Andorra

Andorra: um vilarejo-chique nos Pireneus

Se um dia eu ganhasse na Megasena e precisasse me esconder do mundo, passar uma temporada num lugar chique e tranquilo pensando o que fazer com a grana, talvez escolheria Andorra.

Andorra, um destino para você e seu rico dinheirinho descansarem.

O QUE?!?!? Você não sabe onde fica Andorra??? Tudo bem, eu mesmo só sei porque como já disse sou meio que mapa-maníaco. O fato é que muita gente visita dois grandes destinos europeus sem saber que está passando perto de um dos menores países do mundo e que certamente é digno de uma visita.

Como assim? Explico, Andorra, ou para os íntimos, Principat d’Andorra na língua oficial (catalão), é um pequeno, quer dizer, um minúsculo país situado entre o sul da França e o norte da Espanha, mais ou menos na altura da Catalunha.

Como chegar. Eu particularmente aproveitei um dia livre que tive em Barcelona para fazer uma daytrip até o principado. Gastei não mais que 2h30 de estrada para percorrer a distância de 200km que separa os dois destinos.

Aliás a estrada em si já é uma atração, pois além de ser excelente, tem belíssimas paisagens no caminho.

Andorra faz divisa com a Espanha e com a França.
No caminho, vindo de Barcelona, passando pelos Pirineus.
Ao longo da estrada, alguns vilarejos como este.
E este.

No caminho, vale uma atenção especial ao túnel Cadi, que com pouco mais de 5km é um dos mais longos de toda a Europa. Interessante que no seu interior, existem além das evidentes baias de emergência, elevadores que dão acesso à superfície em caso de emergência.

A estrada até Andorra já é uma atração.
Paisagem montanhosa e muito verde por todo o caminho.

Ah, e como Andorra é muito pequeno não existe aeroporto – na verdade, estuda-se a construção de um. Trem? Também não tem. Bem, na verdade nem sistema de transporte público existe por aquelas bandas. Uma vez na cidade, encoste o carro em um dos estacionamentos públicos e percorra a cidade a pé, esta é a melhor forma de conhecer os arredores – no mapa acima indiquei um que usamos.

Assim, a única forma de chegar lá é por meio de transporte próprio, carro ou helicóptero, para quem $puder$, é claro!

Mas um dia basta? Como costumo dizer, a pergunta quanto tempo num destino sempre terá a resposta …. Depende! Em um único dia foi possível sim sentir um pouco do clima local e andar por Andorra la Vella, a capital. Agora se você quiser descansar ou aproveitar para esquiar, ai sim uns dois ou três dias serão bem aproveitados.

A maioria dos apartamentos fica nas encostas dos morros, enquanto que o centro comercial e restaurantes ficam na parte baixa da cidade.

Não existe a necessidade de visto para turismo, valendo a mesma regra dos países da União Européia.

Clima. Estive lá no final da primavera e a temperatura era quente o suficiente para andar durante ao dia de calça jeans e camiseta. Acredito que durante a noite esfrie um pouco, mas nada que seja assim “aquele” frio. No inverno a situação é absolutamente diferente. Com máximas que não passam de 10ºC e mínimas que chegam facilmente abaixo de 0ºC, Andorra é um paraíso para quem curte neve e uma boa estação de esqui.

Com pouco mais de 1.200m acima do nível do mar, as montanhas ainda têm neve em plena primavera.

Com um território com 468 km² e pouco mais de 80 mil habitantes, Andorra é muito menor que muitas cidades brasileiras, mas a qualidade de vida por lá é muito melhor. Andorra ocupa o 30º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano – Brasil … 84º (snif!). Nada mal para um lugar tão pequeno.

A estrada praticamente cruza Andorra la Vella.

Mas de onde vem tanto dinheiro? O turismo tem uma forte participação na renda local, mas dizem as más línguas que a maior fonte de renda do principado está no ramo financeiro.

Pelas ruas, o que não é loja é banco!

Embora não se aplique a este humilde blogueiro, quem tiver alguns dígitos a mais sobrando na conta pode considerar inclusive este destino turístico como uma morada permanente para o seu rico dinheirinho. Andorra é conhecido por ser um paraíso fiscal. Sacou porque é um bom destino para quem ganha na Megasena?

Praticamente não existe trânsito nas ruas de Andorra la Vella.
E praças charmosas fazem parte do layout da cidade.

Estudando um pouco sobre o país, notei que Andorra tem a maior expectativa de vida do mundo, nada menos que 83,5 anos em média. Hum… depois de uma alimentação saudável, não fumar, beber moderadamente e exercícios físicos, acho que os médicos deveriam listar baixa tributação como fator de aumento dos anos de vida da população.

Diferentemente de outros países que têm príncipes governando, Andorra é governada por duas pessoas, o Bispo de Urgel e um Líder Francês, no caso, o Presidente da França. Vai entender…. Então você senhorita livre e desimpedida, nem pense que dá para ir para Andorra procurar um príncipe solteirão para casar.

O legislativo local é formado por 28 deputados eleitos.

Outro fato curioso é que como Andorra não tem exército (peraí, isenção tributária e não tem serviço militar obrigatório??? Onde peço meu visto permanente???), eles dependem do exército espanhol e francês.

Apesar das lendas afirmem que Andorra tenha sido fundada por ninguém menos que Carlos Magno, o primeiro regente local comprovado foi o Conde de Urgel, no século IX. Até o ano de 1278 quando teve oficialmente sua independência, Andorra oscilou entre o domínio espanhol e dos franceses.

Embora seja incrível que um país com um território pequeno consiga dividi-lo em partes, Andorra tem sim uma capital, Andorra la Vella. Na prática, ao percorrer o país, você nem nota as outras cidades ao redor, que quando muito parecem mais minúsculos vilarejos à beira da estrada.

Boa parte do charme de Andorra deve-se ao fato de estar situado na região dos chamados Pirineus – a cordilheira de montanhas que divide a Espanha da França. Aliás a montanha mais alta do principado tem nada menos que 2.946 m (Coma Pedrosa). Isto faz de Andorra o segundo país mais montanhoso do continente, perdendo apenas para Suíça.

Pirineus.

Ainda que seja possível ouvir com certa frequência o espanhol, francês e até português nas ruas, a língua oficial do país é o catalão. E enquanto a Catalunha continuar fazendo parte da Espanha (espero que para sempre), Andorra será oficialmente o único país a ter o catalão como língua oficial.

Placas em catalão.

Mas que moeda levar? Bom eu arriscaria te dizer que num paraíso fiscal qualquer moeda é bem vinda – brincadeira. Na verdade, embora Andorra não faça parte da União Européia, eles adotaram o euro como moeda oficial.

E o que tem para fazer em Andorra?

Se eu lhe dissesse que Andorra tem centenas atrações imperdíveis e dúzias de museus, você poderia já ir ai do outro lado preenchendo a minha guia de internação no hospício – mas em Andorra, por favor!!!

Mesmo sem grandes atrações se comparados com seus vizinhos – salvo engano os dois países europeus que mais recebem turistas, Andorra vale sim a pena ser visitado.

Considero que a principal atração seja mesmo caminhar pelas ruas sentido o clima de vilarejo-chique-na-montanha e respirar um ar puríssimo.

E por falar em caminhar, no detalhe o estiloso sinal de pedestres.

Após deixar o carro num estacionamento situado na parte baixa da cidade, recomendo um passeio pela parte alta. Pegue o elevador gratuito que liga a parte baixa à Placa Del Poble, que é a porta de entrada para a área mais movimentada da cidade, inclusive às lojas.

Placa Del Poble.
Tem até coreto na praça!
É uma das áreas de lazer da cidade.

Esta praça construída no topo de um edifício situado na encosta de um morro é o principal ponto de encontro da cidade, com direito à playground e até coreto.

De lá tem-se boas vistas da parte baixa da cidade.

Dali, siga para a Igreja de Sant Esteve, uma pequena e charmosa igreja do século XII.

Torre da Igreja de Sant Esteve.
Fachada da Igreja de Sant Esteve.
Interior simples e belo da Igreja de Sant Esteve.

Não deixe de dar uma espiada nas estreitas ruas que ficam ao redor da igreja. Com construções antigas, algumas ainda em pedra, e pequenas praças, o lugar é muito charmoso.

Ruas estreitas e com pavimento de pedras.
E muitas construções em pedra dão o tom da região.
Fiquei imaginando a idade destes prédios.
As ruas são tão estreitas que não há espaço para carros.

Um pouco mais a diante você encontrará a Casa de la Vall, um edifício do século VXI que serve de sede ao governo local.

Casa de la Vall e a bandeira de Andorra.
Entrada da Casa de la Vall.
O detalhe arquitetônico da Casa de la Vall.
Jardins ao redor da Casa de la Vall.

São possíveis visitas guiadas gratuitas de maio a outubro de terça a sábado, das 10h00 às 14h00 e das 15h00 às 18h00. Domingos e feriados das 10h00 às 14h00. De novembro a abril nos mesmos dias e horários, salvo aos sábados, quando permanece fechada.

Mesmo que você não tenha uma conta bancária adornada com vários dígitos, você também pode usufruir do fato de Andorra ser um paraíso fiscal.

Isto porque a isenção de impostos para diversos tipos de produtos faz Andorra uma excelente opção para quem, como a grande maioria das pessoas, não perde a oportunidade de fazer compras isentas de imposto.

Joalherias assim, na rua e de portas abertas!
Típica rua de comércio em Andorra la Vella.
Repare que não existe guia dividindo a rua das largas calçadas.

Com isto, Andorra tem os melhores preços da Europa para perfumes e eletrônicos. Nada que se compare aos preços made in USA, mas ainda assim é muito melhor que qualquer free shopping de aeroporto.

Mas não pense que dá para sair comprando tudo a torto e a direito, existem regras rígidas em relação à cota de compra.

Segundo a aduana local, as regras são as seguintes:

a. Bebidas alcoólicas: 1,5 litros de bebidas com teor alcoólico acima de 22º; ou 3 litros de bebidas e licores com menos de 22º ou os vinhos espumantes, ou 5 litros de vinho;

b. Cigarro: 300 cigarros ou 150 charutos (de menos de 3g cada) ou 75 charutos (de mais de 3g cada) ou 400g de tabaco para cachimbo;

c. Perfumes: 375ml;

d. Outros produtos industriais: até 900 euros / pessoa (adultos) e até 450 euros / pessoa (menores de 15 anos).

Chegando na fronteira, tem aduana.

E nem pense em esconder a muamba no carro. Você não está na Ponte da Amizade, mas sim numa fronteira com regras europeias onde o único jeitinho é pagar o imposto. Eu mesmo fui parado pela fiscalização espanhola na volta, e para total decepção do fiscal, que fez questão de vasculhar o carro, eu não tinha nada além de uns 2 perfumes e uma máquina fotográfica. Aposto que o catalão viu brasileiro e pensou: é hoje que eu pego um daqueles sacoleiros brasileiros!

As lojas mais interessantes estão na Avinguda Meritxell, incluindo o Shopping Pyrénées que embora de fora possa parecer pequeno, estende-se por trás dos prédios – uma excelente opção para compras.

Uma das entradas do Shopping Pyrénées.

Para perfumes sugiro a Perfumeria Júlia que tem uma loja enorme na Avinguda del Príncep Benlloch, bem no centro, e trabalha com as principais marcas – fico devendo a foto da loja!

Lojas de perfumes…
De eletrônicos e de artigos esportivos são a maioria.

É possível ter uma boa idéia da quantidade e do tipo de loja que existe em Andorra pelo site oficial de turismo, que tem um excelente diretório com as lojas da região.

Ainda com relação à isenção de impostos, note que o combustível em Andorra é significativamente mais em conta que nos seus vizinhos Espanha e França. Então, pouco importa para que país você vá em seguida, aproveite para encher o tanque antes de se despedir de Andorra.

Já de volta à parte baixa, dê olhada no Rio Valira que cruza a cidade. A Pont de Paris, embora bela e moderna, destoa um pouco do restante das construções da cidade e do clima de vilarejo na montanha.

Rio Valira.
Pont de Paris.

Um dos lugares que infelizmente não pude curtir foi o Caldea, um SPA termal chiquérrimo em formato de igreja de vidro.

Olhando assim não dá para jurar que é uma igreja?

Se por fora o lugar já é lindo, espere para ver as fotos oficiais do interior do SPA aqui. A entrada, custa €34,50, e os tratamentos podem ser comprados à parte ou num pacote mais completo. Vide site oficial para maiores detalhes.

A alta temporada de Andorra acontece durante o inverno, pois é neste período que os europeus lotam os hotéis do principado para curtir as pistas de ski da região. Plenamente justificável, um lugar tão charmoso quanto este deve mesmo ser um belo destino para férias de inverno.

Assim, seja para uma parada mais longa numa jornada entre a Espanha e a França, seja para um bate-e-volta chique, sugiro Andorra. Vale a pena!

Então, já sabem, se eu voltar para Andorra é porque acertei os 6 números mágicos. Adéu! (tchau em catalão).

Booking.com

Diogo Avila

Veja os comentários

  • Só pra dizer que é/foi muito util visitar seu site. Pretendo ir de Barcelona pra lá, de ônibus. O que voce acha???

  • Diogo estou planejando minha viagem pra Europa pro ano que vem. Ali por abril. No roteiro que fiz já havia incluido uma estada de 3 dias em Andorra. Vendo suas informações descobri que posso ir diretamente a Barcelona e de lá visitar Andorra. Foi muito util. Pretendo ir de ônibus. é possivel, né???

    • Obrigado Luiz
      Acho que dá para ir sim. Eu fui de carro. Só busque uma empresa antes para ter certeza. Abraço.

  • Olá Diogo! Tem táxis em Andorra? Se não tem transporte público nem Uber, essa é a única salvação. Quero passar lá no inverno e ir nas estações de ski. Existem serviços de transporte que levam as pessoas nas estações de ski? Obrigado!

  • Prezado amigo, pretendo passar dois dias em Barcelona em setembro de 2016.Quero, naturalmente, conhecer Andorra. Pergunto-lhe, então, se é fácil conseguir, em Barcelona, uma VAN com capacidade para 7 passageiros, com motorista/guia, que possa nos levar até lá e voltar no mesmo dia? Você saberia dar alguma orientação a respeito?

    • Mário,
      Encontrar um carro com tal característica é fácil, a própria RentalCars (vide banner) tem carros ou vans para 7 lugares.
      Agora motorista particular só mesmo numa agência de turismo local. Fico te devendo este detalhe.
      Abraço.

  • Oi, Diogo! Obrigada por compartilhar essas informações tão preciosas! Estou indo com minha família para a Espanha em dezembro, e lá nos juntaremos a uma família de amigos (são quatro crianças ao todo) para passarmos quatro dias em Andorra. Estou com um pouco de receio de alugarmos um carro para fazermos a viagem, pois a estrada estará com neve e nenhum de nós tem costume em dirigir nessas condições. Pensei em irmos de trem. Vc acha que lá é imprescindível ter carro? Desde já agradeço a atenção! Elina.

    • Elina, obrigado!
      Olha, uma vez lá de fato acho que o carro será dispensável. A cidade em si pode ser percorrida a pé.
      E a estrada até lá é bem sinuosa mesmo.
      Boa Viagem!!!

  • Olá Diogo, tudo bem?

    Pelo o que eu vi você só passou um dia lá, mas você achou um lugar interessante para se morar?

    Também sou advogada e estou tentando encontrar um trabalho em Andorra, mas gostaria de saber a opinião de alguns brasileiros sobre morar lá. Não conheço ninguém que foi para Andorra, então por mais que você só tenha passado um dia lá, vai ser a maior referência possível até o momento. rsrs

    Obrigada,
    Jessica Garcia

    • Putz Jessica, se passando alguns dias é difícil responder à sua pergunta, imagine com um dia??? Kkkkk
      Olha, o que posso lhe dizer é que o lugar me pareceu bastante desenvolvido e tranquilo.
      Agora para morar é outra coisa. Sugiro você tentar algum contato com o governo local para saber as regras de imigração primeiro.
      Abraço.

  • Olá Diogo,
    Irei para Andorra agora em dezembro e gostaria de saber se você indica um hotel ou região ideal para hospedagem.
    Muito legal seu blog, parabéns!!

  • Você recomendaria bate e volta ou dormir uma noite? Tenho 10 dias apenas e estou indecisa. Obrigada por responder ! Thaís

Posts recentes

Disney Electrical Sky Parade, o novo show da Disneyland Paris

Se você está programando visitar a Disneyland Paris, sugiro levar uma caixa de lenços e…

19 de abril de 2024

Como se locomover em Paris com transporte público

Saber locomover se em Paris, especialmente usando o transporte público, pode ser a grande diferença…

7 de abril de 2024

Paris num roteiro para todos os gostos

Se tem uma cidade que podemos dizer que, por si, já vale uma viagem é Paris.…

1 de abril de 2024

Cebu, uma maravilhosa primeira impressão das Filipinas

Imagine uma ilha que mistura de um lado uma cidade bastante agitada e de outro…

7 de março de 2024

Como ir do Aeroporto Charles de Gaulle para Paris (e vice-versa)

Como ir de/para os aeroportos de Paris (e vice-versa), especialmente o Aeroporto Charles de Gaulle,…

25 de fevereiro de 2024

Disneyland Hotel, uma experiência digna da realeza

Já pensou em dormir em um hotel na Disneyland Paris que é praticamente dentro do parque? E…

20 de fevereiro de 2024

This website uses cookies.