Como se não bastassem as belezas naturais que já mostramos nos posts anteriores, Koh Phi Phi revela ainda algumas surpresas para quem estiver disposto à descer alguns metros na água. Vamos dar um mergulho em Koh Phi Phi?

De todas as atividades existentes na ilha, a mais comum talvez seja mergulhar.

A coisa é tão boa que o Lonely Planet coloca Koh Phi Phi como uma das Top 10 para mergulho. Nada mal!!!

É possível ver grande variedade de espécies da fauna marinha, de peixes palhaço à tubarões de recife, de raias manta à tubarão baleia (dependendo do ano).

Créditos: Moskito Diving.
Créditos: Moskito Diving.
Créditos: Moskito Diving.
Créditos: Moskito Diving.
Ah, este eu queria ter visto! Tubarão beleia, lindo e inofensivo. Eles estão por lá em migração algumas épocas do ano.
Créditos: Moskito Diving e Johanna Franzon.

Como não poderia deixar de aproveitar a oportunidade, assim que fechei a viagem, resolvi me inscrever em um curso de mergulho aqui em São Paulo e fazer o meu “batismo” em Arraial do Cabo.

É verdade que muita gente prefere aproveitar a estadia em Koh Phi Phi e os preços mais em conta para fazer tudo por lá mesmo. Existem muitas escolas e boas de mergulho em Koh Phi Phi, mas como era absolutamente inexperiente no assunto, achei melhor procurar uma escola aqui no Brasil que fosse bem conceituada para chegar lá preparado e já com o mínimo de experiência.

Devidamente certificado (detalhe importante porque senão você não mergulha lá!), desembarquei na ilha já com algumas indicações, o que é essencial para que você não se perca no mar de operadoras em Ton Sai Bay – literalmente uma ao lado da outra.

Muita gente opta por fazer o curso e obter o certificado lá mesmo.
E a língua não é problema.

Muitas delas são de altíssimo nível, mas olhando bem você encontra uma ou outra que pode não parecer lá muito confiável – e com este tipo de coisa não se brinca! Eu mesmo deixei de mergulhar com uma que tinha dois dive masters brasileiros porque o esquema deles me pareceu um pouco “menos profissional” – sabe aquela coisa de muita farofa e pouco papo sério?

Como já havia recebido uma indicação bacana de mergulho em Koh Phi Phi do Luiz do Boa Viagem, segui direto para Moskito Diving (update: recentemente fiquei sabendo que eles encerraram as operações), com quem tinha acertado vários detalhes e sanado algumas dúvidas sobre o mergulho por e-mail, algo que considerei muito útil para ganhar confiança na equipe.

Moskito Diving.

Não me arrependi.

Desde o primeiro contato notei o profissionalismo e a atenção de toda a equipe, formada em sua maioria por europeus. Extremamente profissionais, eles te colocam num mergulho adequado ao seu grau de certificação para que você se sinta confortável e possa curtir.

No dia marcado, saímos bem cedo da loja da Moskito Diving situada em Ton Sai Bay (sugiro um café da manhã leve no hotel) e fomos para o píer. 

Logo de cara notei algo que agradou bastante, o grupo era bem pequeno. Apenas eu, um americano, e duas famílias de ingleses com três crianças cada. Grupos menores significam maior atenção da equipe e um atendimento mais próximo. Excelente.

A embarcação, própria (algo muito importante lá) era muito bem conservada e até que grande para a quantidade de pessoas à bordo. Nada de aperto na hora de preparar o equipamento ou ficar trombando cilindro.

Créditos: Moskito Diving.

Nosso primeiro ponto de mergulho foi Bida Nok. Walter, o simpático e experiente dive master com quem fiz dupla me disse que ali a vida marinha seria bastante abundante, tanto que toda hora ele apontava algo interessante ao redor.

A promessa dele materializou-se ao cair na água. Vimos de tudo um pouco: corais variados, peixes coloridos, moreias, tartarugas e até um belo cardume de pequenos peixes amarelos que passou um bom tempo ao nosso redor.

Na superfície, o lugar já era lindo.
Reparem na transparência da água. Dá para ver o fundo.

É uma pena que as minhas fotos e filmagem não façam jus àquilo que vi, graças à minha antiga GoPro (compre uma GoPro3 com filtro vermelho para mergulho!). Tanto que as fotos aqui publicadas foram gentilmente cedidas pelo pessoal da Moskito Diving. Thanks!

O primeiro encontro com um tubarão cara-a-cara a gente não esquece.
Créditos: Moskito Diving.
Créditos: Moskito Diving.
Tartarugas são comuns também.
Créditos: Moskito Diving.
Cardumes destes peixes amarelos são comuns, no nosso vídeo também dá para ver um enorme.
Créditos: Moskito Diving.

Mesmo assim, vai ai um vídeo:

Subida para intervalo de superfície (obrigatório!) e um lanche com frutas. Aqui um detalhe importante, se você enjoa (o que normalmente não é o meu caso), não esqueça de tomar um remedinho para tanto. O Mané aqui esqueceu disto e fez a festa dos peixinhos à 18m. Vai por mim, não é nada agradável e se não fosse o aprendizado no curso teria me dado mal!

Pausa para lanche. Para quem não sabe, mergulhar dá uma fome incrível.
E curtir o visual de uma das entradas de Koh Phi Phi Le.
Reparem como a entrada da Maya Bay que havíamos visitado no dia anterior estava vazia. Prova de que quanto mais cedo melhor!

Já no segundo ponto, Palonk North, a grande atração eram os blacktip reef sharks, uma espécie de tubarão bastante comum na região. Embora tenha um sentimento de admiração e ao mesmo tempo pavor pelos tubarões, esta espécie é praticamente inofensiva e sua tendência é de evitar o contato com humanos. Tanto que os únicos que vi, passaram a uma certa distância da gente.

Voltei para a ilha maravilhado com a experiência. Recomendo e muito.

Estreando em águas internacionais.
Missão cumprida.

Dois mergulhos custam a partir de 2.500 baht (R$ 168) com equipamento incluso. Sugiro apenas que você leve (ou compre lá) a sua máscara e snorkel, porque além de serem itens mais pessoais, poderão ser utilizados em outras atividades na ilha, como snorkel.

Com águas quentes, a roupa de neoprene é dispensável. Usei apenas uma daquelas camisetas de malha UV para maior conforto e proteção contra o sol.

Os principais pontos de mergulho são: Anemone Reef (entre Koh Phi Phi e Phuket); Garang Heng (a leste de Koh Phi Phi Le), com uma grande quantidade de inofensivos leopard sharks); Hin Daeng and Hin Muang; Hin Dot; Hin Pae (um dos lugares mais rasos – 10-15 m também é uma boa opção para snorkel pois tem excelente variedade de peixes e corais); King Cruiser Wreck (um navio afundado em 1997 depois de colidir com o Anemone Reef); Ko Bida Nai (nos
arredores de Bida Nok); Ko Bida Nok (com tubarões e tartarugas marinhas); Shark Point ou Hin Bida; Shark Point Phuket; Wang Long (conhecido por sua caverna submersa); Loh Samah Bay (mais usada para mergulhos noturnos); Maya Bay na sua entrada; e Palong Bay.

Alguns dos pontos de mergulho na região. Créditos: Dive The World.

Em Hin Bida (Phi Phi Sub Shark Point) a profundidade é de 15-30m; 18-22m em Ko Bida Nok; 17-26m em Anemone Reef; 19-24m em Hin Musang (Phuket Shark Point); e 5-18m en Phi Phi Leh.

Muitos podem ter uma percepção de que mergulho é algo perigoso. Depois de fazer o curso ficou claro que seguidas as regras de segurança e utilizando-se de empresas confiáveis, é uma atividade bastante segura e super bacana.

Tanto que neste mergulho, toda a família de ingleses, incluindo duas crianças de 12 anos foram para a água com cilindro e tudo! Todos devidamente certificados é claro.

Toda a garotada ai foi parar na água.

Um detalhe importante é que, por questões de segurança, você não faça nenhum voo no período de 12 horas após um mergulho único e 18 para mergulhos seguidos (recomendação da Divers Alert Network – DAN), dado o alto risco de Doença Descompressiva. Já o contrário, voar e depois mergulhar não tem problema algum. Então programe-se com atenção.

Claro que para dar suporte a todos estes mergulhadores, existe uma enorme quantidade de lojas especializadas. Só para que vocês possam ter uma ideia de preços para pesquisas, cito aqui algumas lojas em Phuket: All4 Diving e Dive Supply (esta com filiais em vários lugares da Tailândia).

Para quem não quiser mergulhar, mas quiser um contato mais próximo com o mar, sugiro aproveitar as águas cristalinas de Koh Phi Phi para praticar snorkel, seja nas praias da ilha, seja num passeio próprio para isto. 

Algo que vocês notarão é que tanto para passeios quanto para mergulhos, os preços são meio que tabelados. O máximo que você pode conseguir é um desconto se marcar mais de um passeio.

Já com os barqueiros independentes ou privados, ai sim, pechinchar é obrigatório.

Finalizada a série sobre a Tailândia, é hora de seguir para o nosso próximo destino na Ásia, Dubai.

Quer receber mais dicas de viagem e saber quando saem os próximos posts?

Curta nossa página no Facebook, aqui.

Siga-nos no Twitter @cumbicao.

E no Instagram – Cumbicão.

Booking.com
Diogo Avila

Veja os comentários

  • Oi Fábio. Excelente post. Ajudou muito. Estou indo para Tailândia em Março e acabei de me certificar. Só tenho receio pois não falo nada de INGLÊS. A Operadora que você usou fala português??

    • Oi, receito que eles não falem português. Talvez espanhol. Sugiro consultar diretamente eles para verificar este detalhe.

    • Oi Saulo,
      Normalmente os operadores fazem isto em uma mesma saída. O que eles fazem é a separação das turmas no barco, quem vai fazer batismo fica com um instrutor dedicado e o restante vai para a água com um dive-master e duplas.
      Na dúvida, confirme com a Moskito diretamente.
      Abraço

    • Oi, mande um e-mail para Moskito, eles vão te passar uma cotação. Mas garanto que é mais em conta que no Brasil.
      Abraço.

  • Diogo, ótimo post! Estou planejando uma viagem para Phi Phi e vou aproveitar muito suas dicas.
    Sem querer abusar, posso fazer duas perguntas?
    1. Que horas aproximadamente vocês voltavam dos mergulhos? Estou pensando se preciso reservar o dia todo para mergulhar ou se dá para mergulhar de manhã e pegar uma praia à tarde.
    2. A operadora de lá leva mergulhadores básicos para mergulhos profundos (abaixo de 18m), ou exigem certificação avançada?
    Abraço!

    • Fábio, obrigado.
      Peguei um mergulho pela manhã, saindo bem cedo. Acho que era menos de 13hs quando voltamos ao pier na ilha. Mas existem vários programas diferentes, inclusive all day com 4 mergulhos.
      Tenho certificação básica e cheguei um pouco abaixo de 18m, mas nada que comprometa a segurança. Eles montam os mergulhos e os grupos de acordo com a certificação dos participantes. Agora se o mergulho for inteiro abaixo dos 18m ou muito abaixo disso, ai sim eles exigirão.
      Boa Viagem!!!

  • Valeu pelas dicas!
    Eu estava planejando mergulhar somente em Koh Tao. Mas agora animei a mergulha em Phi Phi tb :)

  • Recentemente, fiz mergulho na República Dominicana e adorei a experiência! Pretendo fazer o mesmo na Tailândia e vou guardar esse post.
    Ótima dica :)
    abraços

Posts recentes

Disney Electrical Sky Parade, o novo show da Disneyland Paris

Se você está programando visitar a Disneyland Paris, sugiro levar uma caixa de lenços e…

19 de abril de 2024

Como se locomover em Paris com transporte público

Saber locomover se em Paris, especialmente usando o transporte público, pode ser a grande diferença…

7 de abril de 2024

Paris num roteiro para todos os gostos

Se tem uma cidade que podemos dizer que, por si, já vale uma viagem é Paris.…

1 de abril de 2024

Cebu, uma maravilhosa primeira impressão das Filipinas

Imagine uma ilha que mistura de um lado uma cidade bastante agitada e de outro…

7 de março de 2024

Como ir do Aeroporto Charles de Gaulle para Paris (e vice-versa)

Como ir de/para os aeroportos de Paris (e vice-versa), especialmente o Aeroporto Charles de Gaulle,…

25 de fevereiro de 2024

Disneyland Hotel, uma experiência digna da realeza

Já pensou em dormir em um hotel na Disneyland Paris que é praticamente dentro do parque? E…

20 de fevereiro de 2024

This website uses cookies.