Crônica

Uma breve crônica pré embarque

Eu + mapa mundi = viagem. Assim como a maioria das crianças da minha época, eu tive vários álbuns de figurinhas, Copa do Mundo; Fórmula 1 e por ai vai.

Mas o meu preferido foi um que ganhei aos 6 ou 7 anos. Um álbum figurinhas com bandeiras de países e cuja capa se desdobrava em um grande mapa mundi. Sim, eu sei, meio exótico para uma criança…

Ainda existiam países como URSS (não, não é Rsss – acho que a maioria dos mais jovens nem deve lembrar o significado desta sigla – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas); Iugoslávia; e pasmem, existiam até mesmo duas Alemanhas!!!

Lembro bem que eu e o meu pai costumávamos brincar de sortear a bandeira de um lado e caçar o país no mapa. Putz, como era difícil achar Luxemburgo; Andorra; ou Barbados!!!

Talvez por conta desta brincadeira eu tenha me tornado um aluno razoável de geografia na escola. Ao menos sabia onde ficava a maioria dos países e suas capitais.

Mas mais que isto. Esta brincadeira e, sabe Deus lá mais o que, despertou em mim uma enorme amor por viagem, vontade de querer conhecer o mundo, culturas e lugares diferentes; aguçando o meu espírito viajante.

Hoje, às vésperas de uma nova viagem, talvez uma das mais distantes delas (e que espero render bons posts), e olhando para este retrato figurativo do mundo que hoje tenho em casa, bate um certo saudosismo daquela brincadeira e um grande sentimento de gratidão por tudo e mais este “detalhe”.

Obrigado Pai. 

Diogo Avila

Veja os comentários

  • é emocionante ler este seu comentário, são detalhes da vida, de uma criança que na maioria das vezes, passa desapercebido,e o significado interior é imenso.Sei que tudo isso tem a ver com a sua maneira diferente e especial de ver as coisas, de ser.... portanto te faz uma pessoa interiormente abençoada.
    te amo muito ,obridgada por você existir.
    Sua mãe

  • Obrigado Filho, pela citação. Boa viagem, sempre. Vá e volte com DEUS que é o dono deste mapa, e de outros, onde todos que ele criou vivem em nem tanta harmonia como ELE gostaria e que alguns de nós apoiam completamente, desejando que este mundão venha um dia a ter uma unica bandeira, uma unica moeda, um unico pensamento e vontade: Paz e Amor de todos para todos. E tudo isso mesmo com várias cores de pele, varias linguagens, varios costumes, e até mesmo com vários conectores eletricos (veja que nem em um mísero detalhe o Ser Humano ainda não chegou a um ridículo acordo, mas é prá isto que estamos aqui).

Posts recentes

Disney Electrical Sky Parade, o novo show da Disneyland Paris

Se você está programando visitar a Disneyland Paris, sugiro levar uma caixa de lenços e…

19 de abril de 2024

Como se locomover em Paris com transporte público

Saber locomover se em Paris, especialmente usando o transporte público, pode ser a grande diferença…

7 de abril de 2024

Paris num roteiro para todos os gostos

Se tem uma cidade que podemos dizer que, por si, já vale uma viagem é Paris.…

1 de abril de 2024

Cebu, uma maravilhosa primeira impressão das Filipinas

Imagine uma ilha que mistura de um lado uma cidade bastante agitada e de outro…

7 de março de 2024

Como ir do Aeroporto Charles de Gaulle para Paris (e vice-versa)

Como ir de/para os aeroportos de Paris (e vice-versa), especialmente o Aeroporto Charles de Gaulle,…

25 de fevereiro de 2024

Disneyland Hotel, uma experiência digna da realeza

Já pensou em dormir em um hotel na Disneyland Paris que é praticamente dentro do parque? E…

20 de fevereiro de 2024

This website uses cookies.