Image default

Já pensou em fazer um curso de fotografia?

A minha relação com fotografia e viagem é mais ou menos como aquela história do ovo e da galinha, onde fica difícil, senão impossível, saber quem veio primeiro. curso de fotografia

Literalmente voltando a década de 80, portanto ainda quando era criança, lembro claramente de me sentar diante da enorme gaveta de fotografias que tínhamos em casa e olhar as fotografias dos tempos em que vivemos no Japão.

Até mesmo por não lembrar desta viagem, pois ainda era muito pequeno, olhava para as fotos não como alguém que viveu aquilo mas sim como quem estaria literalmente buscando aquelas imagens na memória ou talvez tentando de alguma forma reviver aquele momento perdido na memória.

Para mim era meio que como um momento no qual eu poderia literalmente reviver a viagem através daquelas fotografias.

Foi vendo fotos assim que passei a amar fotografia. (Kyoto 1980)

Reviver a viagem. Reviver momentos. Acho que este é um dos principais motivos que levam as pessoas a “soltar o obturador” e captar o momento.

Enfim, foi assim que eu aprendi amar fotografia e também a dar o devido valor as lembranças de viagem.

No contexto de um site de viagens as fotografias tomam uma relevância maior ainda, afinal elas são parte essencial da narrativa, do contar a viagem e fornecer as dicas para você aí do outro lado da tela.

Seja para captar melhores imagens para as minhas lembranças pessoais, seja para contar para vocês como foi a viagem, senti a necessidade nos últimos tempos de aprender um pouco sobre esta paixão que é fotografar.

Algum leitor ou leitora mais generoso pode até dizer que as minhas fotos são boas. Agradeço do fundo do coração, mas mesmo gostando muito de fotografia me faltavam alguns conceitos e desenvolver melhor algumas técnicas que acabei aprendendo por conta.

Foi justamente por isso que resolvi finalmente buscar um curso de fotografia que pudesse atender as minhas expectativas, algo que não fosse tão básico mas que também não fosse excessivamente avançado ao ponto de me deixar em meio a tanta informação (forografar não é só apertar um botão!).

Depois de muito pesquisar conheci a Espaço da Fotografiauma escola situada na zona sul de São Paulo perto do aeroporto de Congonhas.

Espaço da fotografia

Lá eles oferecem vários cursos relativos à fotografia, tem desde cursos de edição a até mesmo fotografia e filmagem com drones. Tem curso especializado em new born, festas (infantil, casamento, smash cakee etc), pet, profissionalizante, estúdio e por ai vai.

Resolvi experimentar o curso de Fotografia Digital que tem ao todo 12 horas de duração e muita, muita informação bacana. Como disse, atende super bem quem não sabe absolutamente nada, como também aqueles que já têm boas noções.

Tal curso é oferecido de duas formas, em turmas e individual ou VIP, como eles chamam lá.

Como eu precisava de algo mais personalizado optei pela modalidade VIP, só eu e o professor,  onde seria possível passar mais rapidamente por conceitos que eu já tinha e detalhar melhor justamente aqueles que eu não tinha nenhum um pouco conhecimento.

A grande vantagem do VIP é que você pode distribuir as aulas conforme a sua disponibilidade. No meu caso, optei por fazer 4 aulas de 3 horas, o que achei bastante produtivo e não ficou nada cansativo.

O meu professor foi o Ricardo Bastos, que além de um excelente conhecimento das técnicas, caiu como uma luva já que sendo foto jornalista, tem justamente aquela veia que se alinha muito a ideia do blog, que há de contar uma história por meio de imagens. Adorei!

Na minha terceira aula, uma grata surpresa: a Tati me deu aula. Focada em foto de produtos, aquelas de estúdio justamente para a comida parecer mais gostosa e tal, a visão foi totalmente diferente. Isso foi excelente para entender que existe para cada tipo de fotografia, e profissional, técnicas diferentes.

Alguns exercícios envolvem “congelar” a água.
Ou justamente mostrar o movimento dela.

Situada em um amplo casarão, os espaços da escola são pensados para simular uma série de situações e ambientes para desafiar os conhecimentos e as técnicas que você está aprendendo.

As aulas são sempre parte teórica e parte prática, ou seja, você acaba de receber um conhecimento e já é desafiado a colocá-lo em prática. Confesso que nesta hora dá um branco danado! Mas é justamente por ter um professor ali ao seu lado que você consegue ter de pronto um feedback se está aplicando corretamente os conhecimentos ou se precisa de algum ajuste.

A esta altura talvez você esteja já se perguntando se precisa ou não de um equipamento top para fazer as suas aulas. É claro que ter uma máquina fotográfica do tipo DLSR é recomendável, até porque será uma excelente oportunidade para você, não só tirar dúvidas sobre o seu equipamento, como também acostumar se a utilizá-lo.

O casarão onde fica a escola. Créditos: Espaço da Fotografia.

No final, você faz uma saída fotográfica com o professor. Olha só os resultados!!

Fala se não valeu a pena?!?!

Mas se você não tiver um equipamento desse tipo, não tem problema porque a escola fornece aos alunos equipamentos para serem utilizados durante as aulas.

Com o meu certificado em mãos e muitos cliques depois, ficou muito mais claro que, quem gosta de fotografia não deve se limitar apenas ao uso de um smartphone, onde tudo é feito de forma automática, onde em um segundo você tem uma imagem daquele momento.

O aprendiz (agora pronto para o Manual Mode!) e o mestre. Obrigado!

Ficou claro que antes de mais nada, fotografia é uma arte. Uma arte que se constrói com técnica, conhecimento e, acima de tudo paciência. A imagem precisa ser pacientemente trabalhada pelo seu cérebro e fixada nas suas lembranças antes mesmo de ser eternizada em um arquivo digital.

Bora estudar fotografia?

* O Cumbicão testou os serviços mediante uma parceria estabelecida com a empresa para coletar material para este post. Todas as opiniões e relatos aqui descritos refletem fielmente a experiência, atendendo à política do blog.

Posts relacionados
Memórias de viagem: quais as suas mais preciosas?
Diogo Avila
Set-up minimalista para backup de fotos durante a viagem
Diogo Avila
Apps de viagem: meu kit essencial de aplicativos
Diogo Avila

Deixe um comentário