir a atmosfera francesa, é o Le Café Ban Vat Sene (Th Sakkarin das 7h30 às 22h00) com muitos pratos franceses e também massas. O lugar é super tranquilo.

Le Café Ban Vat Sene em Luang Prabang.

Gostamos tanto que voltamos mais de uma vez. Dá só uma olhada nos pratos:

Le Parisien.
Salada top!
Quiche Lorraine: queijo e bacon defumado.

Se você não passa dias sem comer massa, Luang Prabang Secret Pizza serve além de pizza, massas de vários tipos.

Para lanches rápidos vá ao JoMa (Th Chao Fa Ngum) que serve saladas, lanches e cafés.

Mas neste ponto o que mais gostamos foi da versão local para padaria, a Zurich Bread Factory & Café que fica na Th Sakkarin vende pães e doces nada menos que maravilhosos.

Zurich Bread Factory & Cafe.
Pães e doces expostos. Tudo super limpo.
Os doces são maravilhosos.

Custo? Ah, aqui vem a melhor parte! No geral, as refeições, mesmo em restaurantes mais chiques é super barata no Laos. Um casal come bem com uns R$ 50/70 o jantar com entrada, prato principal, cervejas e sobremesa. Maravilha, né?

Mas e para beber? Como os seus vizinhos do Sudeste Asiático, no Laos você encontra cerveja barata e bem razoável. Excelente para o forte verão local, as marcas locais são leves e refrestantes. A cerveja mais consumida lá tem nome direto e reto: Beerlao. Não tem como esquecer!!!

Beerlao, a cerveja mais famosa do Laos.

A única coisa que realmente senti falta em Luang Prabang é o fato de que não existem supermercados como em tantos outros destinos de viagem. Não encontrei nenhum lugar para comprar por exemplo queijos ou iogurtes.

Quando muito você vai achar um mercadinho assim… bem zoado.

O máximo que você encontra pelas ruas da cidade são pequenas vendinhas que têm bebidas, frutas e salgadinhos. Nem sequer 7Eleven ou outras lojas do tipo para aquela emergência de viagem.

Mas vai por mim, se comida era um empecilho à sua viagem ao Laos, esquece e se joga!

Booking.com
Diogo Avila

Posts recentes

Hotel no aeroporto de Santiago: Holiday Inn Santiago – Airport Terminal

Se você for viajar para o Chile e tiver uma conexão longa no aeroporto, não…

6 de maio de 2024

Disney Electrical Sky Parade, o novo show da Disneyland Paris

Se você está programando visitar a Disneyland Paris, sugiro levar uma caixa de lenços e…

19 de abril de 2024

Como se locomover em Paris com transporte público

Saber locomover se em Paris, especialmente usando o transporte público, pode ser a grande diferença…

7 de abril de 2024

Paris num roteiro para todos os gostos

Se tem uma cidade que podemos dizer que, por si, já vale uma viagem é Paris.…

1 de abril de 2024

Cebu, uma maravilhosa primeira impressão das Filipinas

Imagine uma ilha que mistura de um lado uma cidade bastante agitada e de outro…

7 de março de 2024

Como ir do Aeroporto Charles de Gaulle para Paris (e vice-versa)

Como ir de/para os aeroportos de Paris (e vice-versa), especialmente o Aeroporto Charles de Gaulle,…

25 de fevereiro de 2024

This website uses cookies.