Image default

Comer, beber e comprar em Praga

Finalizando a série sobre Praga, vamos falar um pouco sobre o que comer, beber e comprar por lá.

A comida tcheca é muito parecida com a alemã, com muita carne de porco, batata e repolho – portanto substanciosa.

Salsicha e mostarda, parece até Alemanha
Bolinho de batata e repolho

Embora nos principais restaurantes, os cardápios venham em tcheco, alemão e inglês, vale aqui mais um pouco de tcheco básico na cozinha: masitá jídla (pratos com carne); veprová (porco), hovezi (bife); klobasa (salsicha); bramborové (batata); saláty (salada); zelenina (vegetais); houskové (pão); bilé ou cervené víno (vinhos branco ou tinto); e pivo (cerveja).

Além da cervejaria U Fleku que já apresentamos anteriormente, outra boa opção de comida é o Peklo (Strahovské nádvori 1, 118 00 Prague 1), um restaurante mais refinado que funciona desde o século 12 e atualmente serve pratos típicos da cozinha local.

Uma opção para algo mais simples e regado à cerveja local é o Hostinec U Kocoura (Nerudova 2), no caminho do castelo, logo no começo da subida. Ambiente bacana, rústico, dentro do que parece um porão. Pratos típicos por uma média de 100Kc.

O Apetit Bufet (Dlouha 23, T. G. Masaryka 214), a duas quadras da Staromestské namestí, com uma reputação razoável serve boas sopas e comida típica a preços razoáveis.

Embora não seja adepto desta prática, caso bata uma saudades da comida de casa no meio da viagem, ouvi dizer que existem restaurantes brasileiros na U Radnice 8 e na Prikope 22 – não testei. Se preferir um lanche rápido, vale tentar as lanchonetes da região da Václavské námesti. Uma sugestão é a Bohemia Bagel, com sanduíches com vários recheios – no site existem outros endereços.

Ah, um aviso geral, salvo algumas exceções, os garçons não são muito simpáticos e atenciosos não.

Assim como a comida, os doces seguem a linha da cozinha alemã, portanto não estranhe encontrar strudel em vários locais. 

Agora se você quer algo diferente e típico, vale provar o Trdlo. Não, não tenho a menor idéia de como se pronuncia isto!!! Rsss. O fato é que este pão quente e doce vendido em barracas na rua é delicioso – o cheiro então….canela com açúcar, precisa falar algo mais? A propaganda dele é o cheiro !!!

Barraca de Trdlo na rua – colocado no fogo com carvão…
… em bastões de madeira…
…e servido assim de forma simples, porém delicioso!!!

Como já dito, a cerveja ou pivo é uma instituição local. Embora os alemães levem a fama de beberrões, o maior consumo per capita é dos tchecos, com uma média de 160 L/ano per capita, o que dá um pouco menos de meio litro ao dia!!!

Basta lembrar que lá fica a cidade de Plzen (pilsen, lembra algo?). Sim, é o local em que foi criado o processo de fabricação adotado em quase todo o mundo. Outra lembrança que pode vir à mente dos apreciadores de cerveja é que Praga é a histórica capital da Bohemia. Será que é daí que vem a palavra boêmio? Rsss

Com diversos tipos e sabores, a cerveja tcheca é uma das melhores do mundo. Basta uma breve visita a um supermercado para notar que a variedade é enorme. Sem contar aquelas especiais que são vendidas exclusivamente em bares e restaurantes.

As cervejas checas mais famosas são Pilsner Urquell e Budějovický Budvar. Outras cervejas locais são Gambrinus; Staropramen; Krušovice; Radegast; Bernard; Velkopopovický kozel.

Como em outros países da Europa, a cerveja é servida em canecas de meio litro, se preferir uma dose inferior (0,33l), deve pedi-la, chama-se MALÉ PIVO.

Os preços são os menores da Europa, espere pagar algo em torno de 17 e 30 Kc (+ou – € 0,70 / €1,05) para meio litro.

Então: Zdraví ou saúde!!!

Porém a República Tcheca não se resume apenas à cerveja quando o assunto é bebida.

Vale experimentar e talvez até trazer para casa um licor chamado Becherovka, que tem fórmula secreta com 34 ervas e forte sabor de canela. Bastante forte, dizem que tem propriedades digestivas. Muito bom, recomendo.

Existe ainda uma água ardente feita de frutas, chamada Slivovice.

Loja de bebidas com vários tipos de absinto

Também não dá para falar em República Tcheca sem ao menos uma menção ao Absinto, ou “Fada Verde” como alguns costumam chamar não por acaso. Proibida por muitos anos em vários países, sendo tão somente liberada recentemente e com teor alcoólico mais ameno que o normal. Aqui na sua terra de origem, são mantidos os seus mais de 70º de teor alcoólico. Sim 70º!!! Talvez seja até possível abastecer seu carro com ele!!! Dizem que foi influência para os artistas impressionistas. Por que será?

A República Tcheca e Praga já foram um destino mais atrativo para compras, os preços antes da inserção na comunidade européia eram significativamente mais vantajosos. Mas isto não significa que atualmente você não vá achar ainda boas oportunidades, pois os preços ainda são menores que destinos clássicos como Inglaterra, França, Espanha e etc.

Uma das principais áreas de comércio é a da rua Václavské Námesti, com várias lojas e galerias.

Também não dá para esquecer os famosos cristais da Boêmia são encontrados por toda a cidade, em especial no calçadão da Celetná, passando a igreja da praça central de Staré Maesto. Os preços não são nenhuma pechincha, afinal são verdadeiras obras de arte. Algumas boas lojas são a Karlovarsky Porcelán (Parizska 2) e a Moser (Na Prikope, 12).

Cristais para todos os gostos e bolsos
Ovos decorados também são típicos
Outros com motes religiosos
Cristais de Praga
É tanto cristal, que existem “barracas” nas praças oferecendo gravação na hora

O principal ponto com lojas para de souvenires são as ruelas no caminho entre a Cidade Velha e a Ponte Carlos IV, e o Centro de Artesanato (Retezová, 10). Ali, embora seja associado mais à cultura russa, um souvenir recorrente são as Matrioskas (aquelas bonecas que encaixam umas nas outras) – algumas delas são temáticas – times de futebol, bandas e políticos são os
principais motes.

Loja de Matrioskas
Detalhe às de times e seleções

Uma loja interessante que conheci lá foi a Dr. Stuart´s Botanicus, que para resumir é uma loja de cosméticos alternativa, daquelas politicamente muito corretas que só utiliza itens naturais na elaboração de seus produtos. Espere encontrar itens pouco usuais, de alta qualidade e com preços acessíveis. Visita obrigatória. Sugiro a loja localizada próximo à Praça da Cidade Velha – atrás da igreja de Nossa Senhora de Tyn (Týn 1049/3, PRAHA 1 Prague-Staré Město, República Tcheca, 234 767 446).

Dr. Stuart´s Botanicus
Boa opção para um presente diferente e descolado

Um outro item bastante comum são os marionetes, que também podem ser facilmente encontrados nesta região.

Uma das várias lojas de marionetes

Em geral, o comércio funciona das 8h-18h de segunda a sexta e sábados entre 8h-12h. Algumas grandes lojas ou lojas de souvenires abrem no sáb/dom durante todo o dia.

Para artigos esportivos recomendo a Hudy Sport (Havlíčkova 11, Nové Město) e a rede INTERSPORT (Príkope 19, Palác Myslbek); além da Adidas Originals (34, Jungmannova).

Uma opção de Loja de departamento é TESCO (Národní 26, Nové Město) com 5 andares e boa variedade de produtos e um supermercado no subsolo – particularmente acho que está muito aquémse se comparada com outras Department Stores européias. Outra opção é a KOTVA (Námestí Republiky 8), na mesma linha.

Praga é servida por quatro shoppings na região de Praga: NOVÝ SMÍCHOV (Plzeňská 8, Smíchov) que parece ser o maior deles; PALÁC FLÓRA (Vinohradská 151, Vinohrady); SLOVANSKÝ DŮM (Příkopě 22, Nové Město); PALLADIUM – CITY CENTRE MALL (1, Námestí Republiky) é o mais central.

Palladium Mall no centro velho de Praga

Enfim, Praga é um destino romântico e cheio de atrações; história; tradições; surpresas e boas experiências que local que certamente merece ser visitado.

Hezký výlet !!! (Boa viagem)

Booking.com

Posts relacionados
Cebu, uma maravilhosa primeira impressão das Filipinas
Diogo Avila
Disneyland Hotel, uma experiência digna da realeza
Diogo Avila
Filipinas: praias, cachoeiras e muito mais!
Diogo Avila

Deixe um comentário