17 de fevereiro de 2012

Uma breve crônica pré embarque



Assim como a maioria das crianças da minha época, eu tive vários álbuns de figurinhas, Copa do Mundo; Fórmula 1 e por ai vai.
Mas o meu preferido foi um que ganhei aos 6 ou 7 anos. Um álbum figurinhas com bandeiras de países e cuja capa se desdobrava em um grande mapa-múndi. Sim, eu sei, meio exótico para uma criança...
Ainda existiam países como URSS (não, não é Rsss – acho que a maioria dos mais jovens nem deve lembrar o significado desta sigla – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas); Iugoslávia; e pasmem, existiam até mesmo duas Alemanhas!!!
Lembro bem que eu e o meu pai costumávamos brincar de sortear a bandeira de um lado e caçar o país no mapa. Putz, como era difícil achar Luxemburgo; Andorra; ou Barbados!!!
Talvez por conta desta brincadeira eu tenha me tornado um aluno razoável de geografia na escola. Ao menos sabia onde ficava a maioria dos países e suas capitais.
Mas mais que isto. Esta brincadeira e, sabe Deus lá mais o que, despertou em mim uma enorme vontade de querer conhecer o mundo, culturas e lugares diferentes; aguçando o meu espírito viajante.
Hoje, às vésperas de uma nova aventura, talvez uma das mais distantes delas (e que espero render bons posts), e olhando para este retrato figurativo do mundo que hoje tenho em casa, bate um certo saudosismo daquela brincadeira e um grande sentimento de gratidão por tudo e mais este “detalhe”.
Obrigado Pai.

2 comentários :

  1. Obrigado Filho, pela citação. Boa viagem, sempre. Vá e volte com DEUS que é o dono deste mapa, e de outros, onde todos que ele criou vivem em nem tanta harmonia como ELE gostaria e que alguns de nós apoiam completamente, desejando que este mundão venha um dia a ter uma unica bandeira, uma unica moeda, um unico pensamento e vontade: Paz e Amor de todos para todos. E tudo isso mesmo com várias cores de pele, varias linguagens, varios costumes, e até mesmo com vários conectores eletricos (veja que nem em um mísero detalhe o Ser Humano ainda não chegou a um ridículo acordo, mas é prá isto que estamos aqui).

    ResponderExcluir
  2. é emocionante ler este seu comentário, são detalhes da vida, de uma criança que na maioria das vezes, passa desapercebido,e o significado interior é imenso.Sei que tudo isso tem a ver com a sua maneira diferente e especial de ver as coisas, de ser.... portanto te faz uma pessoa interiormente abençoada.
    te amo muito ,obridgada por você existir.
    Sua mãe

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sugestão ou dúvida aqui