Image default

Como é voar MEA de Beirute à Amã

Viajar para destinos considerados pouco usuais nos traz a possibilidade de voar com companhias aéreas muitas vezes desconhecidas da maioria das pessoas. No flight review de hoje vamos conferir como é voar com a MEA (Middle East Airlines), a empresa aérea do Líbano.

Nossa, que empresa aérea é essa você deve estar se perguntando.

A MEA é a companhia aérea do Líbano e tivemos oportunidade de voar com ela entre Beirute e Amã, na Jordânia numa viagem de aproximadamente 1 hora de duração.

Para quem como eu não conhecia muito a respeito da MEA, ela foi fundada em 1945 e embora seja considerada uma empresa aérea desconhecida da maioria de nós brasileiros, ela é bem conhecida no Oriente Médio, vez que é a principal ligação do Líbano com os demais países da região e até da Europa.

Na data deste post a MEA, segundo o Flight Connections, tinha rotas aéreas ligando o Líbano às principais cidades europeias e também países do Oriente Médio e alguns da África Ocidental.

No passado eles chegaram a ter até mesmo voos para Nova York.

MEA
Rotas da MEA.

Algumas rotas tem uma frequência enorme, como por exemplo Paris e Nice, para onde a MEA costuma voar 4 vezes ao dia. É uma quantidade de voos maior do que muita empresa aérea de maior porte.

No nosso voo ficou muito evidente a divergência entre libaneses e israelenses. Estávamos voando para Amã, capital da Jordânia. Se você olhar o mapa, entre Beirute e Amã dá para praticamente traçar uma linha reta, mas ela passaria por Israel.

Justamente para evitar sobrevoar a porção norte de Israel o voo da MEA sobrevoa a Síria. Sim, confira ai:

Voo da MEA
Rota da MEA de Beirute à Amã.

Na sua frota a MEA tem três tipos de aeronaves da Airbus: A330-200; A320-200 e A321neo. No passado eles tinham até mesmo um Boeing 747 – Jumbo para a tal rota Nova York que mencionei anteriormente.

MEA
Aeronave da MEA. Detalhe ao cedro libanês.

Comprando a passagem

Desta vez, eu não escolhi propriamente dito voar com a MEA. Foi uma oportunidade, já que na verdade compramos uma passagem Beirute-Amã-Aqaba com a Royal Jordanian, a companhia aérea da Jordânia.

Mas como há um code-share entre a Royal Jordanian e a MEA, o voo de Beirute para Amã seria operado pela empresa libanesa.

MEA
Site da MEA.

Então, não tenho como opinar sobre o processo de compra junto à MEA.

O que posso lhes adiantar é que o site da MEA é bastante intuitivo.

Programa de milhagens

A MEA tem um programa de milhagens próprio o Cedar Miles.

Como de praxe, eu não costumo me filiar aos programas de fidelidade de companhias aéreas com as quais sei que terei pouca ou nenhuma chance de voar num futuro próximo.

Sempre acho melhor verificar em qual aliança mundial a empresa aérea está inseria e ai sim pontuar em alguma parceira na qual eu tenha melhores chances de voar num futuro breve.

Isso me garante que as milhas fiquem concentradas em um número menor de companhias aéreas, o que facilita tanto o uso quanto a gestão deste benefício.

No caso da MEA, ela faz parte da SkyTeam que conta com empresas como AirFrance, KLM, Delta, AeroMexico e outras bem conhecidas do público brasileiro. Infelizmente na data deste post não tínhamos mais nenhuma companhia brasileira (mas vale sempre conferir/atualizar a informação).

Limite de bagagem da MEA

No nosso caso, como compramos as passagens direto na Royal Jordanian, e para uma sequência de voos que englobava tanto o trecho internacional de Beirute até Amã, quanto o doméstico de Amã à Aqaba, o limite foi de 1 bagagem despachada com até 30kg (um super limite!).

Mas isso foi o contratado junto à companhia jordaniana.

Verificando no site da MEA, resolvi dar uma conferida na informação através da excelente calculadora de bagagem (que permite checar antes mesmo de fazer qualquer reserva qual o limite de bagagem que você pode trazer), e o resultado foi o mesmo:

Vamos combinar que 30Kg gratuitos é uma coisa super rara nos dias de hoje. E olha que tudo isso é para quem não é membro do programa de fidelidade da MEA. Imagina para quem tem os mais altos patamares do programa…

Já para a bagagem de mão a franquia é de 1 peça com até 158cm lineares (a somatória das medidas altura, comprimento e largura não pode ultrapassar estes 158cm – vejam que é mais do que os tradicionais 115cm!!!) limitada a 10kg. Aqui também vale conferir as regras atuais para transporte de bagagem de mão segundo a calculadora no site da MEA.

Check-in da MEA

Apesar de rápido o check-in da MEA em Beirute, tivemos uma trapalhada e tanto do atendente.

Aeroporto de Beirute.
Check-in da MEA.

Durante a compra das passagens na Royal Jordanian, fizemos a escolha dos assentos nos três voos desta sequência de forma a ficarmos sentados juntos, até porque viajamos com criança pequena.

Eu acabei não prestando atenção na hora do check-in e não conferi o boarding-pass. Chegando no finger, a Sra. Cumbicona sempre me pergunta quais os assentos para já irmos agilizando as coisas.

Foi ai que percebi que o atendente deu baixa na escolha anterior e nos separou.

Ah, não tive dúvida. Ao invés de armar um barraco, fiz uma surpresa para as aeromoças… Embarcamos como prioridade (eles conferem atendimento preferencial para famílias com crianças) e sentamos conforme o boarding-pass… Todo mundo espalhado!!!

Não demorou 1 minuto para elas se desesperarem ao verem uma criança sozinha tranquilamente na poltrona “lendo” as revistas de bordo.

Nos perguntaram se estávamos juntos e porque estávamos separados. Explicamos a situação e elas simpaticamente corrigiram tudo em segundos. Tá vendo? Nem sempre precisa fazer um barraco. Kkkkkk

Voo e experiência a bordo

Para esta viagem, tivemos a oportunidade de voar com a MEA num voamos A320 configurado para 3-3 poltronas como é o padrão deste modelo de aeronave.

Voo MEA
Aeronave da MEA no Aeroporto de Beirute.

Interessante que mesmo não sendo uma aeronave nova, mas era muito bem conservada e incrivelmente limpa. Nem mesmo os frisos brancos das poltronas tinha sujeira. Parabéns para a MEA!!!

Eu acho que normalmente as companhias aéreas tendem a configurar a distância entre poltronas nos A320 para o menor espaço possível para caber o máximo de passageiros possível, até porque são usadas em rotas mais curtas.

Porém comparando com outros voos que fizemos neste mesmo modelo de aeronave, achei o espaço para as pernas muito bom.

Interior do A320-200 da MEA
Interior do A320-200 da MEA.
interior do A320 da MEA
Bom espaço para as pernas.

Além do bom espaço para as pernas, apoio para os pés.

Como trata-se de um voo curto, a MEA não fornece fone de ouvido, cobertor ou travesseiro.

Atendimento e pontualidade

Tirando a trapalhada do check-in, que é algo que pode acontecer, achei o atendimento da MEA muito bom.

A bordo da aeronave, uma quantidade grande de comissário de bordo. Hoje é comum, até mesmo em voos mais curtos, termos um número menor de atendentes. Mas não na MEA.

No quesito cordialidade, achei muito atencioso o atendimento da equipe de bordo neste voo da MEA. Acho que é o padrão libanês de simpatia. 😍

Litoral de Beirute
Sobrevoando Beirute.

Para quem viaja com crianças, embora não haja nada de excepcional, como outras empresas que dão lápis de colorir ou outras coisas para entreter os pequenos, eles são bem assertivos quanto a prioridade para quem viaja com crianças menores (não necessariamente de colo). Ressalto isso porque se você já foi para os EUA com crianças pequenas deve ter notado que não existe nenhum tipo de preferência, seja para bebês de colo, seja para idosos ou o que o for. 🙁

No quesito pontualidade, não tivemos atrasos relevantes.

Refeições com a MEA

Com apenas 1 hora de voo no meio da tarde, a MEA para esta rota Beirute-Amã a companhia serviu um lanche natural (bem saboroso) e um suco – indo para um país muçulmano (Jordânia) eles não servem bebidas alcoólicas.

Refeição MEA
Lanche da MEA.

Sistema de entretenimento

Se considerarmos que estamos falando de um A320 e comparando com o mesmo modelo de aeronave em outras empresa aéreas e em se tratando de um voo curto, achei muito bom a MEA disponibilizar um sistema de entretenimento.

Muita empresa, especialmente aqui no Brasil, opta por não ter nenhum sistema de entretenimento em seus A320.

A tela na poltrona do A320 da MEA não era muito grande não, mas novamente, atendeu muito bem diante do tipo de voo.

Sistema de entretenimento da MEA.
Sistema de entretenimento da MEA.

As opções de filmes também era muito razoável, bom boas opções recentes para você assistir durante o voo.

O único senão decorre da idade da aeronave é o fato de que não existe junto da tela aquela uma porta USB para carregar celular e tablete. Hoje em dia isso é essencial.

Rafic Hariri International Airport

Porta de entrada do Líbano e HUB da MEA, o Rafic Hariri International Airport é o principal aeroporto do país.

Aeroporto de Beirute
Fotos da área externa. Só de dentro do carro.

Situado a apenas 9km de Beirute, infelizmente ele não tem nenhum sistema de transporte público ligando ele à cidade, fazendo com que você tenha que usar táxi.

É um aeroporto bastante moderno e com boa infraestrutura. Depois da Guerra Civil no Líbano, o aeroporto teve uma sequência de modernizações, sendo que a última delas se deu justamente em 2019.

Há apenas um terminal com duas asas, uma chamada de leste e outra de oeste.

Como o próprio nome do site diz, sou apaixonado por aeroportos, e no caso do Rafic Hariri, infelizmente não pude tirar muitas fotos, especialmente da área externa. Tem até placas dizendo para não usar máquina ou celular!!!

Isso porque o controle de segurança é super rígido, me lembrando muito o de Israel, por exemplo. Tudo isso por conta do histórico de atentados do local.

O nosso táxi parou duas vezes para controle de segurança até descermos diante do terminal. Neles os militares pedem para abaixar os vidros e checar os passageiros. Não tenho dúvidas que passamos mais tranquilamente por estarmos com criança. Caso contrário acho que iriam pedir passaportes, abrir porta-malas e etc.

Chegando ao hall do terminal você nota que não existem lojas, restaurantes ou check-in.

Aeroporto de Beirute
Hall do Aeroporto de Beirute.

Tudo isso fica numa área mais interna que você acessa depois de colocar as suas malas na máquina de raio-x e passar pelo detector de segurança.

Passado tudo isso, ai sim chega-se ao check-in.

Dali para o controle de imigração e duty-free.

Na área do duty-free ai sim, boas opções de lojas e restaurantes.

A quantidade de lojas era muito boa e vendem de tudo. De eletrônicos a souvenires.

Os preços? Olha, eu estava e olho em um Macbook Pro, e achei o preço muito bom. Estava até mais barato do que eu acabei pagando em Dubai no final da passagem.

E você, já voou com a MEA? Conta ai para a gente como foi!

Booking.com

Posts relacionados
Como é voar na Royal Jordanian
Diogo Avila
Conta familiar de milhas: como ganhar rapidamente milhas aéreas
Diogo Avila
Como é voar American Airlines para Los Angeles no Boeing 787-9 (Dreamliner)
Diogo Avila

Deixe um comentário