Image default

Praga: Staré Mesto, a parte mais linda da cidade

Talvez a parte mais interessante de praga seja justamente Staromestké Namestí (Praça da Cidade Velha – Old Town Square).

A praça da prefeitura, o coração da cidade, rodeada de igrejas e casas seculares, onde ocorreram vários acontecimentos históricos é o centro de tudo na charmosa Praga.

Vista da Praça da Cidade Velha
Rua que liga a Praça da Cidade Velha à Ponte Carlos
Os belos prédios da Praça da Cidade Velha
Prédios da Praça da Cidade Velha
Praça da Cidade Velha e a Catedral de Nossa Sra. de Tyn
Detalhe do posto de iluminação e da bela arquitetura dos prédios

Esta praça que começou a ser construída em 1300 é considerada uma das mais belas praças do mundo – rivalizando apenas em beleza com a Grand Place de Bruxelas, está rodeada por prédios de diferentes estilos arquitetônicos, sendo ainda facilmente reconhecida pelo seu relógio astronômico que reúne uma multidão nas horas cheias para ver os bonecos se movimentando.

No centro da praça fica o Jan Hus Monument, monumento ao líder religioso Jan Hus, construído em 1915 em comemoração aos 500 anos de sua morte, quando foi queimado pela Igreja Católica, acusado de heresia.

Jan Hus Monument

Não dá para deixar de notar na praça a imponente igreja Chrám Matry Bozí Pred Týnem (Týn Church – Nossa Sra. de Tyn), eventualmente aberta entre 14h-18h, conhecida por suas duas torres que representam Adão e Eva.

Torres da Igreja de Nossa Sra. de Tyn

Erguida entre os séculos 14 e 16 em estilo gótico-sacro, teve seu interior reconstruído como barroco no século 17. Dentro, a tumba de Tycho de Brahe, astrônomo dinamarquês.

As torres representando Adão e Eva na Igreja de Nossa Sra. de Tyn

Interessante notar que as portas da igreja não ficam na praça propriamente dita, pois os prédios construídos depois foram tomando o lugar e encobrindo parte de sua fachada, algo difícil de imaginar em um país tão católico como a República Tcheca.

Para chegar à igreja é necessário atravessar uma pequena galeria.

Pequeno acesso à Igreja
Órgão da Igreja
Altar da Igreja de Nossa Sra. de Tyn

Um fato curioso a respeito da praça é que ali está situado, num pequeno prédio, do lado esquerdo de quem olha a Igreja de Nossa Sra. de Tyn, o local onde Alfred Nobel decidiu criar o prêmio que leva seu nome e onde decidiram transformar a Tchecoeslováquia em um país comunista – em 1948. Neste mesmo prédio, entre 1911 e 1912, viveu Albert Einstein.

A outra igreja de estilo mais clássico, situada na praça é a Igreja de São Nicolas, que foi construída a pedido dos jesuítas entre 1673 e 1755, e atualmente serve exclusivamente para receber concertos de música clássica.

Exterior da Igreja de São Nicolas
Órgão no interior da Igreja de São Nicolas
Cúpula da Igreja de São Nícolas

Staromestské Radnice (Old Town Hall) – Na praça Staromestské Námestí, é a Prefeitura antiga, construída em 1338 em estilo gótico, célebre por sua torre com o relógio astronômico. O prédio, aberto segundas 11h-18h e ter/dom 9h-18h (novembro a março fecha uma hora mais cedo), hoje abriga em seu térreo um dos postos de informações turísticas de Praga e, em outros espaços, serve para atividades culturais e sociais – casamentos, bodas, etc.

Mosaicos na Old Town House

Vale a pena subir na torre da praça para ter uma visão mais ampla da cidade (são 200 degraus).

Você ainda pode visitar a Gothic Chapel (capela gótica) as Historic Rooms (salas históricas).

Para quem puder visitar Praga na época do Natal, poderá aproveitar a Feira de Natal (VANOCNI TRH) que acontece na praça. É bastante interessante não só pela enorme e bela árvore de Natal, mas também pelas barracas de comidas típicas e produtos artesanais.

Tem até direito a palco com shows típicos
Barraca da cerveja, item muito importante
Barraca de nozes, amêndoas e afins
Artesão provando que seu produto não é industrial não
A movimentada feira de Natal
Carnes sendo defumadas…o cheiro era maravilhoso
Mais alguns itens de artesanato

Símbolo da cidade, o Relógio Astronômico foi construído em 1490 pelo mestre relojoeiro Hanus, e continua funcionando até hoje.

Reza a lenda que de tão perfeito que o relógio ficou, os monarcas do século 15 decidiram cegar o mestre para que ele não fizesse outro igual.

Não se espante se de tão complexo que o relógio é, você que mal conseguir para ver as horas. Você não é o único. Rsss…

Ao mesmo tempo confuso e belo
Difícil é entender o mecanismo – detalhe aos signos do zodíaco
Detalhe do Relógio Astronômico

 Vale lembrar que a subir os 70 metros da torre do relógio garante uma bela vista da cidade.

Torres da Igreja de Nossa Sra. de Tyn vista da Torre do Relógio
Pena que o tempo nublado atrapalhou a vista do Castelo
Vista de Praga a partir da Torre do Relógio

Mas a principal atração está mesmo nas horas cheias, e em especial ao meio dia, a exemplo do que acontece em Munique, há um espetáculo com os bonecos durante as badaladas. São ao todo 17 bonecos, alguns deles animados que fazem uma procissão, sendo o primeiro deles a morte que tem nas mãos uma corda e uma ampulheta, após vem os 12 apóstolos, um turco, um judeu e a vaidade com seu espelho. Por fim, um galo vem indicar as horas.

Chegando a hora cheia…
… uma pequena multidão de aglomera junto ao relógio…
…para ver os bonecos animados e o galo cantar no final.

Endereço: Staromestké Namestí (Praça da Cidade Velha)

Horário: ver nas horas cheias, mas principalmente ao meio-dia

$$$: grátis 

Vale a pena ver este vídeo comemorativo dos 600 anos do relógio da torre.

Também não dá para ir para Praga e passar desapercebido pela Ponte Carlos IV (ou KARLŮV MOST). A ponte mais velha de Praga, atravessa o rio Moldava da Cidade Velha até a Cidade Pequena.

Ponte Carlos IV e as torres

É a segunda ponte mais antiga existente na República Tcheca. Sua construção començou em 1357 a pedido do rei Carlos IV, e foi finalizada  no início do século XV. Sendo ela a única forma de atravessar o rio, a Ponte Carlos se transformou na via de comunicação mais importante entre a Cidade Velha, o Castelo de Praga até 1841.

Atualmente existem 14 pontes que cruzam o rio.

Uma das várias estátuas na Ponte Carlos IV
Artistas de rua na Ponte Carlos IV

Originalmente, esta via de comunicação foi chamada de Ponte de Pedra (Kamenný most) e Ponte de Praga (Pražský most), mas leva sua denominação atual desde 1870.

A ponte têm 516 metros, e sua largura é quase 10 metros, se encontra apoiada em 16 arcos. Está protegida por 3 torres distribuídas entre seus dois lados, duas delas em Malá Strana e as restantes na Cidade Velha. A torre localizada no lado da Cidade Velha é considerada por muitos como uma das construções mais impressionantes da arquitetura gótica no mundo. 

A ponte está decorada por 30 estátuas de santos situadas em ambos os lados, sendo que maioria delas foram realizadas entre 1683 e 1714 e são em estilo barroco, representam vários santos e patronos venerados naquela época. Entre os artistas que decoraram a ponte com suas obras se encontravam os mais proeminentes da Bohemia: Matthias Braun, Jan Brokoff e seus filhos Michael Joseph Brokoff e Ferdinand Maxmilian Brokoff, entre outros.

Entre as esculturas mais notáveis, se encontram as de São Luthgard, o Calvário e a de São João Nepomuceno (é uma tradição passar as mãos nos pés de São João Nepomuceno garantindo o milagre de voltar à cidade). Também é conhecida como a estátua do cavaleiro Bruncvík.

Na dúvida, a gente cumpre o ritual
Detalhe do desgaste por conta da tradição

A partir de 1965, todas as estátuas foram sendo substituídas com réplicas, sendo exibidas as obras originais no Museu Nacional.

Está repleta de artistas de rua e merece ser vista de longe para boas fotos, tanto de dia quanto de noite (mais calma), e também cruzá-la em diferente horários para ter vistas diferentes do local.

Castelo de Praga visto da Ponte Carlos IV
Torre da Ponte Carlos IV

Saindo pela extremidade da praça oposta à direção do rio, fica a Prasná Brána, onde é mantida uma exposição com temas dedicados à defesa do castelo e da cidade. A torre foi construída em 1475 como um dos portões da cidade.

Medindo 42 metros de altura, marca o começo da Royal Route, um caminho de 1km através do qual os reis Boêmios chegavam para serem coroados na Catedral de St. Vitus. Fica aberta diariamente das 10h às 19h, entrada 50Kc.

Prasná Brána

Kavérna Obecni Dum. É uma famosa confeitaria da cidade, situada dentro do Municipal House (ou em checo, Obecni Dum) é o mais belo edifício art nouveau da cidade, e funciona como uma sala de concertos.

A construção começou em 1905 e foi inaugurado em 1912 teve seu ponto alto com a proclamação do Estado independente da Tchecoslováquia em 28 de outubro de 1918.

Kavérna Obecni Dum
Prasná Brána e Kavérna Obecni Dum, dois estilos absolutamente diferentes

Endereço: Namesti Republiky 5 

Horário: diariamente das 7:30 às -23:00hs.

$$$: Cakes and coffees 50Kc-135Kc

Site oficial: http://www.kavarnaod.cz/index.asp?menu=729

Museu do Comunismo. Museu privado, criado em 2002, que reúne artefatos e documentação sobre os tempos da Tchecoslováquia comunista, incluindo o cotidiano, política, história, esportes, economia, educação, artes (o chamado “realismo socialista”), propaganda, exército, polícia secreta, censura, instituições coercitivas… É um museu pouco conhecido (ironicamente situado junto a um cassino e a um McDonalds).

Endereço: Na Príkope 10, 1º andar

Horário: diariamente 9h-21h

$$$: 180Kc

Site oficial: http://www.muzeumkomunismu.cz/

Museu do Sexo (Sex Machines Museum), é uma daquelas atrações pouco usuais. Contém os mais variados objetos sexuais que a mente humana foi capaz de criar, desde singelos sutiãs, passando pelo cinema erótico do começo do século 20, até antigos aparatos elétricos anti-masturbação, tudo espalhado por 600m² e três andares de pura criatividade ou perversão.

Endereço: Melantrichova 18

Horário: diariamente das 10:00 às 23:00hs

$$$: 250Kc

Site oficialhttp://www.sexmachinesmuseum.com/en_page.html

Café Franz Kafka. É um dos mais conhecidos cafés de Praga, leva o nome do mais importante escritor tcheco (1883-1924). Seguem aqui algumas informações básicas sobre ele.

Endereço: Široká 12 – Prague 1 110 00 –  Nearest Subway Stop:   Staroměstská Metro (202 m),   Malostranská Metro (639 m). Nearest Tram Stop:  Tram Staromestska (205 m),   Tram Staromestska (234 m),   Tram Pravnicka fakulta (250 m),   Tram Cechuv most (537 m),   Tram Cechuv most (544 m),   Tram Karlovy lazne (624 m),   Tram Malostranska (636 m),   Tram Dlouha Trida (676 m)

Horário: diariamente das 10:00 às 23:00hs.

Teatro Nacional (Narodni Divadlo). Praga é sinônimo de música clássica, e este teatro inaugurado em 1883 já abrigou concertos de Mozarth em pessoa em 1787 com a premiere de Don Giovanni, tanto que o filme Amadeus teve tantas cenas rodadas no seu interior que um percentual da bilheteria serviu para financiar as obras de restauro dele. Merece ser visto tanto por fora quanto por dentro.

Endereço: Ovocny trh, 1
Site oficial: www.narodni-divadlo.cz

Booking.com

Posts relacionados
Disney Electrical Sky Parade, o novo show da Disneyland Paris
Diogo Avila
Como se locomover em Paris com transporte público
Diogo Avila
Paris num roteiro para todos os gostos
Diogo Avila

Deixe um comentário