Image default

Que tal viajar para Montenegro?

Você já pensou em viajar para Montenegro? Talvez você nunca tenha ouvido falar deste país, mas saiba, Montenegro é um dos destinos de viagem mais queridinhos da Europa atualmente e um lugar perfeito para conhecer em uma viagem pela região que também conta com Croácia, Eslovênia, Bósnia e outros destinos interessantíssimos.

Ao ler o título deste post, a primeira coisa que muitos devem estar se perguntando é se Montenegro, ou Crna Gora na língua local, é mesmo um país. Não seria de se estranhar a pergunta, já que trata-se de um daqueles países dos quais se tem pouca ou nenhuma notícia nos jornais.

E mais, embora ele tenha feito parte da antiga Iugoslávia, ele foi um dos que menos se falou à época da dissolução, já que os conflitos mais sangrentos ficaram mesmo na região que hoje é a Bósnia-Herzegovina.

Como se não bastasse isto, não faz assim tanto tempo que Montenegro passou a ser uma nação independente. Isto porque apenas em 2006, depois de um referendo popular bem apertado é que eles se separam da vizinha Sérvia.

Além da Sérvia, outras nações que fazem fronteira com Montenegro são Croácia, Albânia, Kosovo e Bósnia – Herzegovina.

Por mais que para os brasileiros Montenegro seja ainda um destino nada conhecido, ele já faz sucesso faz algum tempo entre os europeus – principalmente russos endinheirados. Especialmente no verão, eles lotam os dois principais destinos turísticos do pais: a cidade antiga de Kotor e o balneário de Budva, ambos na famosa baía de Kotor. Já a capital, Podgorica, praticamente não tem lá grandes atrativos turísticos.

Baía de Kotor.

Como o turismo de massa praticamente não existe em Montenegro, encontrar material a respeito do país é relativamente difícil.

Assim como outros países da região, a história de Montenegro é conturbada e cheia de idas e vindas. Durante vários anos eles foram um principado autônomo em face ao Império Otomano que governava vários territórios nos Bálcãs. Houve inclusive de 1910 até o advento da Primeira Guerra Mundial um reinado estabelecido e regido pelo príncipe Nicolau.

Com o fim da guerra, em 1929 o território de Montenegro foi integrado à então recente criada Iugoslávia do qual fez parte até a dissolução da nação em 1992 quando uniu-se à vizinha Sérvia.

Sob o regime político da república parlamentarista, Montenegro ainda não faz parte oficialmente da União Européia, embora conste como “nação candidata” para tanto.

população de pouco mais de quase 700 mil habitantes também é bem fragmentada, sendo formada por montenegrinos (43.16%); sérvios (31.99%); bósnios (7.77%); albaneses (5.03%) e o restante por muçulmanos de diversas origens, croatas e ciganos. Do total da população, a maioria é cristã, principalmente ortodoxos – há também uma considerável parcela de muçulmanos (17%).

Igrejas em Montenegro
A maioria da população é cristã.

idioma oficial é o montenegrino, mas o sérvio, bósnio, albanês e o croata também são falados por boa parte da população. O idioma local tem algumas letras que não existem no nosso alfabeto, como đ; ž; nj; ć; č; dž; eš.

Diferente né? Mas mesmo assim algumas palavras têm escrita e significado parecido com o nosso: škola – escola; Evropa – Europa; e princeza – princesa. Já outras têm significado bem diferente e podem até mesmo levar à gafes: puta – quer dizer vezes; bunda – casaco de pele feminino; pica – bebida. Aiaiai…

Quando uma simples placa de estacionamento torna-se ininteligível 🤪

Como de praxe, vamos aprender o básico do montenegrino:

Oi: haloTchau: bokCom licença: Isvinjavam se (impossível!)

Desculpe: žalostan

Por favor: Molim

Obrigado: Hvala

Sim/Não: da/ne

Programe a sua viagem para Montenegro

Para ajuda-los a programar a sua viagem para Montenegro, vamos às questões práticas.

Quando ir? 

Assim como a Croácia, sugiro ir durante a primavera ou o verão europeu, ou seja, quando as temperaturas estão um pouco mais altas e é possível curtir as praias dali. O lado ruim disso é que este é justamente o período de maior procura. Especialmente o período compreendido entre o meio de julho até o começo de setembro, é considerado alta temporada e os preços sobem bastante.

Drobni Pijesak beach
Prefira ir no verão, já que dá para curtir praias como a Drobni Pijesak.

clima na região da baía de Kotor tende a ser quente entre junho e setembro quando é verão no hemisfério norte, e razoavelmente frio nos demais meses, em especial em novembro, janeiro e fevereiro. Vale ainda destacar que o verão é também a época em que as chuvas são mais raras.

Mês Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Max 9 10 13 16 21 24 28 28 24 19 14 10
Min 2 2 4 7 10 14 17 16 14 10 6 2
Chuvas (mm) 151 135 121 115 86 66 42 59 104 151 194 174
Dias chuva 13 13 13 13 11 10 7 7 8 11 14 13

Quanto tempo?

Como a quantidade de atrações é menor do que por exemplo na Croácia, uns dois ou três dias é mais que suficiente para conhecer a região. Claro que dá também para fazer um bate-e-volta (meio corrido) a partir de Dubrovnik, a cidade croata mais famosa e perto de Montenegro. Eu particularmente acho que não compensa e ficaria muito corrido.

Precisa de visto?

Conforme informações oficiais do Ministério das Relações Exteriores de Montenegro, brasileiros não precisam de visto de turismo para visitar o país (salvo para estadias superiores a 90 dias), bastando ter um passaporte válido. Quanto à validade do passaporte, embora não tenha encontrado informações precisas, sugiro seguir a regra dos demais países europeus, ou seja, que a validade mínima seja de 3 meses após a data programada para retorno ao Brasil.

Não se exige certificado de vacinação para entrar em Montenegro.

Sveti Stefan
Sveti Stefan, a principal praia de Montenegro

Mesmo sem integrar o chamado Espaço Schengen, eventualmente os agentes de imigração podem exigir a comprovação da contratação de um seguro de saúde que tenha a cobertura do Espaço Schengen. Na dúvida, faça. Pelo menos você viaja tranquilo. O custo de qualquer tratamento no exterior pode custar mais que a própria viagem em si e viajar tranquilo não tem preço, recomendo e muito a contratação de um seguro viagem. Confira aqui os benefícios da Real Seguro Viagem, parceira do blog, ou clique no banner ao lado.

Como não há representação via embaixada em Montenegro, a embaixada do Brasil em Belgrado é cumulativamente responsável por representar o Brasil junto a Montenegro. Anote ai os dados deles: Embaixada do Brasil em Belgrado fica na Ul. Krunska, 14 11000 Belgrade – Serbia – http://belgrado.itamaraty.gov.brbrasemb.belgrado@itamaraty.gov.brconsular.belgrado@itamaraty.gov.br– Telefone: +381-11-323-9781.

Como chegar e locomover-se ?

Como não existem voos diretos do Brasil para Montenegro, a melhor forma de chegar à Montenegro, seja Budva ou Kotor, é a partir de Dubrovnik na Croácia, até porque a maioria dos turistas costumam visitar ambos destinos em uma só viagem. De Dubrovnik até Budva são uns 95Km ou 2h20 de carro em uma estrada em excelente estado.

Olhando pela internet vocês notarão alguns comentários de que a fronteira entre a Croácia e Montenegro tem filas enormes que demoram uma eternidade. É fato que o procedimento ali pode sim demorar um pouco mais que o quanto se gostaria, mas achei sim relatos de gente comentando que a travessia levou alguns poucos minutos. No nosso caso, mesmo na alta temporada foi super tranquilo. Sorte?

No caminho de Dubrovnik para Montenegro, uma sugestão: passe por Perast. Nesta pequena cidade, ou melhor nas águas que a banham vocês encontrarão dois pontos interessantes, duas ilhas minúsculas o suficiente para que cada uma tenha apenas a sua pequena igreja: São Jorge (Sveti Dorde) Nossa Senhora da Rocha.

Para locomover-se por Montenegro eu não cogitaria outra opção que não alugar um carro. Infelizmente o transporte público, especialmente entre uma cidade e outra não me pareceu muito evidente.

Além disso, um carro alugado te possibilita explorar outros países da região, como por exemplo a Croácia, Bósnia, e etc.

Alugar um carro lá é bastante tranquilo. A nossa CNH é aceita sem problemas por lá (se você tiver uma PID – Permissão Internacional para Dirigir, leve apenas por precaução).

As locadoras mais conhecidas do mercado operam lá com preços bem acessíveis. Se estiver precisando alugar um carro, cote pela Rentalcars, no banner ao lado. Com eles você fica sabendo o preço do aluguel nas melhores locadoras e já paga a sua locação de forma segura e fácil aqui no Brasil, e sem IOF!

Estradas em Montenegro
As estradas são estreitas, mas em boas condições e a paisagem incrível.

Ah, um detalhe importante. Se possível, aproveite os preços de Montenegro que são menores e literalmente encha o tanque do carro lá!

Táxi pode ser uma opção se você não gosta de dirigir, mas se for para contratar algum para um trajeto mais longo, avalie se não é o caso de acertar um preço fechado, especialmente se uma espera no local estiver inclusa. E compare o valor com o que seria cobrado num passeio contratado no hotel, por exemplo.

Custo da viagem para Montenegro

Se comparado com outros destinos europeus, mesmo utilizando o euro como moeda, Montenegro tem um custo bem atraente para os viajantes brasileiros. Só tente dentro do possível evitar a alta temporada, onde os preços sobem significativamente.

Os preços, especialmente das refeições são bem razoáveis.

Lá é possível encontrar hotéis excelentes com preços bem em conta, e a comida ainda tem um baixo custo. Adicionalmente não espere encontrar em Montenegro muitas atrações e passeios que demandem custos adicionais, o que faz de Montenegro um destino com excelente custo benefício.

Onde ficar em Montenegro? 

Com os dois destinos mais turísticos são Kotor e Budva, a decisão de onde se hospedar fica praticamente entre estes dois destinos. Já adianto que eles são absolutamente distintos: enquanto Kotor é uma cidade bem histórica; Budva é um destino de praia.

O lado bom é que mesmo optando por apenas uma destas cidades, ir de uma para outra é super fácil, principalmente se você estiver de carro, pois são só 23km, ou 30 minutos. Outra opção é ir pelo parque nacional de Lovcen, numa viagem bem mais longa (1h55), mas cheia de belas paisagens.

Particularmente optamos por Budva por dois motivos: primeiro porque queríamos estar mais próximos das praias; e segundo porque lendo a respeito de Kotor, notei que a hospedagem ali iria custar um pouco mais que Budva e que nenhuma das existentes na região mais central oferecia estacionamento gratuito ou incluso na diária.

Hotel Aruba Montenegro
Hotel Aruba em Montenegro

No final, optamos por um belo hotel em Budva, o Hotel Aruba, cujo review vocês conferem aqui em breve. Fizemos a reserva via Booking.

Todos os passeios que iremos sugerir durante os posts podem ser feitos tanto a partir de uma quanto da outra cidade, bastando apenas alguns pequenos ajustes por conta das distâncias entre elas e as atrações.

Montenegro tem um único fuso horário, que é de 4 horas a mais que Brasília.

Mesmo sem ainda fazer oficialmente parte da União Européia, Montenegro decidiu por adotar o Euro como moeda oficial.

Quando ainda unidos à Sérvia, eles utilizavam o dinar, mas tão logo a separação foi aprovada no plebiscito, os sérvios literalmente proibiram os montenegrinos de continuar utilizando a moeda. Imagina o tamanho do problema que eles tinham em mãos? Foi então que surgiu a ideia de solicitar à União Europeia uma autorização especial para utilizar o euro.

É relativamente fácil encontrar ATM´s onde é possível sacar euros direto de sua conta corrente (vide post sobre cartões de débito no exterior); mas se você preferir também existem muitas casas de câmbio nas principais cidades turísticas. Os ATM’s cobram uma pequena taxa de saque que varia de terminal para terminal – além daquela eventualmente cobrada pelo seu banco, ok?

Kotor
Centro histórico de Kotor, parada obrigatória.

Em Montenegro as tomadas seguem o mesmo padrão europeu para de plugs: dois pinos redondos mais grossos –não esqueça de levar um adaptador! E a voltagem é 220v.

Vocês já sabem, eu adoro postos de informações turísticas, tanto que sempre forneço os dados de contato e sugiro a vocês uma passada por eles. O posto de informações de Kotor fica na Stari grad 315; já Budva tem vários endereços, sendo os dois mais centrais na Old Town (de segunda a sábado das 9h00 às 20h00/21h00 no verão) e na prefeitura (mesmos horários).

imãs de geladeira
Vamos conhecer Montenegro?

De posse das informações e dicas gerais, no próximo post vamos às atrações de Montenegro.

Booking.com
Posts relacionados
Cebu, uma maravilhosa primeira impressão das Filipinas
Diogo Avila
Como ir do Aeroporto Charles de Gaulle para Paris (e vice-versa)
Diogo Avila
Disneyland Hotel, uma experiência digna da realeza
Diogo Avila

Deixe um comentário