Image default

Onde Ficar no Cairo? Hotel Novotel Cairo El Borg

Depois de falarmos bastante sobre a cidade do Cairo, é a vez de conversamos um pouco sobre estadia na capital do Egito, mais especificamente sobre o hotel que escolhemos para a nossa viagem, o hotel Hotel Novotel Cairo El Borg.

Se você não leu os posts anteriores sobre como programar a sua viagem ao Egito e o post/guia de sobrevivência no Cairo (deveria!), vou aqui retomar um pouco do cenário que você precisa considerar ao escolher um hotel na mais famosa cidade do Egito.

Infelizmente a grande maioria dos hotéis na capital egípcia (e pelo que vi no restante do país ocorre o mesmo) está um tanto quanto, digamos assim, sucateada se compararmos com aquilo que normalmente vemos nos demais destinos turísticos.

Com a gigantesca queda no número de turistas depois da Primavera Árabe, que para quem não se lembra causou uma enorme instabilidade politico-social-econômica no Egito e em outros países árabes, a quantidade de turistas por lá literalmente despencou.

E consequentemente a conservação, renovação e abertura de novos hotéis acabou sendo algo simplesmente inviável e até certo ponto supérfluo diante de outras prioridades que o país como um todo tinha. É fato, turismo é algo que poucos governos se esforçam para fomentar, ainda mais em tempos mais difíceis.

Novotel Cairo El Borg
Novotel Cairo El Borg

Mas qual é o resultado disso na prática? Melhor dar um exemplo bem concreto. Se você cota um hotel que segundo os egípcios é um 5 estrelas, espere encontrar em termos gerais um 4 estrelas ou até 3 dependendo do lugar. E por ai vai.

E mesmo nos mais conceituados, se você comparar com aquilo que você está acostumado a ver em outros destinos, notará que no geral estará bem abaixo do que seria o esperado.

Então, ao reservar um hotel no Egito, seja extremamente rigoroso e exigente porque mesmo escolhendo muito bem, você eventualmente receberá algo mediano. É uma pena, mas é a realidade local por ora.

Localização

Talvez o maior trunfo do Novotel Cairo El Borg seja a sua localização.

Ele está perto do caótico centro do Cairo sem estar no meio da muvuca. Calma, explico.

O hotel está na ilha de Gezira, uma das poucas áreas tranquilas e mais arborizadas da grande Cairo. Trata-se de uma ilha fluvial do Nilo onde estão todas as embaixadas e alguns parques o que traz um ar de maior tranquilidade.

Novotel Cairo El Borg
Vista do nosso quarto, para o pequeno oásis da ilha de Gezira.

Confesso que andar por ali era muito mais agradável do que no meio daquele interessante, mas caótico cenário do centro da cidade.

O único problema é que nos arredores propriamente dito você não encontra nenhum lugar para comer, é preciso ou cruzar a ponte para a praça Tahir, o que não é assim tão longe a pé (mas com o calor…), ou pegar um táxi.

Supermercados por exemplo, só no norte da ilha onde tem um maravilhoso Sunny que é talvez o mercado mais top do Egito. Parece até um daqueles empórios mais chiques de São Paulo, mas com preços de supermercado comum. Amamos! Mas tem que ir de táxi, rapidinho.

Novotel Cairo El Borg
Excelente supermercado na ilha de Gezira.

O bom é que estando no meio do caminho entre as Pirâmides e o centro, você tem um acesso digamos assim menos ruim a várias atrações do Cairo. Digo menos ruim porque como já contei nos posts anteriores, o trânsito lá é um caos no qual você perde preciosas horas do seu dia.

Enfim, no final, achei que a localização foi muito, mas muito boa.

Quarto

Indo para o ponto essencial numa estadia: o quarto, ou melhor um bom quarto.

Para a nossa estadia no Novotel Cairo El Borg escolhemos o quarto duplo que tem 24 m² e atendeu super bem a nós três (casal + criança pequena), já que tinha duas camas de casal (não eram grandes não, mas ok).

O tamanho do quarto como dá para ver nas fotos era muito bom, dando para abrir as malas e andar tranquilamente sem ficar trombando nas coisas.

Novotel Cairo El Borg
O amplo quarto do Novotel Cairo El Borg.

Novotel Cairo El Borg
Atende bem um casal com criança.

Os quartos ou têm vista para a Torre do Cairo ou para o Nilo. Infelizmente ficamos com a primeira opção já que não havia mais quartos com a vista mais bela.

Em termos de equipamentos, o essencial: frigobar de bom tamanho; TV com muitos canais internacionais; chaleira-cafeteira; ar-condicionado. Ah, tem também wi-fi gratuito.

Novotel Cairo El Borg
Em termos de equipamentos tem o básico-essencial.

Um detalhe importante não só para este mas para qualquer hotel no Egito: peça um quarto para não fumantes, ou melhor exija, porque nem sempre isso fica claro. Motivo? No Egito eles fumam tanto cigarro que o cheiro impregna em tudo quanto é coisa.

Felizmente no Novotel não tivemos problema algum neste sentido, mas é algo super recorrente no país. Fiquei com medo da minha péssima lembrança de Dublin.

O banheiro, meu termômetro de limpeza de um hotel, era amplo, claro e bastante limpo.

Novotel Cairo El Borg
Banheiro excelente.

No geral, fiquei bastante satisfeito no quesito limpeza e conservação.

Café da manhã

Juro que uma das minhas maiores preocupações nesta viagem era o que comer no Egito, e sendo um amante de um bom café da manhã de hotel, cheguei ao Novotel com expectativa zero para a primeira refeição do dia.

Para a minha alegria a realidade era muito, mas muito boa. O café da manhã era excelente!

Novotel Cairo El Borg
Novotel Cairo El Borg

Incluído na nossa diária, o café da manhã foi servido no restaurante situado no piso térreo (há um outro no último andar).

A quantidade e qualidades dos itens é bastante satisfatória: pães variados; frios; iogurtes; cereais; sucos; e frutas; além de alguns itens diferentes para muitas pessoas como salada 🤔. Só a oferta de frutas que eu realmente achei que ficou devendo, já que eram muito poucas opções. 

Infraestrutura

Para um hotel de uma grande cidade onde, na minha opinião o hotel é mais um ponto de apoio do que um lugar para ser curtido já que muito provavelmente você irá lá apenas para ali apenas para dormir, acho que o Novotel Cairo El Borg atendeu muito bem as expectativas.

No térreo ele conta com uma piscina razoável que é literalmente um oásis para aquele final de dia em que está mais quente que o inferno e suas pernas já não aquentam mais andar. Sabe aquela coisa de você colocar os pés na água e sair fumaça? É quase isso.

Novotel Cairo El Borg
Piscina é bem razoável.

Aqui apenas uma coisa muito doida. Explica como numa piscina, onde não tem mais ninguém além de você e seu filho de 5 anos, é proibido pular na água. Vejam que eu disse pular, porque se fosse mergulhar eu até entenderia porque tem aquele lance da piscina ser rasa e tal…

Sim, estávamos apenas eu e o Cumbiquinho e uma funcionária veio me avisar que era proibido ele pular na água. Literalmente acabou com a brincadeira da criança. ☹️

No último andar, o hotel tem um bar e um restaurante com uma vista incrível 360 graus da cidade que aposto ser a melhor que existe. Tanto que depois de ir lá acabei desistindo de subir na Torre do Cairo que fica ali ao lado.

Novotel Cairo El Borg
Restaurante no Novotel Cairo El Borg.

Para um dos lados você vê todo o Rio Nilo cortando a cidade e do outro a região de Gizé – infelizmente pela poluição e distância não deu para ver as Pirâmides.

O restaurante em si achei um pouco decepcionante dentro do que eu esperava e principalmente depois de termos ido jantar um dia no Fairmount, deixando a concorrência até meio que desleal.

Mas o que me fez mesmo não curtir o restaurante foi o macarrão bolonhesa que pedimos para o Cumbiquinho… Perguntei mil vezes se não era apimentado (parece idiota, mas já conheço várias versões nada made in Italy por ai que nem te conto) e me disseram que não. Teimoso, insisti para não ser apimentado, só para ter certeza que daria tudo certo. Adivinha o que aconteceu? O macarrão era pura pimenta. Me explica por favor quem foi o “italiano” que ensinou eles a fazerem macarrão bolonhesa apimentado?

De resto, a carne de cordeiro e as mezes (aquelas entradinhas de húmus, coalhada e etc) estavam excelentes.

Na dúvida, mesmo se não for para comer algo, não deixe de conferir a vista lá de cima:

Novotel Cairo El Borg
Linda a vista, hein?

Atendimento

Ainda que seja um hotel de rede internacional, onde os padrões de atendimento são padronizados, o atendimento me pareceu demasiadamente impessoal e sem aquela gentileza essencial.

Embora não tenhamos exigido muito do front desk do Novotel Cairo El Borg, o fato de ficarmos mais de 1 hora esperando pelo check-in me irritou um bom tanto. Pensa comigo, ir praticamente direto de São Paulo para o Cairo com uma escala de algumas horas de sono em Dubai não é algo que faça você ficar necessariamente feliz com um check-in demorado sem qualquer motivo justificado. 

Novotel Cairo El Borg
Novotel Cairo El Borg

Custo

Um ponto que impressiona muitas pessoas numa viagem ao Egito é o custo geral da viagem uma vez lá. Digo isso porque por mais que a passagem seja sim um tanto quanto cara, itens como alimentação, transporte e hospedagem são relativamente baratos se comparados com outros destinos de viagem.

Como comentei no post inicial desta série, o custo de hospedagem é bastante convidativo, tanto por conta da libra egípcia valer pouco frente ao real (ufa, pelo menos esta ganhamos!) quanto pela baixa procura em si. Dá para encontrar hotéis por preços realmente excelentes.

Para que você tenha uma ideia, para o mês de outubro, as diárias começam em US$ 85 o casal já com café da manhã! Viram só??

Se me perguntarem se eu gostei do Novotel Cairo El Borg? Não vou dizer que foi o melhor hotel da rede em que nos hospedamos, até porque tivemos uma experiência memorável na unidade da rede ao lado do aeroporto de Atenas, aquele maravilhoso em Bali e uma muito boa mais recentemente em Dubai.

O nível de conforto é bom sim e o café da manhã muito bom, mas para os padrões da rede Novotel achei que ficou devendo por ser um pouco no atendimento geral e por ser mais antigo e não tão impecável quanto as outras unidades nas quais já nos hospedamos.

Talvez isso decorra justamente da explicação que dei no começo deste post.

E vocês? Em que hotel no Cairo ficaram? Têm alguma sugestão de estadia lá? 

E aí? Gostou? Se quiser reservar este e outros hotéis, dê um clique no banner do Booking.com e faça sua reserva, assim você ajuda na manutenção deste blog e não paga nada a mais por isso!

 

Booking.com
Posts relacionados
Hotel no aeroporto de Santiago: Holiday Inn Santiago – Airport Terminal
Diogo Avila
Disneyland Hotel, uma experiência digna da realeza
Diogo Avila
Onde Ficar no Deserto do Atacama? Hotel La Cochera
Diogo Avila

Deixe um comentário