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Viajando com Drone: Como levar? Quais as regras (por país)? Onde pode voar?

Comecei a considerar a ideia de usar um drone nas viagens depois de ver um gringo levantando voo em Angkor Wat, um dos lugares mais lindos do Camboja. Olhando aquele nascer do sol maravilhoso, fiquei imaginando as imagens incríveis que ele devia estar capturado lá de cima. Logo pensei: Hummm, este gadget deve ser legal! Mas quais as regras para operar um drone? Quais as regras básicas no exterior?

Goste ou não os drones vieram para ficar. Se vão ou não tomar os céus entregando pizzas e encomendas ou se serão apenas “brinquedos” só o tempo dirá.

Sou entusiasta do assunto, mas sendo bem pé no chão, também reconheço que se virar uma febre como, por exemplo o pau-de-selfie, pode ser um problemão. Já pensou como seria se todo mundo voasse ao mesmo tempo???

voo drone
Céu de brigadeiro!!!

Uma questão que talvez alguns se façam é se compensa ter um drone para usar em viagens? Por mais que os drones proporcionem a oportunidade de registrar ângulos únicos de lugares interessantes, ter um apenas para usar em viagens talvez não compense – você teria que viajar bastante para valer a pena. É um custo alto para usar apenas algumas vezes ao ano. Mas se você encarar isso como um hobby, aí acho que a conta fecha pois é realmente divertido.

Voo Drone
Até o Sol entre nuvens ganha outra cara.

Mas voltando às viagens: como sempre, antes de colocar o drone na mala eu busco as regras locais a respeito do equipamento, já que elas variam muito de um país para o outro, e também ao longo do tempo.

Vamos então aproveitar para compartilhar um pouco do que aprendi e vivenciei com o drone nas viagens, tanto naquelas onde pude levar ele quanto nas quais não pude levar por eventuais restrições. Logo, este deve ser um post em constante atualização e que aceita contribuições 🙂

Mas antes de entrar mesmo no assunto, gostaria de deixar aqui um aviso: mesmo sendo advogado, este não é um post jurídico, não é um parecer ou coisa do gênero; e como as regras são complexas e mudam constantemente, este post é apenas informativo. Logo, você deverá tê-lo apenas como uma linha para começar as suas pesquisas ou complementar o que já leu.

O que vale no final são as regras da autoridade local. Jamais deixe de confirmar as regras atuais com as autoridades locais (agências de aviação nacional; embaixadas/consulados); serviços como os apps e portais que citarei abaixo; e também nos fóruns da DJI, a maior e principal fabricante de drones hoje existente.

Eu não me responsabilizo por eventuais divergências de interpretação das regras, tampouco se elas forem mudadas pelas autoridades locais.

Combinado?

Drone no avião

Antes de falarmos sobre as regras de cada destino, acho legal conversarmos sobre como transportar o seu drone em um voo, seja doméstico seja internacional.

Com modelos cada vez mais portáteis, é relativamente fácil transportar o drone em qualquer viagem de avião. Mas uma pergunta que muita gente pode se fazer é se é preciso despachar ele ou não.

Entendo que, assim como qualquer eletrônico de valor, o drone deva ser transportado exclusivamente na bagagem de cabine ou de mão. Salvo se ele for muito grande, ai sim você será obrigado a despachar – tenha neste caso um case apropriado para tal transporte.

interior do avião
O lugar correto para transportar o drone é na cabine contigo.

O drone em si não oferece qualquer risco à segurança do voo, e portanto as empresas e a segurança dos aeroportos não costumam criar qualquer tipo de empecilho. O problema pode eventualmente residir na questão das baterias.

Digo isso porque dependendo da potência das baterias, pode haver uma restrição ao transporte.

Quando fui pela primeira vez com drone para os EUA, li atentamente as diretrizes do FAA (Federal Aviation Administration, a ANAC de lá) que estabelece padrões que normalmente são seguidos pelos demais países. Então se você seguir as regras da FAA, há boas chances de estar cumprindo com as regras de qualquer país.

A primeira coisa que você tem que considerar é que as baterias que não estiverem instaladas no drone, ou seja, as de sobressalentes, devem estar com seus contatos/terminais cobertos. Nada que um pedaço de fita isolante não resolva. Se possível, coloque também naqueles sacos transparentes tipo zip-loc.

Deixe-as em um lugar de fácil acesso para que se necessário você possa retirá-las rapidamente para inspeção pela segurança do aeroporto.

Check-in do aeroporto.
No check-in ou na segurança do aeroporto, nunca tive problemas.

Na última vez em que passei pelos EUA, eles nem pediram para retirar da mochila o drone tampouco as baterias.

Quanto à quantidade de baterias, pelas regras do FAA você pode levar até duas baterias de ion-lítio sobressalentes contanto que elas tenham no máximo 100watts/hora de potência cada uma. Se a bateria tiver entre 101-160 watts/hora, fica a critério da empresa aérea aceitar ou não, mas normalmente aceitam. Acima de 160 watts/hora, é proibido transportar – lembram daqueles hoverboards que foram banidos?

Note que todas as baterias sobressalentes devem ser transportadas como bagagem de mão. Não é permitido despachar baterias sobressalentes com a bagagem entregue no check-in.

Sugiro que você sempre faça também uma consulta prévia junto à empresa aérea, eles costumam responder bem e rápido a este tipo de consulta. Tive bons resultados com a United e Air Canada neste aspecto.

Adicionalmente vale ver as regras gerais do FAA sobre bagagem.

Olhe o roteiro da viagem como um todo

Vai visitar vários destinos em uma mesma viagem? Uma questão super importante que você precisa ter em mente que se o uso de drone é permitido no seu destino de viagem, ele pode não ser no local da sua escala, ou em algum outro lugar que esteja no seu roteiro e isso pode trazer grandes problemas.

Se for apenas uma questão do tipo: não pode usar no pais tal, ok, é só deixar na mala. Mas e se nem sequer for possível entrar com o drone lá?

Dou o meu exemplo: em uma mesma viagem, para dois destinos era permitido levar e usar drone (Dubai e Líbano) e um onde não seria sequer permitido entrar com o equipamento (Egito), e dado o alto risco de perder o drone para a alfândega egípcia, resolvi deixar ele em casa.

Ou seja, a dica é analisar o roteiro inteiro, e não os países de forma isolada.

Regras gerais sobre operar o drone

Antes de falarmos das regras de cada país de forma mais individual, acho que vale aqui algumas regrinhas que se não estiverem expressas nos destinos abaixo, vale seguir até por serem decorrentes do uso responsável do drone e da preservação do direito alheio:

– O drone não é um brinquedo: embora pareça para muitos, é algo sério e que se operado de forma irresponsável pode causar sérios danos. Portanto, seja responsável quanto ao seu uso. Não deixe crianças operá-los.

– Tenha certeza de que está tudo em ordem: assim como outro veículo qualquer, antes de partir é sempre bom dar aquela checada em tudo. Tenha sempre baterias carregadas (drone, controle e celular), esteja com as versões atualizadas tanto do app de voo quanto do firmware. Uma coisa que eu faço é desligar / bloquear todos os apps que possam atrapalhar durante o voo, tipo WhatsApp e etc.

DJI Mavic Air
Mantenha tudo em ordem: baterias, apps atualizados e sempre dê uma conferida nas hélices.

– Privacidade e sossego: sempre respeite estes dois direitos básicos. Acho que esta é uma das primeiras premissas para que você não seja mal visto ao operar um drone. Nada de ficar espiando os outros ou voando em horários inapropriados (sim, o drone sempre faz um certo de barulho).

– Evite voar próximo de pessoas, animais ou bens de terceiros: nada mais inadequado, senão ilegal segundo as regras de muitos lugares do que dar voos em baixa altitude, dar rasantes e tal. Você pode ser o melhor piloto de drone do mundo, mas nunca deve se aproximar de pessoas durante o voo. O mesmo vale para bens e vida selvagem. Ao subir, escolha bem a localização tentando um lugar que seja o mais vazio possível e sem obstáculos próximos.

– Ligue os sensores de colisão: ao menos os drones mais novos e em especial os da DJI têm sensores anti-colisão que funcionam super bem e são aptos a evitar acidentes. Use-os!

– Planeje seus voos: observe os arredores, estude os obstáculos, olhe a previsão do tempo. Uma das coisas que mais influenciam na segurança de um voo são as condições do tempo. Já tive a péssima ideia de voar com ventos fortes e foi um caos. Eu tentando trazer o drone para perto e ele indo para longe. Existem na internet muitos apps que informam as condições do tempo especificamente para drones. Eu gosto muito do UAV Forecast que dá a velocidade do vento, direção, visibilidade e muito mais. Maravilhoso até para usar com simples previsão do tempo.

– Aeroportos e etc: esta talvez seja a regra mais importante. Drones são literalmente banidos das áreas próximas aos aeroportos por razões óbvias. Dias destes fizeram o teste de um Phantom colidindo contra a asa de um avião. O resultado não foi nada bom. A coisa é séria, você pode matar pessoas e ser preso por isso. Fui claro?

Aeroporto de Miami
De todas as regras, a mais importante é ficar longe dos aeroportos e do espaço aéreo restrito.

Ufa! Quanta regra. Viram como drone não é brinquedo?

Brasil

Comparado com outros destinos, entendo que é relativamente tranquilo voar drones, ou RPAs (Aeronaves Remotamente Pilotadas, na terminologia técnica). Mesmo sem grande divulgação nos meios de comunicação tradicionais, talvez até mesmo pela especificidade da matéria, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) regula bem o assunto, inclusive com uma cartilha bem legal.

Voo drone
Pôr do Sol em Mairinque.

No caso, vou tratar apenas dos drones Classe 3 – RPA, cujo peso máximo de decolagem de até 25 kg, ou seja, uma gama que pega praticamente todos os modelos mais comuns no mercado, e todos aqueles operados por quem usa nas viagens. Oras, já pensou viajar com um drone de 25kg???

Requisitos

Precisa de habilitação? Ao menos para pequenos drones e fins recreativos, para os drones de classe 3 em voos até 400 pés (uns 121 metros) não se exige. Só não pode ser menor de 18 anos.

Site da ANAC
O site da ANAC é bem completo.

Registrar o drone é obrigatório! Acima de 250 gramas (o que inclui a maioria dos drones), é preciso registrar na ANAC.

O registro na ANAC é mega simples e sugiro que você faça por conta. Nada de ter que pagar alguém para fazer aquilo que você mesmo faz pela internet em segundos. Se alguém te disser o contrário, provavelmente está querendo ganhar uma grana para vender o “serviço”. Sacou?

Sim, sério! Fiz o registro do meu em segundos no site da ANAC. É só acessar o link do SISANT e apresentar o seguinte:

– Dados pessoais (nome, endereço, CPF, e-mail);

– Dados da aeronave (nome, modelo, fabricante, número de série e foto que identifique a aeronave);

– Uma combinação de nove dígitos, que será o número da identificação do equipamento. Essa identificação deverá ser afixada em local visível na aeronave ao final do procedimento;

– Foto da aeronave com alguma característica ou marca produzida pelo proprietário do drone, o número de série do equipamento ou qualquer outro sinal que possa diferenciar a aeronave;

Feito o upload disso, em não mais que segundos você recebe o certificado que sugiro deixar junto ao drone para ser apresentado sempre que necessário.

Adicionalmente, recomendo que você também faça o registro na ANATEL.

Viram como é simples estar com o seu drone 100% legalizado???

Atualmente só de drones registrados, já são mais de 50mil na ANAC (números de dez/2018) e a tendência é a que a fiscalização aumente por conta de alguns incidentes que já tivemos: Drone paralisa aeroporto de Congonhas por 46 minutos. Só precisam capacitar os agentes públicos para que não saiam por ai também proibindo tudo, o que é comum quando não se tem treinamento adequado.

Onde pode voar?

Basicamente você pode voar na maioria dos lugares, salvo alguns lugares onde evidentemente é proibido, como próximo a aeroportos e presídios, para ficar nos dois exemplos mais claros.

No caso dos aeroportos e helipontos, segundo o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) da FAB (Força Aérea Brasileira), você só pode voar mais de 9 km de distância de aeroportos e 600 metros de helipontos. E aqui vai um alerta importante: não seguir esta regra, é crime de atentado contra a segurança da aviação com pena de detenção de 2 a 5 anos.

Como regra geral, a ANAC determina que você deve manter no mínimo 30m de distância de pessoas (exceto se diversamente autorizado por elas).

Santo André
Praticando em casa: Santo André do alto.

Fique atento que existem também regras locais. Por exemplo, em São Paulo você não pode voar nos parques da cidade como Ibirapuera e outros. No caso do Ibirapuera, a restrição dá-se não só por conta do aeroporto de Congonhas que fica ali perto, mas também por regras impostas pela prefeitura da cidade.

Às vezes as regras são também impostas por “autoridades alternativas”. Um colega foi ao Rio de Janeiro e ficou hospedado em um super hotel na Gávea. Pegou o drone e quando ia levantar voo, por sorte, o gerente do hotel lhe recomendou não voar porque dias antes um hospede tinha perdido um Phantom abatido por traficantes de um morro vizinho. Melhor nem comentar…

EUA

Os EUA talvez sejam um dos países onde os drones são mais comuns e ao mesmo tempo um dos que estão mais adiantados no assunto. Digo isso porque embora seja sim proibido voar em alguns lugares de alta relevância turística, as regras são relativamente claras (exceto o fato comentado logo abaixo) e é relativamente fácil saber onde pode e onde não pode voar.

Grand Canyon
Seria demais voar no Grand Canyon, mas não pode.

Basta utilizar e seguir as regras do app AirMap que conta com o aval do FAA (a ANAC dos americanos) e voar nas zonas liberadas.

É verdade que muitos lugares são proibidos. NY, nem sonhando! Por questões de segurança nacional, toda a cidade de Washington também é zona de proibição. Os parques nacionais, como Yosemite e Grand Canyon também são áreas vedadas aos drones.

Mas nem tudo é problema. Em Los Angeles e Chicago, por exemplo, existe uma boa faixa na qual o voo é permitido.

NY vista do alto
Nem sonhe em voar com um drone em NY.

Além das limitações impostas por entidades governamentais, existem limitações impostas por empresas. Por exemplo, drones são banidos por razões óbvias (aglomeração de pessoas) dos parques da Disney.

Olhando assim, os EUA podem parecer um destino meio chato para quem curte drones, mas tudo é uma questão se segurança, item que deve ser sempre preservado, e há a enorme vantagem de você sair de casa já sabendo o que pode ou não fazer.

Registro de drone nos EUA

Recentemente os EUA estabeleceram que todos os drones devem ser registrados perante a Federal Aviation Administration (FAA), que equivale à ANAC norte-americana.

Embora exista uma porção de sites na internet tentando se aproveitar dos pilotos mais incautos para ganhar uma grana oferecendo facilidades, o registro não precisa ser feito em nenhum despachante ou prestador de serviços online não.

Registro de drone nos EUA
Registro de drone nos EUA? Faça pelo site da FAA.

Você pode fazer registro diretamente no site do FAA que explica em detalhes o procedimento.

Só deixo já aqui um cuidado. Se você olhar o site do FAA, talvez se depare com a informação de que o registro é permitido apenas para pilotos que são norte-americanos ou têm residência permanente nos EUA.

Infelizmente o site do FAA não é claro o suficiente, e na página Information for International UAS Operators in the United States, você encontra a explicação detalhada de como fazer o registro como visitante estrangeiro.

O primeiro passo é criar uma conta no site do FAA, fornecendo dados simples.

Depois na página Information for International UAS Operators in the United States basta você seguir o passo-a-passo, pagar US$ 5 e colar no drone a identificação (praticamente um prefixo) dado pela FAA.

Ah, mas eu comprei meu drone agora numa BestBuy da vida e vou voar assim mesmo… Cuidado, a multa para quem não registra o drone é assim descrita:

“Failure to register an unmanned aircraft that is required to be registered may result in regulatory and criminal penalties. The FAA may assess civil penalties up to $27,500. Criminal penalties include fines up to $250,000 and/or imprisonment for up to three years.”

Nem preciso dizer que gastar um tempinho e módicos US$ 5 é bem melhor, né?

Lembra que acima eu disse que nem quase todas as regras são claras? Então, existe um ponto que tem gerado muita dúvida: a questão da habilitação.

Sim, praticamente uma carteira para voar drones.

Site do FAA é bastante confuso neste ponto, já que em um ponto informa que:

“The FAA does not currently recognize any foreign RPC or equivalent. As a first-time remote pilot, you will be required to visit a Knowledge Testing Center and pass an initial aeronautical knowledge test. All Testing Centers are located in the U.S. Review the process for becoming a remote pilot and find suggested study materials.” Fonte: https://www.faa.gov/uas/resources/foreign_operators/

E noutro, ao tratar dos pilotos que voam para fins apenas recreacionais, por mais que tenham que seguir as regras gerais de voo, não se tem qualquer menção a respeito da necessidade de habilitação (vide aqui: https://www.faa.gov/uas/recreational_fliers/).

A mesma página acima menciona que “no futuro” será exigido um exame online de conhecimentos aeronáuticos e uma prova de segurança. Ai, meus caros nada de voar nos EUA como turista!

Resumindo, por ora, é possível voar o com o seu drone nos EUA, seguindo-se as regras básicas, mas não se pode deixar de conferir as atualizações porque mudanças estão para ser implementadas e elas podem inviabilizar o voo de pessoas como eu e você amigo piloto-turista.

Canadá

As regras no Canadá são bem semelhantes àquelas existentes nos EUA, tanto que você pode consultar o AirMap como referência.

Ao menos para pequenos drones, o que inclui a maioria dos modelos da DJI, não precisa de registro nem habilitação. Basta que você tenha uma etiqueta colada no drone com o seu nome e telefone/e-mail para contato.

voo drone
Em Québec, dependendo do lugar, pode voar.

Quanto aos voos, a primeira regra é que é terminantemente proibido voar nos parques nacionais. Eu mandei um e-mail para os organismos de turismo de Banff, Lake Louise e Jasper que foram os nossos parceiros nesta viagem, mas nem assim tive a autorização.

Motorhome visto do drone
Voar, só fora dos parques nacionais.

E não pense que dá para voar na surdina. Os rangers, guardas florestais, são super atentos e as multas podem chegar aos CAD 25mil, ou seja, uns R$ 100mil. Acho que não vale a pena, né?

Mas por que não pode voar nos parques? Segundo informado, é para não perturbar a vida selvagem. Vamos combinar que como não é todo mundo que tem noção das coisas, faz todo sentido. Se liberassem, teria um bando de doido perseguindo os ursos e etc com drones. Ai não dá!!!

Eu consegui voar um pouco fora da área de um parque e na área de um camping em Kamloops onde nos hospedamos por uma noite. Confira ai um pouco destes voos:

Nas grandes cidades, dada a proximidade de grandes aeroportos ou até mesmo de pequenos aeroportos – são comuns locais de pouso de hidroaviões – não é permitido voar.

De todas as cidades que visitamos (Vancouver, Calgary, Toronto, Québec, Niágara, Montreal), a única que tinha perto do centro algum lugar onde era permitido voar era Québec.

Na prática você tem que respeitar a altitude máxima de 90m; manter o drone a pelo menos 500m de você (portanto voos mais distantes não são permitidos); voar a pelo menos 75m de distância de pessoas, animais ou edificações; e voos noturnos são proibidos.

voo drone
Voo noturno não pode, mas no entardecer sim

Mesmo estando tudo super certo, passei por duas situações inusitadas.

A primeira foi na verdade aterrorizante. Estava em Québec, às margens do Rio São Francisco, em uma área na qual era permitido voar. Subi uns 30m para pegar a partir dali uma boa foto do Hotel Château Frontenac, aquele que aprece um grande castelo e é símbolo da cidade.

Depois de uns 5 minutos de voo, ouço a Sra. Cumbicona me chamando e gritando “Helicóptero!!!”. Olho para trás e vejo dois Hueys (Bell UH-1 Iroquois), aqueles típicos helicópteros militares, voando a uns 40m ou menos na minha direção.

Pensei: FERROU!!! Corri para descer o drone, mas ele sobe e desce mais vagarosamente do que voa para as demais direções. Já com o drone a uns 20m, eles passaram por mim e começaram a rodear a região como se estivessem buscando ou protegendo algo.

Eu já estava ali em pânico, esperando as sirenes da polícia e pensando mil justificativas… As notícias de blogueiro de viagem brasileiro preso no Canadá e tal…

Enquanto terminava a descida desesperada para guardar o drone e sumir dali, passou um outro helicóptero, agora maior, como aqueles de duas hélices e típico de transporte. Ele seguiu para o topo da Cidadela de Quebec, onde fica uma base militar e lá pousou.

Os Hueys seguiram voando em grandes círculos e logo notei que não era comigo. UFA!!!

Tudo tranquilo, saímos dali e seguimos o passeio super aliviado.

À noite, assistindo um canal de TV local, vi que naquele helicóptero de transporte estava ninguém menos do que o Primeiro Ministro do Canadá que foi para Québec para uma reunião prévia ao Canada Day que aconteceu no dia seguinte. #Pânico!!!

Lição aprendida: por mais que você esteja em um lugar permitido, seguindo as regras, é sempre essencial estar de olho no que acontece nos arredores, preferencialmente com um terceiro dando suporte.

voo drone
Sobrevoando o Rio São Francisco.

A segunda, já bem mais leve foi uma tentativa de levantar voo em uma praça pública, também em Québec. Achei que era permitido e comecei a preparar o drone quanto passou um ranger que ao me ver ali com o drone fez a volta. Antes que ele falasse qualquer coisa, saquei já a pergunta se era permitido voar ali, já que não havia placa proibitiva. Vendo que eu fui proativo, ele foi ainda mais simpático e me disse que infelizmente não. Agradeci e guardei o drone em segundos.

Aprendi mais uma lição: se possível, sempre pergunte ao guarda se pode voar!

Portugal

Rio Tejo em Lisboa.
Portugal é um dos melhores lugares em que já voei.

No caso de Portugal, fiquei absolutamente impressionado com a organização e pioneirismo do país neste aspecto. É um sistema digno de dar lição aos demais.

A legislação deles a respeito deste tipo de equipamento é bastante simples e pode ser facilmente entendida até mesmo por quem não tem conhecimento de leis.

Isto porque eles criaram um portal na internet e um app com tudo o que você precisa saber para voar com o drone em Portugal com segurança e sem dor de cabeça.

O app Voa Na Boa te dá via geolocalização a indicação precisa de se, e em que condições você pode voar. Instruções diretas em bom e claro português!

Basicamente existem áreas onde o voo é absolutamente proibido, como nos arredores de aeroportos ou áreas militares, como por exemplo em Sintra ou boa parte de Nazaré. Também não é recomendado voar perto demais de monumentos históricos.

Castelo de Guimarães visto do drone.
Monumentos históricos como o Castelo de Guimarães, só de longe.

Outras já são de voo condicionado, ou seja, o sistema irá te dar uma altitude máxima que você poderá voar e outras informações. Fala se não é top???

E por fim, onde não tiver indicação alguma, o voo é liberado sem restrições.

Voei em muitos lugares: Lisboa, Porto, Coimbra, e Guimarães. Em todos eles, bastou respeitar as regras do app e tudo bem.

Em Lisboa você precisa realmente ficar muito atento porque em algumas áreas é estritamente proibido voar, em outras, super tranquilo. Isso porque o aeroporto está ali do lado da cidade.

Praça do Comércio.
Pode voar em Lisboa? Sim, mas apenas na região perto do Tejo.

Onde pode? Mais perto do rio Tejo. Ali, voei até mesmo sob os olhares dos policiais que faziam patrulhamento e vieram ver de perto como era o controle.

No Porto, quase que me dei muito mal de verdade. Não por causa das autoridades, mas sim pelas donas dos ares: as gaivotas. Subi voo e quando estava a uns 30m elas resolveram atacar o drone. Nenhuma chegou a bicar ele, mas tive que ficar meio que fugindo delas. Tome cuidado!

Voo de drone no Porto
Olha ai uma das minhas “amigas” de voo no Porto.

Só tive problema em Óbidos. Sabendo que não era permitido voar dentro da cidade amuralhada, resolvi levantar voo em um estacionamento ao lado para ao menos voar no perímetro externo da muralha e fazer algumas fotos e vídeos.

Qual não foi a minha surpresa ao ver que segundos depois de levantar voo literalmente a “tia do estacionamento” resolveu ir ao meu encontro e dizer que eu não poderia voar ali porque era um estacionamento. Detalhe: eu estava alto e o estacionamento vazio…

Tentei argumentar dizendo que o app permitia. De nada adiantou, a “super autoridade” local ameaçou chamar a polícia e eu notando que o barracômetroestava no limite e que não adiantava argumentar, achei melhor tirar o time de campo e sair dali.

Uma pena, as fotos teriam sido lindas.

Universidade de Coimbra
Outro lugar legal para voar é Coimbra, perto da Universidade.

Não é preciso fazer um registro prévio para entrar com o drone em Portugal, tampouco para voar. Sei que isso pode parecer estranho, especialmente no que se refere à autorização para a entrada, mas saiba que existem destinos onde a entrada deste tipo de equipamento é simplesmente proibida (por exemplo Cuba e outros que contarei nas atualizações deste post).

Então, se você estiver indo para Portugal com o seu drone, baixe o app, e aproveite bastante fazendo bons voos e fotos incríveis, sempre seguindo as regras locais.

Espanha

Na Espanha você encontra regras razoavelmente claras no site da Agência Estadual de Segurança Aérea (AESA), e o que aqui está dito reflete o conteúdo das normas de tal órgão tendo como base janeiro de 2019. Para atualizações, não deixe de conferir o site da AESA, ok?

A primeira coisa a saber é que não existe necessidade de registro prévio ou habilitação especial. Tampouco qualquer dificuldade em passar pela alfândega com o drone.

Finisterre
Finisterre, aqui pode voar tranquilo.

Passando para as regras propriamente ditas, a primeira e mais importante é que, assim como em qualquer outro país, você deve manter-se longe dos aeroportos (lá o limite é 8 km).

Mas existem outras tantas que você precisa saber: manter contato visual com o drone durante todo o voo (nada de voar apenas pela tela do celular ou óculos; a altitude máxima que você pode voar é de 120m; voos noturnos são proibidos; se o seu drone tiver até 250g, pode voar em áreas urbanas, desde que respeitada a distância mínima de 20m de pessoas e construções (acima deste peso estará automaticamente banido de zonas urbanas).

Mas onde pode voar?

Na prática, uma forma segura de você saber se é ou não permitido voar em um determinado local é utilizar o site e app (Android e iOS) IcarusRPA que te dá um mapa bem detalhado sobre onde e o que pode fazer em cada lugar. Outra boa ideia é usar o Enaire que tem o mesmo tipo de serviço.

Madri, por exemplo, tem uma grande área circular ao redor do Palácio Real onde é terminantemente proibido voar e ela acaba se fundindo com a área de exclusão do aeroporto. Nem ligue o drone.

Em Santiago de Compostela, todo o centro da cidade está dentro de uma zona de exclusão, pois há uma grande faixa assim classificada que vai dali até La Coruña no norte do país.

Pôr do Sol em Finisterre.

Consegui voar tranquilamente na região de Finesterre, o ponto mais a oeste da Europa, um lugar lindo. Logo notei que não teria problema algum por ali, pois todos nos arredores nem deram bola para o fato de estar subindo o drone.

Egito

Se você tem uma passagem aérea para o Egito e logo pensou: “Oba, vou pegar o drone e sobrevoar as Pirâmides e outros lugares incríveis”, esquece.

Lamento desfazer os seu planos… Mas você não só não irá voar no Egito como muito provavelmente nem conseguirá entrar lá com o seu drone. Coisa do tipo “perdeu playboy!”.

Isto porque este tipo de equipamento é absolutamente proibido no país.

Pirâmides do Egito
Já pensou sobrevoar elas? Fica no sonho…

Mas não tem como mesmo? Só se for na ilegalidade, o que eu não recomendo. Não tem uma autorização especial ou algo assim? Bem antes da minha viagem, tiver a oportunidade de bater papo por quase 2 horas com o cônsul do Egito aqui em São Paulo para patrocínio da nossa viagem, e nem assim consegui sequer obter (sequer) o caminho para uma eventual autorização, quanto menos um ok formal.

E se eles não olharem as malas? Pouco provável. O Egito sofreu bastante em um passado recente com ações terroristas e a segurança lá tende a ser bem rígida logo na chegada. No aeroporto, quando da alfândega, todos são obrigados a colocar todas as malas na máquina de raio-x. Ou seja, não é um controle aleatório do qual você pode escapar.

Fora isso, nas atrações turísticas, como por exemplo as Pirâmides ou o Vale dos Reis, antes de entrar você passa por um detector de metais e a sua mochila por uma revista também por raio-x.

Aviso no aeroporto do Cairo
Não digam que não avisei!!!

Some também que se as penalidades por descumprir este tipo de legislação, que envolve a chamada segurança nacional, são severas em qualquer país. Lá então nem se fala. Li casos de gente que foi presa!

Ou seja, se quiser ver as Pirâmides de cima, só se for da janela do avião!

Jordânia

No reino da Jordânia a situação é muito interessante. Formalmente os drones não são ilegais, mas você não pode operar um drone que tenha câmera.

Nas minhas pesquisas não ficou claro o motivo, se é por segurança nacional, espionagem ou algum outro. O fato é que com a proibição de drones que tenham capacidade de filmar ou fotografar, uns 90% dos equipamentos ficou banido.

Deserto de Wadi Rum
Queria muito ter voado no Deserto de Wadi Rum, mas não deu!

Mas não tem como? Eu cogitei fazer um requerimento para o governo jordaniano pedindo uma autorização especial, pois já vi sim algumas belas imagens aéreas deste destino incrível feitas por pilotos profissionais. Porém, como o requerimento era muito complicado, tinha que ser submetido pessoalmente, em árabe e tal, não vi sequer perspectiva. Fora que como ia para o Egito também…

Líbano

No mais liberal dos países do Oriente Médio, os drones são liberados e inclusive vendidos em muitas lojas de eletrônicos a preços apenas um pouco maiores do que os praticados nos EUA, por exemplo.

É algo estranho se você pensar que é uma nação que faz divisa com a Síria e Israel, e onde se vê nas ruas muitos soldados armados até os dentes para garantir a segurança (sim, o Líbano é super seguro e uma delícia!).

Eu considerei seriamente levar o meu para voar pelo belo litoral de Beirute, mas como a viagem envolvida também destinos como o Egito, onde é ilegal portar um drone, o brinquedo ficou em casa.

Cuba

Muitos países têm restringido o uso e às vezes o ingresso de drones com receio da segurança aérea ou até mesmo como medida anti-terrorismo como dito neste post.

Porém existe um grupo de países, do qual Cuba faz parte, que proíbe não só o uso como também o ingresso deste tipo de equipamento por receio de espionagem mesmo. Dois exemplos clássicos são Coreia do Norte e Cuba.

Cuba
Aqui drone no hay!

Embora não entenda muito bem qual seria o interesse de alguém espionar algo em solo cubano (nem mesmo olhando sob os olhos norte-americanos!), é fato que o ingresso deste tipo de equipamento nesta ilha do Caribe é proibido. Consideram como item ilegal e você perderá seu pássaro.

Então, nada de ver de cima as belíssimas praias locais. 🙁

Filipinas

Com praias fantásticas e ilhas paradisíacas, as Filipinas são daqueles lugares onde todo mundo que tem um drone quer voar.

O país é super amigável para o turista que quer levar o seu drone para voar por lá. A coisa lá é tão comum que você sobe o drone e ninguém nem liga. Tem lugar que você sobe o drone e todo mundo fica olhando com cara de espanto.

Drone Filipinas
Fala se você não vai querer fotografar / filmar este mar??? (El Nido)

A primeira dica é justamente seguir as mesmas regras gerais que já citei acima.

Nas Filipinas, a questão dos drones está bem clara nas regulamentações ditadas pela Civil Aviation Authority of the Philippines (CAAP). Mesmo para quem é leigo em leis, é bastante fácil entender as regras locais.

Como em todos os destinos turísticos, a primeira preocupação que a gente tem é se precisa de alguma certificação local. A resposta (na data deste post!) é não. Turistas, desde que operando drones com menos de 7kg e para fins não comerciais, podem voar sem uma certificação local.

Mas… Como na letra da lei existe a disposição abaixo, sugiro que você leve o registro do seu drone na ANAC mesmo, para as Filipinas:

Drone Laws in Philippines GoverningUAV / RPAS Controllers (Foreign Controllers): PCAR 2.13.10 – Validation of Foreign RPA Controller Certificate, License or Authorization.Note: This new provision provides a mechanism for foreign companies that possess a current and existing certificate or authorization from their country to be validated in order to operate in the Philippines.

Eu levei o meu em português mesmo, mas ninguém me pediu nada em lugar nenhum. Confesso que qualquer coisa iria apelar para o Google Translator.

Mas porque eles pedem isso se não precisa de registro abaixo de 7kg? O motivo desta exigência está no receio de que você vá vender o drone localmente, violando alguma regra de alfândega. Como se não desse para vender depois de registrado…

Enfim, outro bom motivo para você ter o seu certificado da ANAC mesmo em viagens ao exterior é que em um eventual questionamento da Receita Federal, com ele você também consegue provar que não comprou o drone naquela viagem da qual está voltando naquele momento da fiscalização.

Para os voos, não pode voar sobre multidões, e mesmo em lugares menos povoados, mantenha uma distância mínima de 30m das pessoas.

O raio de exclusão em relação aos aeroportos é de 10km.

A altura máxima permitida é de 400 pés, o que dá uns 120m. E os voos devem ser sempre com o drone à vista (Visual Line of Sight).

Voos noturnos são proibidos.

Para uma atualização, sugiro uma visita ao site da Associação de Drones das Filipinas.

Drone Filipinas
Coron é um dos melhores lugares para voar.pinas

Normalmente nas Filipinas, especialmente nas ilhas, não venta muito. Tanto que o povo adora voar lá justamente por isso e pelas paisagens. Porém nem sempre é assim. Quando viajamos para lá, ventava tanto alguns dias, que tive que encurtar os voos ou simplesmente deixar de voar.

Justamente por conta do tipo de paisagem, praias e ilhas, você irá voar a maior parte do tempo sobre a água, o que requer alguns cuidados.

O primeiro é que se você estiver em um barco, talvez seja melhor mudar o “return to home” para “return to controler”, pois a posição do barco irá mudar durante o seu voo, fazendo com que o retorno para casa seja absolutamente ineficiente.

Ainda sobre a questão do voo sobre a água, uma polêmica merece algumas palavras. Muita gente discute qual a forma segura de voar acima da água, já que existem relatos de drones que simplesmente perderam o controle em voos deste tipo.

Estudei um tanto isso antes de viajar para lá e cheguei à algumas conclusões: voar menos de 10m acima da água é arriscado, já que os sensores inferiores do drone podem se confundir com o reflexo do sol na água e causar esta perda de controle. Desligar ou não o sensor inferior para evitar isso? Ví uma dúzia de vídeos no YouTube sobre o tema e fazendo testes, mas notei que não existe conclusão a respeito. A única coisa que realmente resolve isso é não voar muito baixo.

Nos paredões das ilhas, especialmente em Coron, não se deixe enganar pela altura deles. Eles não são tão baixos quanto parecem, portanto voe numa altitude segura. Li alguns relatos de gente que perdeu o drone ao colidir com eles.

Chile

Claro que nesta lista de destinos não poderia faltar um dos países mais visitados por nós brasileiros, o Chile.

É bem verdade que eu, muito particularmente, não vejo muita graça em voar com o drone em cidades grandes como Santiago, já que as belezas dela estão nas ruas, praças e bairros.

Drone Chile
Santiago.

Mas o Chile tem alguns atrativos como por exemplo o Deserto do Atacama ao norte e ao sul Torres del Paine, isso para não falar na fantástica Região dos Lagos, Viña del Mar, Valparaíso e muito mais.

Enfim, é um destino que merece ser visto e registrado do alto.

Mas, tem regras.

No Chile, o assunto é da competência da Directorate General of Civil Aviation of Chile (DGAC), algo como a ANAC chilena.

A primeira coisa é que não existe nenhum procedimento para a entrada do drone na alfandega chilena.

Provavelmente você ouça por aí que precisa de registro da aeronave e também de uma habilitação do operador/piloto, algo como uma carteira de piloto de drone. Isso mudou!

As regras foram alteradas em abril de 2023 e segundo elas a coisa funciona assim para voos não comerciais: não precisa de registro do drone nem habilitação do piloto; o drone deve ter até 750g; ser feito de polietileno (plástico); e respeitar o limite de 50m de altura.

Drone Chile
Regras vigentes a partir de Abril de 2023.

A necessidade de registro prévio e habilitação fica valendo apenas para quem voar com fins comerciais.

Fora isso, valem aquelas regras básicas:

– não voe durante a noite ou mau tempo;

– mantenha distância de 2km de aeroportos:

– voe com o drone sempre à vista (limite de 500m);

– a altitude máxima é de 50m;

– mantenha 30m de distância de pessoas;

– não voe sobre prédios governamentais e militares.

Tenha apenas em mente que de qualquer forma, segue absolutamente proibido voar em parques nacionais.

Então, voar na região de Torres del Paine ou do Deserto do Atacama, apenas fora dos parques.

Drone Chile
Toda vez que parávamos em album lugar permitido… Bora voar!
Drone Chile
Fala se o visual não compensa?!?!

Aqui compartilho a minha experiência de voar no Atacama: sempre que parávamos fora do parque para um piquenique (já que isso também não pode dentro dos parques), o guia me dizia: pode voar, estamos fora do parque.

Então, fica a dica de sempre dar aquela perguntada e bons voos.

Continua no próximo capítulo…

Como este será um post em constante atualização, conforme os destinos que vamos visitar daqui em diante, não só colocarei aos poucos informações sobre o assunto, como também te convido a deixar as suas dicas de voo com drone em diversos lugares, seja no Brasil, seja no mundo.

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84 comentários

Rafael Ribeiro 5 de março de 2024 at 03:42

Olá Diogo, bom dia.
Ouvi dizer que é proibido voar com drones no México. Isso é verdade ou tem alguma autorização específica.
Li que a lei só permite Mexicanos voarem. Então se eu colher algum Mexicano posso levar para ele voar para mim?
Desde já agradeço!

Responda
Diogo Avila 5 de março de 2024 at 21:01

Olá, quando fui ao México ainda não tinha o drone.
Vale consultar as autoridades locais para ter este detalhamento.

Responda
Robson 27 de junho de 2023 at 11:50

Bom dia Diogo, que post fantástico informações realmente valiosas já comecei até a seguir no insta, vi que você foi para alguns países da união europeia e eu vou para mykonos na Grécia o procedimento em um pais da união europeia é igual para todos ou cada pais tem um peculiaridade, teria alguma dica para Grécia ?

Att

Responda
Diogo Avila 27 de junho de 2023 at 21:17

Oi Robson, tudo bem?
Obrigado.
Olha, não podemos dizer que existe uma regra geral entre os países da UE.
Pelo contrário. Na França as coisas são bem mais restritas que Portugal, por exemplo.
Infelizmente quando fui para a Grécia ainda não tinha o drone, então não tenho como opinar sobre o destino com drone.
Fico te devendo essa!
Boa viagem!!!

Responda
Filipe Santos 6 de novembro de 2022 at 22:29

Olá Diogo, antes de mais parabéns pelo trabalho e partilha.
Queria questionar sobre Drone em Cuba, a situação ainda se mantém? Proibido esse equipamento por lá mesmo sendo drone familiar/doméstico (DJI mini2) ?
Obrigado,
Abraço!

Responda
Diogo Avila 7 de novembro de 2022 at 08:00

Oi Filipe,
Obrigado pelas palavras.
Olha, a questão lá se mantem independentemente do tipo de drone ou se é doméstico/familiar.
Uma pena porque seria lindo ter imagens aéreas da ilha.
Abraço.

Responda
Bruno 10 de outubro de 2022 at 19:14

olá Diogo. acho que levarei um drone para uma viagem ao chile. mas minha preocupação real é com o retorno. o drone pode ser taxado pela receita federal?

Responda
Diogo Avila 11 de outubro de 2022 at 08:43

Oi Bruno,
Particularmente esta questão é fácil de resolver e te explico como faço. Certamente uma das opções deve servir para ti.
Neste caso o objetivo é provar que você já tinha o drone antes da viagem.
Antigamente existia aquela “declaração de saída de bens”, mas sem ela os fiscais têm aceito outras formas:
1- Nota fiscal da compra do equipamento aqui no Brasil ou numa outra viagem;
2- Apólices de seguro do equipamento anteriores à viagem;
3- No caso de drones, o próprio registro do equipamento na ANAC (onde você tem que informar o número de série) já prova que você tem ele anteriormente à viagem.
4- Claros sinais de uso do equipamento.
Adicionalmente alguns poderiam dizer que fotos do equipamento bastariam. Eu particularmente acho que isso apenas ajuda porque não é um documento com ar mais oficial por assim dizer.
Assim, provado de alguma forma que você já tinha o drone antes da viagem, ele não será taxado.
Boa viagem e bons voos!!!

Responda
jaime saldanha saldanha 9 de outubro de 2022 at 17:26

Olá boa noite

Gostaria de saber se é possível levar o meu drone mavic 3 para a Índia com passagem pelo Qatar e como
poderei voar na India.
jaime
obrigado

Responda
Diogo Avila 9 de outubro de 2022 at 19:05

Oi Jaime,
Infelizmente ainda não tive oportunidade de viajar para a Índia.
Sugiro você buscar pelas informações junto ao que seria o equivalente à ANAC local.
Abraço.

Responda
Wanderley Maciel 7 de setembro de 2022 at 17:15

Boa tarde. Vou fazer uma viagem para Cancun e Playa Del Carmen. Há restrições ou providências que devem ser realizadas anteriormente. É permitido no país uso de drone por estrageiros?

Responda
Diogo Avila 8 de setembro de 2022 at 17:06

Oi Wanderley, tudo bem?
Olha, infelizmente quando fui para estes lugares eu ainda não tinha o drone, então não tenho informações a respeito.
Abraços

Responda
André M 19 de julho de 2022 at 08:55

Valeu pelas dicas, Diogo
Gostaria de tirar uma dúvida: tenho um DJI Spark e gostaria de levá-lo na minha viagem para a Europa.
Sabes de algo sobre a Itália?
Preciso fazer algum registro ou de alguma autorização? (não pretendo usar na Itália)

Responda
Diogo Avila 19 de julho de 2022 at 20:45

Poxa André faz muitos anos que estive na Itália.
Naqueles tempos drones nem eram uma possibilidade, então não tenho informações.
Fico devendo, mas deixemos o comentário aberto para o caso de alguém poder colaborar com esta importante dúvida.
Abraço e obrigado!

Responda
Adriano Faria 27 de abril de 2022 at 22:46

Boa noite amigo! Li o artigo sobre drone em viagens e adorei. Tenho um drone que utilizo nas viagens que faço com minha esposa, é um fimi x8 mini com 249g (bem compacto, concorrente do Dji mini 2). Já o levei para Colômbia, Chile e Argentina e não tive problema, sempre o levo comigo nas viagens pelo Brasil, mas agora em Junho iremos visitar 3 países (Qatar, Turquia e França), gostaria muito poder fazer imagens com o Drone na Turquia pois vamos visitar o litoral turco que é maravilhoso. Minha dúvida é com relação a possibilidade de entrar com o drone na bagagem de mão no Qatar, que é o país com mais restrição dos 3 países que visitaremos. Procurei informações na Internet e não localizei nada. Tenho muito medo de arriscar, chegar no país e perder o drone por não poder nem entrar. Com sua experiência e conhecimento, você tem informações ou pode me orientar onde procurar para que eu possa tirar de vez essa idea da cabeça ou ter a certeza de que poderei entrar com o drone sem problemas? Muito obrigado

Responda
Diogo Avila 28 de abril de 2022 at 12:59

Oi Adriano,
Infelizmente não passeio por estes países com drone.
Pelo que sei, França é mais tranquilo, mas eu não diria o mesmo para a Turquia.
Ano passado eu tinha uma viagem para lá marcada e pesquisei um bom tanto e conversei com colegas que viajaram para lá com drone.
Há relatos de gente que até entrou com o drone porque não é proibido, mas não conseguiu usar por conta de que eles exigem que você tenha uma autorização especial como a que cito para a Jordânia.
Sempre que eu vou para um novo destino com o drone, tento informações junto ao equivalente da ANAC ou DAC local. Tenta uma busca no site local destas autoridades regulatórias para confirmar a possibilidade de voar. E paralelamente veja o site da alfândega destes países que é uma fonte bastante confiável.
Infelizmente não tive como te dar uma resposta precisa, mas espero ter te dado um caminho para obter as respostas.
Abraços.

Responda
António Silva 19 de dezembro de 2021 at 12:03

Bom dia,

Numa busca na internet à procura de como poderia voar no brasil, encontrei o seu site. Quero só alertar que as dicas para voar em Portugal já estão desatualizadas, pois é necessário registo como operador na ANAC, é necessária habilitação para voar (mínimo A1/A3), ainda que possa ser feita online. E por fim, sempre que quiser voar e se o drone transportar câmera (quase todos) é necessária autorização prévia no site da AAN (Autoridade Aeronáutica Nacional).
Relativamente ao meu caso e para a possibilidade de voar legar no Brasil e depois de já ter contactado com a Anatel e Anac brasileira, é completamente impossível, porque os viajantes estrangeiros são esquecidos. Só é possível registo com CPF, o que obviamente um estrangeiro não tem. Seria tudo diferente se permitissem o registo com o passaporte. Resumindo, se quiser voar no Brasil, ou voo ilegalmente sem qualquer registo, ou então tenho que ter alguém no Brasil que me permite o registo do meu drone na área de utilizador dele.
Parabéns pelo site, abraço.

Responda
Diogo Avila 4 de janeiro de 2022 at 16:29

Antônio,
Primeiramente muito obrigado pelos comentários e em especial pelo alerta.
Nada como alguém com conhecimento local para nos passar as atualizações. A tendência na minha opinião é que os países venham mesmo a ser mais rígidos quando aos voos e registros.
Diante do seu comentário, fiz o meu cadastro na AAN e estou aguardando aprovação. O principal ponto é saber se eles aceitarão os documentos (RG= identidade e CPF = documento fiscal) brasileiros. Caso não aceitem, realmente a operação de forma lícita (que é o que sempre recomendamos), ficará inviabilizada.
Infelizmente no Brasil, a nossa ANAC não aceita outro documento que não RG/CPF. Uma pena.
Não tenho dúvidas de que você está absolutamente certo quanto a ser muito melhor todos os países aceitarem que este tipo de registro seja sempre feito no passaporte. Embora este documento vença de tempos em tempos, ele é a nossa identidade quando no exterior e sempre daria para atualizar nos sistemas / registros.
Sem dúvidas seria melhor se todos os países adotassem ao menos este critério único para fins de documentação, possibilitando que todos tivessem acesso às ferramentas para voos de forma correta e lícita.
Vou aguardar o seguimento do meu registro, mas certamente farei contatos contigo por e-mail para eventuais dúvidas e atualizarei o texto assim que tiver uma resposta da AAN.
Muito obrigado mais uma vez.

Responda
Arlen 3 de julho de 2021 at 17:04

Olá amigo, parabéns pelo seu post, adorei as dicas e os detalhes informativos. Estou com uma dúvida:

A mãe de uma amiga está vindo de Portugal para o Brasil, ela tem dupla nacionalidade reside lá. Estava pensando em comprar um drone de lá e entregar na residência dela, pra quando ela vir trazer para cá.

Sabe me dizer se teria alguma restrição ou se o equipamento seria taxado na alfândega ? Aqui no Brasil os custos de um drone profissional está bem alto, então seria uma questão de economia mesmo. Grato, aguardo sua resposta.

Responda
Diogo Avila 3 de julho de 2021 at 18:14

Oi Arlen,
Entendo, em Portugal, mesmo com o euro consegue ser mais barato que aqui.
Restrição quanto a este tipo de equipamento não existe. O que pode haver é imposto de importação se ela for “pega”.
Sempre existe a chance dela ser parada na receita, mas talvez mesmo com o eventual imposto o valor seja melhor do que comprar aqui no Brasil.
Quanto á documentação para registro, não vejo problema algum. É bom apenas você ter a NF. O meu mesmo em comprei nos EUA e fiz o registro no Brasil sem problema algum.
Obrigado pela visita e bons voos!!!

Responda
Paulo 3 de maio de 2021 at 15:56

Olá, ótimas dicas , obrigado
Você sabe de alguma regulamentação no México ?

Responda
Diogo Avila 3 de maio de 2021 at 18:11

Obrigado Paulo.
Infelizmente quando estive no México ainda não tinha o drone.
Fico devendo essa.
Abraço.

Responda
Mauro Ernesto 21 de abril de 2021 at 20:38

Sensacional! vou seguir suas dicas e registrar o meu mavic mini da DJI para evitar qualquer tipo de problema com as autoridades no Brasil.

Responda
Diogo Avila 22 de abril de 2021 at 19:25

Obrigado Mauro.
É sempre bom voar segundo as regras para curtir o equipamento sem dor de cabeça.
Abraço.

Responda
jackson Almeida 4 de novembro de 2020 at 11:58

Ola Diogo,
Otimo o seu vlog. Super detalhado nas explicações.
Sou brasileiro e moro nos EUA. Aqui tenho 4 drones do meu uso pessoal. Existe algum limite para o número de drones que posso levar ao Brasil nas minhas férias? Os drones sao meus e voltam comigo para os EUA. Inclusive tenho registro de todos na Anatel, Anac e Decea

Responda
Diogo Avila 4 de novembro de 2020 at 14:06

Oi Jackson,
Obrigado.
Olha, o ponto aqui nem é a questão do drone ou regulação própria deste tipo de equipamento. É mais uma questão de alfândega mesmo.
Assim, eu acredito que se você tiver a NF de tudo, provar que eles são seus e que não irá comercializa-los no Brasil, ou seja, se provar que são produtos usados e para uso pessoal, não vejo problema. Provar que você é residente nos EUA também te ajudará nesse ponto.
Abraço.

Responda
wellynton henrique 23 de agosto de 2020 at 15:39

Olá meu amigo muito bom tu passar esses seus conhecimentos para nós moro na irlanda será que terei problema para viajar com um Phantom 4 Pro V 2.0 para o Brasil, será que posso tirar a autorização na ANAC mesmo o meu drone sendo comprado aqui na irlanda?

Responda
Diogo Avila 23 de agosto de 2020 at 19:36

Oi Wellynton,
Não vejo nenhum problema desde que você apresente a sua documentação pessoal em dia. Super tranquilo.
O meu eu trouxe de fora e não tive dificuldade alguma. Às vezes o pessoal inventa que vai ter dificuldade só para vender drone nacionalizado (e mais caro).
Abraço.

Responda
victor 5 de abril de 2020 at 13:53

ola, ótimo site, sabe dizer se a TAP Air é proibido levar na cabine? eu vi que drone tem que ser levado o porão mas não é bem explicado, pois falam das baterias. obg meu é mavic air.

Responda
Diogo Avila 5 de abril de 2020 at 14:43

Victor, obrigado.
Olha, normalmente as empresas sugerem o contrário: que você não despache o drone…
Voei para Portugal, porém com a Iberia com um drone exatamente igual ao seu.
Então não tenho informação exata da TAP, mas achei bem estranha esta posição deles. Eu enviaria um email para eles apenas para me certificar.
Abraço.

Responda
Maria do Carmo De Coi Santiago 4 de março de 2020 at 05:37

Fiquei bem tris que que o Marrocos não permite.Meu marido,eu e meu filho vamos descer de Marrakesch até o Saahara e queríamos muito filmar e fotografar o deserto mas…Aconteceu a mesma coisa na Jordânia e foi uma pena mas, a viagem pelo Wadi Rum, Wadi Musa, Petra etc valeram cada centavo.É minha segunda vez no Marrocos, fui há um ano atrás e fiquei tão encantada com as cores que resolvi voltar logo.Obrigada pelo artigo superinformativo.

Responda
Mario Grillo 25 de fevereiro de 2020 at 17:03

Diogo, boa tarde! Muito bom seu artigo. Minha dúvida se restringe aos voos na Croácia. Em abril pretendo comprar um DJI Mavic Mini em NY, e em setembro estarei na Croácia velejando entre os portos. Tem algum conselho?
Abraços!

Responda
Diogo Avila 26 de fevereiro de 2020 at 10:34

Oi Mario.
Valeu!
Olha, na Croácia, pelos que sei (não tinha o drone quando estive lá) é possível voar sim desde que respeitadas as regras gerais que comento no post (aeroporto, centro de cidades e etc) e também a restrição nos parques. Em Plitvice, por exemplo, é totalmente proibido.
Uma vantagem do Mavic Mini é que ele (hoje) não precisa de registro, o que facilita ainda mais os voos.
Só fique muito atento às regras da empresa de cruzeiro ou veleiro particular porque algumas impõem restrições a drones nas malas.
Abraço e boa viagem.

Responda
Janilton 24 de fevereiro de 2020 at 22:32

Boa noite. Parabéns pelo artigo. Possuo um Mavic Mini e vou p Turquia, mas precisamente Oludeniz. Sabe me informar quais são as regras do lugar? Obrigado

Responda
Diogo Avila 24 de fevereiro de 2020 at 22:59

Oi Janilton,
Putz, quando estive na Turquia ainda não tinha o drone.
Mas vou falar pela experiência de uma pessoa que conheço, ok? Ele conseguiu voar, mas em alguns lugares históricos a polícia não deixou ele manter as fotos do cartão. Teve que apagar tudo, ou perder o drone. Ai já viu, né?
Por mais que em muitos países o Mavic Mini não demande registro, eu tentaria uma informação mais precisa sobre o tema junto às autoridades turcas. Talvez a embaixada em Brasília ou o departamento de aviação local.
Depois me conta como foi.
Abraço e boa viagem.

Responda
Janilton 26 de fevereiro de 2020 at 19:47

Boa noite. Muito obrigado amigo. Vou pesquisar sim, com certeza. Ja deu para ter uma ideia…rs! Assim que chegar conto aqui. Abraços

Responda
Celize 9 de fevereiro de 2020 at 20:13

Olá Diogo!
Parabéns pelo artigo. Muito rico e informativo! Olha só…eu comprei um mini mavic que tem 249 gramas. Então a priore eu não preciso fazer nenhum registro, correto? Outra dúvida: como comprei na Best Buy no EUA, como posso fazer para legalizar esta compra? Pois cada vez que sair do pais com meu drone e voltar, já teria a minha cota de 500 dolares estourada. Pode me ajudar? Um abraço.

Responda
Diogo Avila 9 de fevereiro de 2020 at 22:32

Obrigado Celize,
Olha, a situação do Mini ainda é de que não precisa de registro, mas eu acho que em breve isso vá mudar. Acho difícil as agências reguladoras deixarem ele completamente de fora das regras. Na dúvida, aqui ou no exterior, eu seguiria ao menos as regras gerais de voo e suas respectivas restrições. Coisas simples como altura máxima, lugares onde pode ou não voar e etc.
Já para a questão da compra, te dou o conselho que sigo com os meus eletrônicos e inclusive com o drone, viajo sempre com uma cópia da nota fiscal no celular e na nuvem para mostrar ao agente da Receita Federal que comprei em uma viagem anterior, e assim não entrar na cota de US$ 500. É uma regra que encontra respaldo na legislação tributária e dá para seguir tranquilamente.
Abraços e bons voos!

Responda
Marcelo Rodrigues 22 de janeiro de 2020 at 09:15

Olá Diogo!
Parabéns pelo conteúdo!

Irei para a Grécia em Abril/20 e tenho um DJI Mavic Air, você conhece ou sabe as regras de lá?
Meu roteiro: Atenas e a ilha de Santorini.

Obrigado.

Abraços,

Marcelo Rodrigues

Responda
Diogo Avila 22 de janeiro de 2020 at 18:24

Oi Marcelo, Obrigado.
Olha, quando fui para lá ainda não tinha o drone, mas um colega foi recentemente e voou tranquilamente.
Só precisa ficar atento a dois fatores: os aeroportos, já que as ilhas são pequenas e você tem que manter uma distância mínima (neste caso sugiro seguir a diretriz apontada localmente no app da DJI), e com a privacidade, especialmente junto aos hotéis da caldeira em Santorini porque já li sobre reclamações de hóspedes porque a galera estava voando baixo perto das piscinas e quartos.
Boa viagem e depois nos conte como foi.
Abraço.

Responda
Amarildo 28 de dezembro de 2019 at 10:59

Olá Diogo,
Parabéns pelo “Cumbicão”!
Por favor se puder me diga,
Drone Mavic 2 Pro + Combo + 2 baterias extras , lacrados na embalagem DJI,
De Portugal para Brasil com escala London, pela British AirWays,
Transportar em bagagem de mão é a melhor forma mesmo?
Agradeço suas considerações,
Abraço!
Amarildo.

Responda
Diogo Avila 10 de janeiro de 2020 at 22:28

Oi Amarildo,
Obrigado. Sim, melhor transportar na mão mesmo ainda mais se estiver tudo lacrado.
Abraço.

Responda
Edgard 2 de dezembro de 2019 at 18:15

Ótimo conteúdo!!
To no mesmo dilema que o Nelson Soares, vou pra Portugal com escala no Marrocos..
Queria algum contato dele pra ver se ele levou o Drone e se deu certo levar equipamento, ele deixei algum email de contato?? Me ajudaaaa

Responda
Diogo Avila 3 de dezembro de 2019 at 17:59

Edgard, tudo bem?
Então por questão de privacidade não posso te passar o email dele (tem até uma lei ai vindo para proteger isso).
Mas assumo aqui um compromisso contigo: mandei um email para ele questionando como foram as coisas e prometo te responder por aqui, e/ou e-mail.
Blz?
Grande abraço.

Responda
Pedro Marostica 2 de dezembro de 2019 at 16:13

Bom dia Diogo, tudo bem?

Estarei indo para Dubai daqui uma semana e pretendo trazer um Tello ou Spark de lá. Gostaria de saber como está funcionando a questão de entrada no Brasil com drones de fora, registros, se fica retido, se tem que pagar taxas, etc. Teria como tu me dar um breefing sobre esse assunto?

Muito obrigado

Responda
Diogo Avila 3 de dezembro de 2019 at 18:07

Pedro,
A sua única preocupação será o limite da alfândega, nada mais. Os tais US$500.
Falo por experiência própria (o meu veio dos EUA) e amigos que também trouxeram de fora.
Tranquilo.
Abraço.

Responda
Sarah 1 de dezembro de 2019 at 23:40

Boa noite, Diogo.
Post muito interessante e bem informativo! Parabéns!
Estou com viagem marcada para a África do Sul e Zanzibar. Você tem alguma informação sobre uso de drones nestes destinos?
Obrigada!

Responda
Diogo Avila 3 de dezembro de 2019 at 18:09

Obrigado Sarah,
Infelizmente não fui com o drone para a África do Sul, e Zanzibar ainda está na minha lista de desejos.
Então não tenho informações.
Se você for e quiser compartilhar com os colegas do post agradeço.
Abraço e boa viagem!

Responda
Pedro 31 de dezembro de 2019 at 14:39

Parabéns pelo conteúdo! Estou indo para Bahamas em um cruzeiro, será que posso levar o mavic mini que comprarei em Miami? Abs Pedro

Responda
Diogo Avila 10 de janeiro de 2020 at 22:26

Pedro, normalmente as empresas de cruzeiro não permitem o embarque de drones.
Veja no terminal de passageiros um locker para você deixar o drone.
Abraço.

Responda
Jonas 5 de março de 2020 at 22:37

Minha dúvida tambem! Estou com viagem marcada e queria usar no Kruger!

Responda
André Casagrande 23 de novembro de 2019 at 21:36

Boa noite amigo, saberia me informar quais registros devem ser feitos nos EUA.
Atualmente moro no brasil e tenho um phantom 4 pro, estou me mudando para o estado de Utah, gostaria de saber se lá será necessário fazer algum registro como aqui na ANAC.

Obrigado

Responda
Diogo Avila 13 de dezembro de 2019 at 16:49

André, boa tarde.
Atualizei o post recentemente justamente com esta informação útil para quem vai mudar ou viajar para os EUA.
Abraço.

Responda
Marcos Leão 24 de outubro de 2019 at 11:11

Bom dia Diogo,
Muito bons seus comentários no Post, será que vc tem alguma informação sobre como voar com drone na Argentina

Responda
Diogo Avila 24 de outubro de 2019 at 17:01

Marcos, obrigado.
Infelizmente faz tempos que não vou para a Argentina.
Pelo que eu ouvi é relativamente tranquilo lá, mas vale aprofundar a pesquisa.
Abraço.

Responda
Dimer 30 de setembro de 2019 at 13:09

Boa tarde amigo, tu sabe me dizer como faço pra levar meu drone pro Chile. Eu tenho ele registrado aqui na Anac, Anatel e DECEA. Uso ele pra minhas filmagens domesticas. Li em alguns lugares que sou obrigado a ter seguro. Mas nao tenho nem ideia de como fazer seguro internacional e se realmente precisa..
Também ja vi varios videos que o pessoal colocou o drone na mala e mais nada.

Tens como me ajudar?

Responda
Diogo Avila 30 de setembro de 2019 at 17:54

Dimer, tudo bem?
Infelizmente quando fui para o Chile ainda não tinha o drone, então não tenho como lhe responder.
Abraço.

Responda
Carmen Mareco 5 de setembro de 2019 at 16:45

Olá,

Sou portuguesa e gostava de levar o drone nas férias ao Brasil. É necessário fazer o registo do equipamento?

Obrigado!

Responda
Diogo Avila 5 de setembro de 2019 at 17:35

Oi Carmen,
Olha, como pontuo no post, o registro é obrigatório.
Se você voar sem registro estará voando de forma ilegal.
Abraço.

Responda
EDIVAN DA ROSA 18 de janeiro de 2020 at 12:52

Post muito legal, aprendi muito. Parabéns!

Mas ainda tem algumas dúvidas se alguém puder me ajudar!

Vou viajar para Itália e frança e não estou achando informaçãoes precisas sobre voar com drone nesses lugares. Se alguém puder me ajudar por favor.

Grato.
Edivan da Rosa

Responda
Diogo Avila 18 de janeiro de 2020 at 14:29

Oi Edivan, obrigado.
Olha, infelizmente ainda não tive oportunidade de retornar para estes destinos com o drone.
Mas posso lhe adiantar que voar em grandes centros urbanos não é permitido, seguindo-se uma regra que a maior parte da Europa adota (exceto Portugal como explicado no texto).
Vamos deixar aqui na caixa de comentários a sua dúvida, quem sabe algum colega possa responder.
Abraço.

Responda
José Leal 5 de setembro de 2019 at 06:30

Bom dia!!

Obrigado pela publicação.

Eu sou Português e vou ao Barsil em Outubro. Como posso registar o meu drone para não ter problemas de entrada no País? Já tentei fazer o registo na ANAC, mas como não tenho os documentos de identificação solictados (CPF) não consigo fazer o registo.

Obrigado.

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Diogo Avila 5 de setembro de 2019 at 17:37

Oi José,
Infelizmente o único documento aceito pela ANAC é o CPF.
Penso que deveria ser permitido aos estrangeiros registrarem os drones com outro documento, como por exemplo o passaporte.
Seria um ponto de melhoria da ANAC.
Ao não aceitar outros documentos eles acabam tolhido o direito de voo das pessoas ou encaminhando elas (indevidamente) para voos ilegais, o que não é recomendado.
Neste ponto, Portugal dá de 10 a 0 na gente!
Abraço.

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Douglas Borges Gomes 15 de outubro de 2019 at 02:24

Olá
Minha dúvida é sobre uso de drones em cruzeiros marítimos. Faremos um cruzeiro nos Emirados Árabes e Dubai. Existem restrições para estas duas situações? Uso embarcado no Cruzeiro e nos paises dos Emirados.

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Diogo Avila 15 de outubro de 2019 at 16:31

Bom dia.
Por mais que Dubai permita drones (incluve os venda lá com bons preços), normalmente os cruzeiros não permitem nem sequer o embarque.
Vale muito você conversar diretamente com a empresa de cruzeiros.
Aliás depois me conta como foi!
Boa Viagem.

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Gustavo Mesquita 20 de agosto de 2019 at 08:33

Olá Diogo, td bem?

Estava zapeando sobre drone na internet e achei seu site. Excelente ! Parabéns!

Gostei da sua dica de sempre perguntar a um policial se pode voar com drone no lugar que vc esta.
Funcionou comigo em Curitiba recentemente. Antes de ir para lá, entrei no SARPAS, peguei todas as autorizações para o principio da sombra mas não as imprimi.
Chegando no Jardim Botanico, acessei o sistema e as autorizações para o voo sumiram (rs). Se tivesse imprimido elas… kkk…

O SARPAS, permite que vc solicite um voo com base no principio da sombra, com no minimo 2h de antecedência. Nao tinha este tempo e perguntei um guarda local se podia voar lá. Ele foi muito solicito me indiciou os locais que podia voar longe das pessoas e foi show de bola.

Sobre a pergunta do colega acima sobre drone no Marrocos, resposta é uma : Não leve.
Estive lá em maio, me questionaram varias vezes na entrada se eu estava com drone .

Mês que vem, irei a Catagena, sabe das regras de la?

Tem algum app global para saber as regras de cada pais?

outra questão: eu tenho um mavic air com 4 baterias. Segundo do as regras da FAA, é permitido voar com 3: uma no drone e duas extras. Será que pega alguma coisa? Ou é melhor embarcas com todas as baterias desconectadas do drone?

Vi que tem um mavic air tb, dá pra confiar no sinal dele em outros lugares do brasil? é seguro? aqui ele perde o sinal direto e tem aquele erro classico de calibração de bússola kkk

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Diogo Avila 20 de agosto de 2019 at 17:03

Oi Gustavo.
Obrigado. É, neste ponto o Marrocos é muito complicado.
Infelizmente não existem apps em nível mundial. Nem mesmo nacional existe… Uma pena. Acho que seria interessante termos uma regulamentação mais clara (e em formato de app) ao menos por bloco econômico. Mas acho que isso é um sonho distante ainda…
Sobre a Colômbia, infelizmente quando estive lá não tinha o drone. Está na minha lista de destinos para voltar, especialmente agora com o drone.
É a regulamentação sobre as baterias é essa mesma. Sobre levar baterias acima do limite, acho que vale consultar a empresa aérea sobre isso, assim você fica mais tranquilo. Eu levaria apenas 3. Da última vez que levei ele em viagem deixei uma nele e outra fora em um saco zip-loc sozinha.
Sobre o sinal, penso que você terá as mesmas dificuldades que temos aqui, ou até menos, se for um lugar sem tantas antenas e prédios. O sinal é ruim quando tem muita interferência e não quando estamos em lugares remotos. Acho que quanto mais perto de grandes centros urbanos, mais pobre o sinal.
Dias atrás perdi o sinal por uns minutos aqui perto de casa 🙁 #medo!
Boa viagem e depois me conta como foi!!! De repente a gente coloca aqui a sua experiência!!!
Abraço.

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Leonardo 21 de outubro de 2019 at 18:00

Olá me tire uma dúvida. As regras do FAA falam que 2 baterias sobressalentes seria no caso de 101 a 160w/h…. até 100w/h não há restrição de quantidade.

1- As baterias de íon de lítio (recarregáveis) estão limitadas a uma classificação de 100 watts / hora (Wh) por bateria. Esses limites permitem quase todos os tipos de baterias de lítio usadas pela pessoa comum em seus dispositivos eletrônicos. Com a aprovação da companhia aérea, os passageiros também podem levar até duas baterias de íon de lítio maiores (101-160 watts / hora).

2-Limites de quantidade: nenhum para a maioria das baterias – mas as baterias devem ser usadas pelo passageiro. As baterias transportadas para posterior venda ou distribuição (amostras de fornecedores, etc.) são proibidas. Há um limite de duas baterias sobressalentes por pessoa para as baterias maiores de íons de lítio descritas acima (101-160 watt / hora por bateria).

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Diogo Avila 22 de outubro de 2019 at 17:33

Oi, a princípio é isso mesmo.Só precisa ficar atento às regras específicas para a época da sua viagem, já que podem mudar sem prévio aviso.Abraço.

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Anderson Santos 28 de julho de 2019 at 12:44

Olá Diogo! Em setembro vou a Portugal, França, Itália e Grécia (Atenas e Santorini). Gostaria de saber se nestes outros países seria tranquilo voar com o drone.
Agradeço desde já a atenção.

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Diogo Avila 28 de julho de 2019 at 17:59

Oi Anderson, infelizmente quando estive nestes outros países ainda não tinha o drone.
Mas pelo que tenho lido, na França e Itália, é proibido voar em grandes centros urbanos. Já na Grécia é mais tranquilo, especialmente nas ilhas. Só fique sempre atento aos aeroportos.
Depois me conta como foi!
Boa viagem!!!

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Nelson Soares 16 de julho de 2019 at 15:06

Olá, sou do Rio de Janeiro e vou para a cidade do Porto ( Portugal) em Outubro, farei uma rápida CONEXÃO em Casablanca no Marrocos, país que é proibido entrar com o drone, mas como somente será uma CONEXÃO, gostaria de saber se posso levar o drone sem o medo de ficar retido em Casablanca. Obrigado .

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Diogo Avila 16 de julho de 2019 at 17:10

Oi Nelson,
Quando estive no Marrocos não tinha ainda o drone, então vou lhe responder teorias. Ok?
Pelo que sei é proibido drone lá sim.
Normalmente, numa conexão curta você fica restrito à área internacional, não passando pela imigração não passa pela alfândega também. Então, se isso tudo se confirmar, você não deve passar por nenhum detector de metais, mecanismo utilizado para vasculhar este equipamento nas malas.
Neste caso acho que você tem elementos para tentar sim levar o drone na viagem. Só não posso te garantir que dará certo.
Acho que vale mandar um e-mail para a empresa aérea e talvez até mesmo para a alfândega do Marrocos explicando a situação.
Caso interessantíssimo. Depois me conta o que aconteceu.
Abraço e boa viagem.

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Diogo Avila 3 de dezembro de 2019 at 18:01

Nelson, tudo bem?
Tem um colega ai, o Edgard, (e eu também!) querendo saber se deu certo o seu plano de levar o drone na conexão.
Conta ai para gente como foi.
Abraço.

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Daniel 10 de junho de 2019 at 13:12

Olá, excelente artigo, quanto NY me safei dessa vontade pois fui ano passado e nem sonhava em comprar um drone, maaas aqui estou louco para adquirir um, bem, quanto a DUBAI, você sabe quanto a algumas regras e restrições? devo ir ano que vem mas disso depende eu comprar o drone agora ou ainda nao, obrigado

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Diogo Avila 21 de junho de 2019 at 16:36

Oi Daniel,
Obrigado!
Ainda não tive oportunidade de voar lá. Aliás embarco para lá em algumas horas, mas o drone ficará em casa porque os outros destinos que visitarei nesta trip tem banido drones já na alfândega.
Pelo que já li sobre Dubai é sim permitido, desde que respeitadas as regras de estar fora da área dos aeroportos.
Quanto a preços, vale dar uma olhada na Jumnbo, a maior loja de eletrônicos que existe lá. Não é tão barato quanto nos EUA, mas mais do que no Brasil.
Abraço.

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wagner 18 de maio de 2019 at 22:01

to indo pra los anageles amanha
consigo levera ele sem problemas? tem algum cadastro que devo fazer antes?

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Diogo Avila 18 de maio de 2019 at 22:09

Wagner, bom dia.
Sim consegue entrar sem qualquer problema. Mas para voar lá precisa fazer um cadastro no FAA e pagar uma pequena taxa.

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Roberto Pasqueto Junior 13 de maio de 2019 at 00:51

Muito bom o artigo! Estava procurando no Google para ver se é proibido voar em Nova Iorque e acabei “esbarrando” em seu post.
Obrigado, e aproveito para deixar meu site, dronefriendly.com.br , que trata sobre drones e principalmente um mapeamento dos locais amigáveis para voar… Por enquanto no Brasil.

Fique a vontade para seus pitacos.

Abraço
Roberto

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Diogo Avila 13 de maio de 2019 at 18:08

Roberto, Obrigado.
É preciso mesmo que as pessoas entendam que alguns lugares infelizmente não são permitidos.
Conforme for viajando com o drone irei atualizando a lista e as informações.
Abraço.

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RUY KIMIO YAMAUCHI 24 de fevereiro de 2019 at 16:49

Boa tarde Diego.
Sobre o AirMap, estou com algumas dúvidas.
Se consultar New York, na região da Ponte do Brooklyn, vai verificar que indica não haver restrição, mas andei lendo em vários blogs que não é permitido.

Vou viajar para Flórida e pelo App do AirMap, é permitido o vôo em vários locais interessante, posso confiar ?

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Diogo Avila 25 de fevereiro de 2019 at 06:52

Oi Rui,
De todos os apps, o AirMap é o mais confiável. Mas você tem que considerar todos os itens e níveis da legenda.
Estranho aparecer isso que você falou, no meu aparece toda a região de NY como proibida em vários níveis. Além das áreas vermelhas, você precisa considerar as em laranja que são de aeroportos e super proibidas, por assim dizer.
Em NY eu nem sonharia em voar.
Já na Flórida, a situação é mais tranquila, mas mesmo assim você tem que considerar os aeroportos, parques nacionais ao sul e parques temáticos onde é absolutamente proibido voar. Tem onde voar? Sim, mas terás que garimpar. Por exemplo, o norte de South Beach aparece como permitido. O mesmo vale para Aventura ao norte de Miami. Orlando, nem sonhando.
Boa viagem e bons voos!

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Marcos 23 de janeiro de 2019 at 22:49

Artigo perfeito. Muito didático e de agradável leitura. Parabéns.

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Diogo Avila 24 de janeiro de 2019 at 06:10

Obrigado Marcos.
O nosso objetivo é aprimorar o conhecimento das regras para que as pessoas as sigam e. os drones sendo usados de forma adequada, deixem de ter uma imagem negativa.
Abraço.

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