Image default

New York – Lower East Side

LOWER EAST SIDE

Talvez a região mais rica culturalmente da cidade, por conta dos imigrantes italianos, chineses, e judeus que ali se estabeleceram e mantiveram parte de seus costumes. É o bairro onde está Chinatown e Little Italy.

1- Chinatown: centro da crescente comunidade chinesa de New York (aprox. 80 mil), fica na Center Street; Canal Street; Bayard Street. Uma das ruas mais interessante é a Doyers Street.

        Originalmente, a comunidade era formada de homens que já viveram na Califórnia, e acabaram por se transferir para New York. Ali, na Doyers Street ficava o chamado “Beco Sangrento”, onde as gangues rivais (tongs) se enfrentavam nos anos 20.

Tendo já visitado Beijing e Hong-Kong, posso afirmar que Chinatown com todo o seu aspecto peculiar e exótico, cumpre muito bem o seu papel de retratar um pouco da cultura chinesa.

Muitas lojas com produtos típicos,onde vendem de chá à louças chinesas, cabines telefônicas em forma de pagode, lojinhas de peças de marfim e jade e milhares de restaurantes com pratos típicos de Cantão e Xangai, dão um charme a este bairro tão diferente. É claro que existem várias lojas de produtos falsificados.

Para entrar no clima local, vale a pena ver as bancas de fruta e lojas de ervas medicinais na Canal Street, e o templo budista com mais de cem budas dourados, o Eastern States Buddhish Temple no 64b da Mott Street. Na Bayard Street existe o chamado Muro da Democracia, com vários jornais e recortes que mostram a situação da China atual.

No n.º 200 da Canal St. tem a Kam Man Food Products, que é uma das maiores lojas na área que merece ser vista.

2- Police Headquarters Building: prédio de 1909 abrigou por mais de 70 anos a sede da polícia de New York. Atualmente é um edifício residencial.

Endereço: 240 Centre Street. Lower East Side

3- Little Italy: os italianos do sul do país chegaram à New York no final do século 19. Eram aproximadamente 17 mil pessoas vivendo apertadas e em condições precárias. Com o aumento de Chinatown, e o progresso dos italianos, hoje residem apenas 5 mil descendentes diretos na região, que ainda guarda um pouco do charme original. Os preços mais acessíveis e a boa comida costumam atrair visitantes aos restaurantes da região. De fato, o local é muito charmoso, e não dá para deixar de se sentir em um filme de gangster ou algo parecido.

Endereço: região da Mulberry Street. Lower East Side

4- Eldridge Street Sinagogue: esta sinagoga de 1887 é a maior referência judaica do bairro.

Endereço: 12 Eldridge Street

Horário: terça a quinta e domingo das 11 às 16hs 

$$$: US$ 10

Site oficial: https://www.eldridgestreet.org

5- Engine Company n.º 31: belo prédio de 1895 que serviu de central dos bombeiros de New York, atualmente é um estúdio de uma rede de televisão.

Endereço: 87 Lafayette Street. Lower East Side

6- Katz´s Delicatessen: é uma lanchonete tradicional com mais de 100 anos serve de tudo, mas é conhecida por seus lanches de pastrami – que é um sanduíche de carne delicioso (vide foto). Foi justamente na Katz que foi filmada aquela cena famosa do filme Harry e Sally – Feitos um para o Outro – há inclusive uma placa no teto indicando qual a mesa em que a cena se passou. Vale a pena para um lanche.

Endereço: East Houston Street / Ludlow Street

Horário: domingo das 8 às 22:45hs; segunda e terça das 8 às 21:45hs; quarta e quinta das 8 às 22:45; sexta e sábado das 8 às 2:45 da madrugada.

$$$: tem menu no site deles.

Site oficial: www.katzdeli.com

7- The Pickle Guy: tradicional loja de pickles da cidade datada da década de 20 merece ser vista não só pelos picles de todos os aromas e sabores possíveis, mas também por seu aspecto histórico. Mesmo que você não goste de picles, existem azeitonas recheadas que são de ótima qualidade.

Endereço: 49 Essex Street

Horário: sexta das 9 às 16hs e domingo à quinta das 9 às 18hs.

$$$: no site tem preço de tudo.

Site oficial: www.nycpickleguys.com

8- Essex Street Market: mercado criado em 1938 com o objetivo de tirar das ruas os vendedores ambulantes que comercializavam seus produtos em carrinhos de mão pela região, tornou-se uma atração no bairro. Reformado recentemente, é uma opção para comer na região. Tomo a liberdade de colocar aqui uma opinião particular, ao menos que você esteja passando pela região, uma visita ao local é dispensável, pois mercado deixa muito a desejar se comparado a mercados em outros locais (inclusive o nosso aqui em São Paulo).

Endereço: 120 Essex Street

Horário: segunda a sábado das 8 às 19hs.

Site oficial: https://www.essexmarket.nyc/

9- Economy Candy: fundada em 1937 é uma tradicional loja de doces da cidade, com centenas de tipos de balas, nozes e frutas secas. De fato, a loja não tem nada de bonita – os produtos são um tanto quanto bagunçados – ou turístico, fica até mesmo em uma rua sem graça. Todavia uma breve visita à loja vale a pena pela quantidade, qualidade e preço dos produtos, como por exemplo chocolates do tipo Willy Wonka e jujubas – nos fundos da loja tem um paredão com vários recipientes onde o cliente escolhe entre vários sabores e paga por peso.

Endereço: 108 Rivington Street.

Horário: sábado das 10 às 17hs e domingo à sexta das 9 às 18hs.

Site oficial: www.economycandy.com

Booking.com
Posts relacionados
Disney Electrical Sky Parade, o novo show da Disneyland Paris
Diogo Avila
Como se locomover em Paris com transporte público
Diogo Avila
Paris num roteiro para todos os gostos
Diogo Avila

Deixe um comentário