Image default

Curaçao: Onde e O que Comer

Se você veio à Curaçao esperando encontrar um monte de restaurante daquelas redes de fast food, um em cada esquina, dançou. Há sim um ou outro, mas bem menos que em outros destinos do Caribe como a vizinha Aruba, por exemplo. Ótimo, isto é uma excelente oportunidade para você conhecer a culinária de Curaçao e os excelentes restaurantes locais.

Como venho pregando desde o primeiro post, Curaçao, talvez até mesmo pela sua forte colonização holandesa e principalmente manutenção da influência ao longo de vários anos, preservou vários aspectos da cultura local. E um deles é a culinária.

A cozinha local é do tipo criollo, ou seja, mistura elementos africanos e europeus, com um ingrediente a mais: um toque indonésio. Sim isso mesmo. Talvez você nem note, mas alguns pratos utilizam condimentos ou são preparados com uma certa influência desta distante culinária que foi trazida por alguns imigrantes.

Pastechi no Restaurant & Café Gouverneur de Rouville.

Os pratos mais comuns e que também são encontrados nas outras ilhas (Aruba e Bonaire) são:

– stobá: guisado de carne bovina ou de carneiro com papaia e outros ingredientes locais;
– guiambo: sopa de quiabo e marisco;
– kadushi: sopa de cactos;
– sopi mondongo: sopa de intestino;
– funchi: um tipo de polenta local

Além disso espere uma boa oferta de peixes e frutos do mar.

Para beliscar, algo bastante gostoso é o pastechi: uma massa frita com recheio que pode ser de carne moída, queijo, atum, presunto.  Parece um pastelzinho.

Restaurantes em Curaçao

Em Willemstad, o lugar mais bacana para uma refeição, seja de dia ou à noite, é a região de Pietermai, um bairro ao lado do centrinho de Punda. Este é hoje um dos bairros mais turísticos de Willemstad, já que os seus casarões foram recentemente restaurados para abrigar pequenos hotéis, lojas e muitos restaurantes.

Um dos lugares com maior concentração de restaurantes é Pietermaai, mas existem boas opções fora dali.

Eis algumas opções de restaurante nesta região:

– Mundo Bizarro: comida local e variada. Niewstraat 12 e abre todos os dias;
– Kome: na Johan van Walbeeckplein 6, abre de terça a sábado;
– Ginger: na Schoonesteeg 1, abre todos os dias;
– Fishalicious: para quem quer peixes e frutos do mar. Na Lootstrat 1, aberto de segunda a sábado;
– Pampus: para quem quer um lugar frequentado pelos locais, abre de segunda a sábado.

Do lado de Otrabanda, perto do Forte Rif vocês encontram algumas outras opções bem interessantes.

Foi nesta região que tivemos a melhor refeição na ilha, mais precisamente no Restaurant & Café Gouverneur de Rouville, um dos, senão o mais, tradicional restaurante de Curaçao.

Só o ambiente já vale a refeição lá. Fundado em 2001, ele está instalado em um casarão datado de 1737 de frente para o canal. Infelizmente não consigo te dar uma dica para escolher uma mesa, já que as duas opções são fantásticas: na varanda com vista para o waterfront e as casinhas coloridas símbolo de Willemstad; ou no charmoso pátio interno. Oh decisão difícil!!! 🙂

Gouverneur de Rouville

Ou o charme do pátio interno. Oh decisão difícil.

Mas vamos à mesa.

O Gouverneur de Rouville serve uma excelente variedade de pratos. No menu você encontra carnes, peixes e massas, ah e também  pratos típicos locais.

Começamos com o pastechi de queijo de cabra e espinafre cuja foto está acima, e um fresh raw tuna (atum cru) com molho de tamarindo. Maravilhoso.

Fresh raw tuna do Gouverneur de Rouville

E para os pratos principais, um espaguete com molho vermelho; trio of fish que é um prato com um mix de peixe branco, atum e camarão; e um beef tenderloin steak que acompanha arroz crioulo, feijão e uma batata gratinada. Confira ai:

Espaguete
Beef tenderloin steak
Trio of fish

Claro que a gente não ia dispensar a sobremesa (#formiga!). Fomos de Caribbean Tiramisu feito com maracujá (peraí que babei aqui no teclado!) e Brownie com sorvete de pistache também excelente.

Caribbean Tiramisu
Brownie com sorvete de pistache.

Ah, já ia me esquecendo. Ele tem uma cerveja de fabricação própria. Maravilhosa!

Não deixe de experimentar a cerveja local.

Dá para levar crianças? Claro! Não só eles recebem muito bem os pequenos como o menu kids é feito com atividades e dão lápis para eles brincarem.

Menu Kids.

Concorridíssimo, reservas são essenciais.

Durante a nossa viagem a Curaçao também tivemos a oportunidade de conhecer dois excelentes restaurantes à beira mar.

O primeiro destes restaurantes de Curaçao que gostaria de recomendar é o Hemingway Beach Bar & Restaurant, um restaurante ao lado do Seaquarium. O visual do lugar é fantástico. Dá só uma olhada na vista que o restaurante proporciona:

Hemingway Beach Bar & Restaurant
Sugestão? Pegue uma mesa do lado de fora e curta este visual enquanto faz a sua refeição.

Até por estar à beira mar, o foco no menu são pratos leves a base de peixe, saladas, sanduíches como wraps e hambúrgueres.

Carpaccio.
Biterballs com fritas, é tipo uma almôndega frita.
Wrap de atum.
Hambúrguer delicioso (e gigantesco).

Para uma noite de agito em Curaçao, uma boa sugestão é o Papagayo que é o restaurante de um resort situado na praia de Jan Thiel. Embora seja bem tranquilo, o clima é de balada.

Papagayo tem clima de balada.
Mas é super tranquilo, e dá para ir fácil com crianças.

No menu, itens bem variados. De massas à pratos à base de peixe.

Pasta do Papagayo.
Creamy Risotto.
Fish and chips.
Frango empanado com molho de mostarda.

Apenas um alerta, não chegue aos restaurantes tarde não, porque lá janta-se cedo e as cozinhas não aceitam pedidos muito tarde.

Supermercados

Eu já contei em um post anterior que uma das melhores dicas para curtir uma praia em Curaçao é fazer uma visita ao supermercado e abastecer o seu próprio isopor para uma espécie de piquenique (ou farofa de praia se preferir). Se você torceu o nariz, saiba que literalmente todo mundo (gringos e nativos) fazem isso e dê uma olhada no post indicado acima.

Supermercado Centrum, o maior e melhor da ilha.
Salgados assados, excelente pedida para um dia de praia.
Tem até frutas picadas. Fala se não é um piquenique perfeito para um dia de praia?
Queijos gouda holandeses.

Se você já está convencido a curtir a praia neste esquema, o que espero muito, vai precisar de um bom supermercado.

Pela ilha você encontra várias unidades da rede Centrum Supermarket – marquei algumas unidades dele no mapa do post inicial sobre a ilha. Ah, só esteja atento ao fato de que normalmente eles não fornecem sacolas plásticas.

Para beber

Como calor pede praia, e praia pede cerveja, em Curaçao o que não faltam são boas e refrescantes cervejas. Em sua maioria opções locais ou regionais, como é o caso da Amstel (holandesa, mas feita lá) e a Presidente que é da República Dominicana.

A Presidente é uma pilsener da República Dominicana.
Já a Amstel Bright, extremamente leve e refrescante.

Com este post terminamos a série de posts sobre Curaçao, mas não a nossa viagem pelo Caribe, que seguirá logo mais para a vizinha Aruba. Fique ligado no próximo post.

* O Cumbicão visitou Curaçao mediante uma parceria estabelecida junto ao Board de Turismo Local (Curacao Tourist Board) para coletar material para série de posts. Todas as opiniões e relatos aqui descritos refletem fielmente a experiência, atendendo à política do blog.

Quer receber mais dicas de viagem e saber quando saem os próximos posts?

Curta nossa página no Facebook, aqui.

Siga-nos no Twitter @cumbicao.

E no Instagram – Cumbicão.

Booking.com
Posts relacionados
Cebu, uma maravilhosa primeira impressão das Filipinas
Diogo Avila
Disneyland Hotel, uma experiência digna da realeza
Diogo Avila
Onde Ficar no Deserto do Atacama? Hotel La Cochera
Diogo Avila

Deixe um comentário