Image default

Como obter o visto de turismo para o Camboja

Se você sonha em conhecer a mítica Angkor Wat e perambular pelas ruas de Siem Reap, uma das primeiras providências de viagem que você precisa tomar é providenciar o seu visto de turismo para o Camboja.

Sim, brasileiros precisam solicitar antecipadamente visto de turismo para passear por este incrível país do Sudeste Asiático.

Mas não se assuste, obter o visto de turista para o Camboja é rápido e descomplicado a despeito de muita informação desencontrada na internet. Sempre que procuro informações sobre vistos e etc busco informações oficiais junto à embaixada ou consulado.

O problema com o Camboja é que nem nós temos embaixada lá, nem eles no Brasil. Some ainda que as informações prestadas pelo site de turismo oficial são bem ruins. A resposta mais acertada veio somente no site do Ministério das Relações Exteriores do Camboja.

Já imaginou conhecer a incrível Angkor Wat?

A primeira coisa a considerar é que o seu passaporte deve ter no mínimo 6 meses de validade a contar da data de entrada. A segunda é que o visto é válido por 30 dias.

Isto esclarecido, existem dois sistemas: o E-visae o visa on arrival. Basicamente, no primeiro você preenche tudo eletronicamente antes de viajar e no segundo deixa para solicitar o visto na chegada ao Camboja.

Analisando os dois sistemas, optei pelo E-visa. Pois me pareceu mais rápido, seguro e prático. Aliás, impressiona o fato de que um país tão humilde como o Camboja tenha um sistema de emissão de vistos tão moderno e eficiente; o que demonstra o quanto o turismo impacta positivamente na economia local.

E-Visa Camboja

Antes de falar de como foi a emissão do E-visa, alerto para o fato de que existem várias empresas na internet que atuam como despachantes e fazem o serviço. Dê um Google aí e veja. O problema é que elas meros atravessadores que te fazem pagar um adicional por um serviço que você pode fazer por conta. Vá direto no link direto: https://www.evisa.gov.kh/

O primeiro passo é criar uma conta no site oficial acima. Isto feito, basta preencher seus dados pessoais e informar a data em que irá chegar ao Camboja e também o aeroporto que será utilizado. Atente que o visto é válido para apenas uma entrada.

O primeiro passo é criar uma conta no sistema.

A próxima etapa é enviar uma foto digital como aquelas de passaporte, ou seja, com fundo branco, sem óculos, e qualquer outra coisa que cubra o rosto como bonés e gorros. Como o sistema é bem simples e eficiente dá até para tirar em casa (seguindo as regras acima) e fazer o upload para o site.

Capriche na foto. Pode ser tirada em casa mesmo, mas tem regras.

Isto feito, é só pagar a taxa de US$ 36 por pessoa que pode ser paga com qualquer cartão internacional. Minutos depois você recebe um e-mail deles confirmando a compra e informando que o pedido está sendo processado.

Não mais que 20 minutos depois recebi do e.Visa três e-mails, um com cada visto e as instruções seguintes. Como eles não colam nada no seu passaporte, você tem que imprimir duas vias do visto, uma para apresentar na entrada e outra na saída – para sua conveniência eles sugerem que você imprima uma das vias e cole no seu passaporte (pode ser em preto e branco se quiser) – achei que ficou bem legal!

Ai é só colar o seu visto no passaporte.
Ah, e no voo te dão o formulário para preencher.

Ao chegar (e sair) é só preencher um formulário bem simples. E se precisar trocar qualquer informação, como data ou ponto de entrada/saída, é só ir no site e solicitar.

Com o visto em mãos é só ir direto para a imigração.

Moleza!

E-visa demora até 3 dias úteis para ser processado (mas como vocês viram no meu caso foram uns 30 minutos!) e é válido por 3 meses a partir da data da emissão, então faça as contas considerando as datas da sua viagem.

Este sistema está disponível apenas para “vistos de uma entrada” e em alguns pontos de imigração: Phnom Penh International Airport, Siem Reap International Airport, e International Border Checkpoints (especialmente junto à Tailândia).

A outra forma, o visa on arrival é igualmente simples, mas demanda um detalhe que conto no final. Neste caso, ao chegar aos aeroportos de Siem Reap ou Phnon Phen, você se dirige diretamente ao balcão de imigração com as placas “visa on arrival”. Lá preenche um formulário, sua foto é tirada e te cobram US$40 em dinheiro (não tem outra forma!).

Olhando assim até parece que o E-visa nem é tão vantajoso. Ocorre que a fila do visa on arrival tende a ser enorme porque a maioria dos turistas ou não sabem deste E-visa ou simplesmente deixa tudo para a última hora.

Viram como não é assim tão complicado?

Booking.com
Posts relacionados
Viagem às Filipinas: roteiro e dicas
Diogo Avila
Filipinas: praias, cachoeiras e muito mais!
Diogo Avila
Certificado de vacinação Covid-19, como obter
Diogo Avila

11 comentários

Eduardo 10 de março de 2023 at 09:28

Prezado

Bom dia

Vi que este procedimento do visto online precisa colocar um ponto de entrada no país, um aeroporto. Porém , irei ingressar via terrestre, saindi de Ho Chi Minh no Vietnã indo para Phnom Pehn.

Neste caso, é melhor tirar lá ou existe a possibilidade de tirar o visto online mesmo para esse caso?

Responda
Diogo Avila 10 de março de 2023 at 17:52

Oi Eduardo.
Neste caso eu faria contato com a embaixada para entender o procedimento específico.
Deixaria para pedir pessoalmente lá apenas se não houver alternativa.
Abraço.

Responda
RAFAEL NUNES 2 de janeiro de 2020 at 01:54

Bom dia,
talvez você posse me ajudar com um informação. Estou viajando com um filho menor, preciso fazer o cadastro individual para ele?
Obrigado,

Responda
Diogo Avila 10 de janeiro de 2020 at 22:27

Rafael,
Cada pessoa tem que ter o seu pedido.
Agora para fazer a conta no sistema, você pode fazer uma só e agregar pessoas da família no pedido para sair um pedido só. O meu foi assim.
Abraço.

Responda
Hamilton 16 de dezembro de 2019 at 23:10

Boa noite,
Gostaria de saber se é obrigado tomar algum tipo de vacina para entrar no Camboja e se é necessário apresentar a carteira de vacinação internacional.

Responda
Diogo Avila 17 de dezembro de 2019 at 17:58

Oi Hamilton,
Sim, para lá é mandatório a vacinação de febre amarela, a qual deve ser comprovada com a carteira de vacinação internacional.
Veja o site sobre ele que temos.
Boas Viagens!

Responda
Felipe M. 4 de novembro de 2019 at 05:57

Bom dia. O eVisa vc colou no passaporte antes de passar pela imigração ou só depois de apresentar os documentos lá? Obrigado.

Responda
Diogo Avila 4 de novembro de 2019 at 17:37

Oi Felipe.
Colei antes de sair de casa, melhor para não correr o risco de perder.
O visto já deve ser apresentado no passaporte antes de passar pela imigração.

Responda
Breno 30 de setembro de 2019 at 16:31

Boa tarde,
Gostaria de tirar uma dúvida: esse evisa quando imprimir ele cabe inteiro numa folha do passaporte ou precisa dobrar?
Desde já muito obrigado!
Gostei muito das dicas!

Responda
Diogo Avila 30 de setembro de 2019 at 17:54

Olá, obrigado.
Ele já vem formatado para ser impresso e colado de forma que ocupe apenas uma folha sem precisar dobrar.
Boa viagem!!!

Responda
Breno Grinberg Reis 2 de outubro de 2019 at 10:11

Mais uma vez, muito obrigado pelas dicas!

Responda

Deixe um comentário