Image default

Como requerer visto de turismo para o Japão

Já tivemos aqui a oportunidade de explicar um pouco do procedimento para obtenção dos vistos para os EUA e para a China. Hoje no menu de vistos, temos o visto para o Japão.

UPDATE: A partir de 30 de setembro de 2023, entrou em vigor um acordo entre os governos do Japão e Brasil para a isenção de visto para turismo, possibilitando os viajantes a permanecer até 90 dias no Japão sem a necessidade de visto de turismo.

Considerando que as regras de exigência de vistos, como já dissemos anteriormente, estão sempre sujeitas a alterações, sugiro sempre consultar o site da embaixada ou do consulado do país para verificar a situação no momento da sua viagem.

No caso do Japão, sugiro consultar sempre a atualização do tema visto diretamente no consulado do Japão em São Paulo ou no Rio de Janeiro; ou no Ministério das Relações Exteriores.

Embora a legislação que rege a imigração no Japão seja bastante rígida, o que afugenta muitos imigrantes, especialmente aqueles que não são descendentes de japoneses, o procedimento para solicitação do visto de turismo é surpreendentemente simples.

A solicitação deve ser feita pelo próprio requerente, o qual em geral deverá comparecer ao consulado para tanto. Todavia, no caso de uma família, por exemplo, é possível que apenas um dos seus membros compareça e faça o requerimento em nome dos demais. Basta apresentar o documento que comprove o parentesco.

Kinkaku-ji em Kyoto.

Antigamente existiam duas formas para requerer o visto. A primeira delas é diretamente no consulado, a qual eu recomendo. A segundo era no extinto Centro de Visto Japonês (CVJ) que fechou ao longo de 2020 em definitivo.

Hoje então é apenas nos consulados (SP e RJ) ou embaixada em Brasília.

Embora o horário de atendimento no consulado de São Paulo seja de segunda à sexta-feira, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00, prefira ir numa segunda; quarta ou sexta nestes mesmos horários, pois neles não existe atendimento às agências. Não gastei mais que 15 minutos dentro do consulado – o atendimento é por ordem de chegada.

O consulado de São Paulo que atende à jurisdição de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte do Triângulo Mineiro fica na Avenida Paulista, 854 2 º andar, Edifício Top Center, Bela Vista, São Paulo – telefone (0XX11) 3254-0100 (Setor de Vistos). Para outros Estados, basta consultar este link.

Da mesma forma que o visto chinês, a validade do japonês é de 3 meses. Assim, você precisa primeiro fechar a passagem e depois dirigir-se ao consulado – apresentando-a, é claro!

Os vistos de turismo são de 1 entrada ou múltiplas entradas.

Que documentação deve ser apresentada?

1.   Passaporte original com validade de no mínimo 3 meses;

2.    Formulário de Solicitação de Visto preenchido e assinado;

3.    Foto 3X4cm nítida e recente;

4.    Carteira de Identidade RG ou RNE (cópia simples);

5.    Passagem de ida e volta ou print de reserva – aqui uma ressalva, caso você não esteja indo direto do Brasil para o Japão, será necessário apresentar a passagem de partida e chegada do Brasil. Por exemplo, quem faz uma viagem parando na Europa, terá que apresentar a passagem Brasil-Europa;

6.    Cronograma de viagem – vide modelo on-line;

7.    Comprovante de renda: Imposto de Renda Pessoa Física (todas as páginas, inclusive o recibo de entrega); extratos bancários (3 últimos meses); holerite se houver e etc.

As cópias apresentadas ficam retidas no consulado.

A taxa de emissão do visto atualizada você confere aqui. O pagamento é feito diretamente no momento da retirada do passaporte e em dinheiro.

O prazo médio para entrega é de aproximadamente uma semana.

Simples e rápido, o procedimento de solicitação do visto japonês é apenas um aperitivo da eficiência japonesa. 

Prepare-se!

 

Booking.com
Posts relacionados
Cebu, uma maravilhosa primeira impressão das Filipinas
Diogo Avila
Disneyland Hotel, uma experiência digna da realeza
Diogo Avila
Filipinas: praias, cachoeiras e muito mais!
Diogo Avila

Deixe um comentário