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Como é voar com a Vietnam Airlines: de Siem Reap à Ho Chi Minh

Depois de apresentarmos para vocês a low-cost vietnamita Vietjet Air, queria contar como foi a nossa experiência com a maior e mais conhecida empresa aérea do Vietnã, a Vietnam Airlines.

Embora seja uma empresa relativamente desconhecida da maioria de nós brasileiros, até mesmo porque não opera por aqui, no mercado local ela é bastante conhecida e seu nível de serviço impressiona bastante. Talvez até porque não esperávamos tanto.

A Vietnam Airlines opera desde 1956, mas foi nos anos 2000, com a maior abertura do Vietnã ao mundo, e o aumento das viagens de negócios e turismo, que a sua frota foi modernizada e a empresa ganhou mais espaço no competitivo mercado asiático.

Frota e rotas

Vamos então aproveitar e começar falando sobre a sua frota. Na época em que voamos com a Vietnam Airlines, eles operavam com o Boeing 787; Airbus A350; Airbus A330; e o Airbus A321.

Avião da Vietnam Airlines em Siem Reap
A-321 da Vietnam Airlines

As empresa não divulga quantas aeronaves de cada tipo possui em sua frota, mas como você pode notar, estamos falando de aeronaves que são de última geração.

Logo, já por aqui você pode ir deixando de lado qualquer preconceito que eventualmente tenha, até porque na atualidade as melhores empresas aéreas vêm daqueles lados do mundo.

Mas para onde a Vietnam Airlines voa?

Na data deste post, a empresa tinha voos próprio para praticamente todos os destinos domésticos; todas as capitais e principais cidades dos países asiáticos; para a Austrália (Sydney e Melbourne); e por fim, Europa (Moscou, Paris e Londres). Outros destinos europeus e EUA, via code-share.

Se você pensar que mesmo sendo um país super interessante o Vietnã não tem lá uma super representatividade dentro do turismo mundial, a lista de destinos que compõe a rota da empresa é considerável.

No nosso caso, voamos com a Vietnam Airlines de Siem Reap para Ho Chi Minh.

Comprando a passagem na Vietnam Airlines

Comprei a passagem diretamente no site da Vietnam Airlines, que é bem fácil de usar e cheio de informações úteis.

Site da Vietnam Airlines
Site da Vietnam Airlines é bem fácil de usar.

Sem complicação alguma durante todo o processo, instantes depois de fornecer os dados do cartão de crédito, estava com as passagens na minha caixa de e-mail.

As passagens foram compradas com muita antecedência, já que era apenas parte de uma viagem longa e com voos em empresas variadas. Logo, tudo precisava ser resolvido bem antes e encaixar perfeitamente.

Passados apenas um mês da compra, recebi um e-mail da Vietnam Airlines informando uma mudança de itinerário. É aquele tipo de e-mail que você não espera receber e abre morrendo de medo. Pensei: danou-se! Que nada, era só para avisar que o voo sairia 10 minutos mais tarde.

Bela postura da empresa em avisar até mesmo alterações ínfimas.

No momento da compra você já pode escolher os assentos. E o melhor, sem custo adicional.

Programa de milhagens

A Vietnam Airlines tem um programa de milhagens próprio, o Lotusmiles.

Como sempre para estas empresas pelas quais eu muito provavelmente não tenha outra oportunidade de voar, quanto menos a curto prazo, e onde portanto qualquer milha juntada seria puro desperdício, eu gosto de olhar a quem ela está associada.

No caso, a Vietnam Airlines faz parte do SkyTeam, justamente a única das três alianças de empresas aéreas que não tem nenhuma empresa brasileira. 🙁

E a agora? Onde pontuar???

Uma boa alternativa no caso é jogar os pontos para empresas mais conhecidas e que têm ligações com empresas nacionais. No caso, como a Delta, KLM/AirFrance, e Aerolineas Argentinas, com quem a GOL tem alianças fazem parte do SkyTeam, a melhor alternativa me pareceu jogar os pontos em uma destas para tentar usar na GOL.

Melhor que nada, né?

Aeronave da Vietnam Airlines
Aeronave da Vietnam Airlines

Limite de bagagem da Vietnam Airlines

Algo que você deve ficar super atento ao considerar voar com a Vietnam Airlines é o fato de que aqui o limite de bagagem despachada não é de 1 volume de 23kg, o que vem sendo adotado como padrão internacional para a classe econômica.

No caso deles, a franquia de bagagem despachada é de 1 volume de 20kg.

Percebam que é fácil você, vindo de outro destino onde os limites são de 23kg ser pego de surpresa com míseros, mas rentáveis (para eles) 3 kg de excesso de peso da sua mala despachada.

Para a bagagem de mão a Vietnam Airlines também não é nada bondosa. Apesar dela aplicar aquela regra dos 115cm lineares (a somatória das medidas altura, comprimento e largura não pode ultrapassar esta medida), o limite de peso não é 10kg não. Mais uma vez uma pegadinha, já que praticamente todas as empresas aéreas (até as brasileiras) estão fornecendo limite de 10kg para bagagem de mão.

Check-in

O check-in da Vietnam Airlines foi bem tranquilo e rápido. Com filas pequenas e sem intercorrências, em minutos estávamos liberados para passar pela imigração e segurança.

Check in da Vietnam Airlines
Check-in super tranquilo, demorou para formar uma pequena fila.

Quem viaja com crianças pequenas normalmente leva um carrinho de bebê, o qual pode ser entregue apenas na porta da aeronave. Lá este procedimento deu super certo tanto na ida quanto na volta, quando o carrinho foi entregue logo na porta da aeronave. Sei que para quem não tem criança pequena pode parecer bobagem, mas experimenta chegar depois de algumas horas de voo e desembarcar carregando malas e um pequeno dormindo.

Voo e experiência a bordo na Vietnam Airlines

Para esta viagem, voamos em um A-321 no trecho entre Siem Reap (Camboja) e Ho Chi Minh (Vietnã) que teve apenas 1h10 de voo.

Mesmo sendo uma aeronave relativamente pequena, para um voo internacional regional foi excelente, principalmente porque aparentava ser novinha e limpa.

Algo que me chamou a atenção foi o espaço interno, bem razoável se considerarmos tratar-se de um voo curto onde a tendência é espremer ainda mais os passageiros.

A321 da Vietnam Airlines
A-321 da Vietnam Airlines era bem novo.

A configuração interna era 3-3, a qual é padrão para toda a série de aviões A-320 onde o corredor é único.

Nas poltronas, eles disponibilizam cobertor e durante o voo distribuíram garrafas de água mineral. Nada de refeições, o que também é razoável para um voo com apenas 1 hora.

O único ponto que achei que poderia ser melhor é a questão do entretenimento a bordo: nada de telinha. Quem viaja com crianças sabe da importância disto quando a bateria do tablet acaba… Mas tenho certeza que para voos mais longos a coisa é bem diferente.

Atendimento e pontualidade

O atendimento da Vietnam Airlines me pareceu bastante eficiente e cordial.

Antes do voo, precisei mudar o número do passaporte da Sra. Cumbicona, coisa que a empresa alterou mediante o simples envio de um e-mail com o número da reserva. Bem tranquilo.

A bordo a tripulação me pareceu bem simpática e o processo de embarque foi muito organizado.

Embarque em Siem Reap
Em Siem Reap o embarque é assim na pista.

No quesito pontualidade, tivemos uma boa surpresa: o voo partiu nada menos que 20 minutos antes do programado. Que beleza!!!

Custo

A Vietnam Airlines não se enquadra no conceito de low cost, até porque itens como bagagem e escolha de poltrona já estão inclusos no preço da passagem.

Para saber mais sobrelow costno Vietnã confira o nosso post sobre a Vietjet Air.

No caso, além deste voo, compramos no mesmo bilhete aéreo outro voo (entre Luang Prabang e Siem Reap) que foi operado por uma empresa local chamada Vasco. O custo total destas duas passagens ficou em U$ 230 por passageiro, o que é bem razoável.

Aeroporto Internacional de Ho Chi Minh

Nesta viagem passamos por mais de um par de vezes pelo Aeroporto internacional de Tan Son Nhat que é o principal aeroporto de Ho Chi Minh.

Aproveito então para compartilhar algumas fotos para que você tenha ideia de como é lá:

Infelizmente como já disse no post sobre Ho Chi Minh, não existe metrô ou outro sistema de transporte público que você possa utilizar entre a cidade e o aeroporto. Neste cenário ou você pega um táxi ou já acerta com o seu hotel um transfer, o que evita dor de cabeça e também custa muito pouco a mais.

Em termos de infraestrutura, o aeroporto não é dos piores não. Razoavelmente limpo e moderno, atende bem se você não tiver que ficar muitas horas ali esperando.

sala de espera do aeroporto
Sala de espera do aeroporto de Ho Chi Minh.

Restaurantes não vi muitos não. Tampouco interessantes. Na entrada tem um Burger King que quebra um galho. E só.

Já na área restrita aos passageiros você encontra algumas lojas (pequenas) de grifes internacionais. Nada de mais.

E você já voou com a Vietnam Airlines? Como foi? Deixe seu comentário abaixo.

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